in

5 dicas para você driblar o impulso de comprar

5 dicas para você driblar o impulso de comprar

O impulso de comprar é um problema que atinge muitas pessoas no mundo todo, e de acordo com um estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, cerca de 44% das compras feitas pela internet no Brasil são por impulso.

É difícil encontrar alguém que nunca tenha comprado algo que não precisava, apenas porque estava na promoção ou porque achou que merecia. Muitas outras desculpas aparecem, como estar triste, sobrecarregado ou estressado.

O fato é que praticamente todo mundo já comprou alguma coisa por impulso, seja um produto ou serviço.

Quando isso acontece uma ou duas vezes na vida, tudo bem, o problema é quando a compulsão se torna um hábito.

Pessoas que compram compulsivamente têm muitos problemas financeiros e perdem o controle do próprio dinheiro. Como resultado, acabam contraindo dívidas, se tornam inadimplentes e baixam o score, uma pontuação para o consumidor brasileiro.

Essa situação afasta as pessoas da independência financeira, além de gerar muitos outros problemas, inclusive emocionais.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é compras por impulso, o que leva as pessoas a terem esse comportamento e dar algumas dicas para driblar a compulsão.

O que é o impulso de comprar?

O impulso de comprar é uma aquisição feita sem pesquisa e sem nenhum tipo de planejamento.

Geralmente, acontece por desejos momentâneos que impedem o indivíduo de medir as consequências futuras da compra.

Em outras palavras, é uma decisão não planejada de comprar alguma coisa, pensando apenas no bem-estar de curto prazo que ela oferece.

Só que além de saber o que é compra por impulso, é fundamental compreender o que está por trás desse comportamento.

O que desencadeia as compras por impulso?

As compras por impulso têm nome, sendo conhecidas como Oniomania, situação em que o indivíduo sente uma necessidade incontrolável e constante de adquirir produtos e serviços.

Alguns itens são importantes para o nosso conforto e bem-estar, como no caso de uma geladeira de inox espelhada para guardar os alimentos e valorizar ainda mais a decoração da cozinha.

Mas quando as compras são impulsivas, o desejo é maior do que a pessoa e ela simplesmente não consegue controlar a vontade de adquirir algo novo. Hoje em dia, esse comportamento foi potencializado pela internet.

Com apenas alguns cliques, é possível fazer as compras sem sair de casa, e ainda existe aquela sensação agradável de esperar pelo item e recebê-lo pelo correio.

As redes sociais também influenciam o comportamento de consumo, pois expõem os usuários a propagandas o tempo todo.

Se você pesquisar algum item, por exemplo, uma porta de madeira almofadada, vai visualizar anúncios deste produto nas redes sociais por muito tempo.

Quando o usuário pesquisa e não compra, tudo bem, pois isso não se configura como uma compra por impulso, entretanto, o consumismo é estimulado 24 horas por dia na internet.

Os influenciadores digitais reforçam ainda mais esse comportamento, assim como perfis de marcas e páginas de promoções. Todos eles oferecem soluções que vão ajudar as pessoas de alguma forma.

Ou seja, o ambiente online é muito tentador, principalmente para quem gosta de fazer compras e sofre com a compra impulsiva.

O que desencadeia as compras por impulso?

É importante dizer que existem dois tipos de compras feitas por impulso. Uma delas é quando o consumidor decide adquirir algo que queria, mas que não precisava comprar exatamente naquele momento.

Outra situação é quando a pessoa não desejava o produto, mas por conta de uma manipulação do vendedor, acabou não resistindo ao impulso.

Esse tipo de situação deve ser evitada, pois futuramente traz sensações ruins.

Existem vários outros fatores que ajudam a incentivar as compras por impulso, e dentre os mais comuns estão:

  • Promoções;
  • Os problemas emocionais;
  • Habilidade do vendedor;
  • Produtos atrativos.

Além disso, desde uma simples peça de roupa até uma barraca sanfona, a aquisição também pode ser impulsionada pelo desejo do consumidor de comprar o item porque outra pessoa também o comprou.

As pessoas precisam entender que a Felicidade não se resume às caixas que recebem em casa ou às sacolas que carregam pelo shopping ou centros comerciais.

A compra por impulso está diretamente relacionada com a necessidade de satisfazer um desejo ou acobertar uma frustração. A pessoa simplesmente não consegue raciocinar e acaba sendo levada pela emoção.

Ela não considera o valor do produto, se realmente pode pagar as parcelas, o quanto elas podem impactar suas finanças, dentre outras questões importantes. A única coisa que o indivíduo quer é se sentir aliviado com uma nova aquisição.

Ele sai da loja com a sensação de que resolveu um problema, mas, na verdade, está criando outro. Não se trata de uma compra por necessidade, como no caso de insumos para máquina de café.

São apenas produtos que geralmente a pessoa não precisa ou nem mesmo vai utilizar, e isso acaba gerando um sentimento de culpa e arrependimento, aumentando ainda mais a angústia que leva a novas compras.

A partir do momento em que você percebe que está sofrendo com esse problema, é necessário trabalhá-lo para evitar que ele traga consequências cada vez mais graves, e existem várias maneiras de fazer isso.

Como driblar o impulso de comprar?

Embora o impulso de comprar seja um problema grave, a boa notícia é que existem muitas maneiras de evitá-lo. São elas:

1. Listar o que precisa comprar

Todo mundo precisa comprar alguma coisa, principalmente os itens que usamos no dia a dia, mas antes de sair de casa, é muito importante fazer uma lista com tudo o que você precisa comprar.

Isso evita cair em algumas tentações e extrapolar o valor que você pode gastar naquele mês ou semana.

Faça a mesma coisa quando for ao shopping ou a qualquer outro estabelecimento para comprar o que precisa, por exemplo, os itens de seu projeto paisagismo residencial.

2. Ter uma motivação

É muito mais fácil mudar ou criar um hábito quando existe uma motivação. Por exemplo, muitas pessoas começam uma dieta quando a calça jeans preferida já não serve mais.

Encontre aquilo que realmente te incomoda no consumo por impulso, por exemplo, se não couber mais nada no seu guarda-roupa. Ou então você pode planejar uma viagem que vai te ajudar a guardar dinheiro.

As compras por impulso atrapalham a sua vida e impedem que você realize seus sonhos, por isso, quando estiver na fila do caixa para pagar alguma coisa que você não precisa, lembre-se de tudo o que está deixando de fazer por causa disso.

2. Ter uma motivação

3. Definir seu orçamento

Se uma pessoa quer presentear um amigo, pode estabelecer um orçamento para comprar o presente e escolher algo de acordo com sua realidade financeira, como uma caneca personalizada com caricatura.

Todas as prioridades precisam ter orçamentos definidos e isso também ajuda a evitar as compras por impulso. Quando você identifica o quanto tem disponível, saberá se pode gastar ou não.

Também é uma forma de perceber se está saindo de seu propósito, portanto, estabeleça limites claros para tudo o que quiser comprar e siga à risca.

4. Viver um dia de cada vez

A sensação de comprar para o cérebro é a mesma que uma substância química provoca no cérebro de um usuário de drogas.

Por isso, da mesma forma como eles fazem, pense que você só não vai comprar por hoje.

Pense também nos seus objetivos futuros, como decorar seu espaço home office com estação de trabalho sob medida. Estabelecer metas muito altas exerce muita pressão nos sentimentos e emoções.

Por isso, quando entrar em uma loja e experimentar um sapato, pense que não vai levá-lo apenas hoje, mas que pode reconsiderar amanhã.

É um exercício diário que vai te ajudar a superar o impulso e a cuidar melhor do seu dinheiro.

5. Congelar o cartão de crédito

Às vezes não é fácil driblar uma compulsão, por isso, algumas pessoas precisam de intervenções mais drásticas, como congelar o cartão de crédito.

Em outras palavras, você pode cancelá-lo ou simplesmente quebrá-lo.

Se quiser, pode colar uma etiqueta com a seguinte frase “preciso mesmo comprar?”.

Quando estiver na fila do caixa, essa pergunta vai fazer você refletir por alguns segundos ou terá de lidar com o constrangimento de deixar outra pessoa ler o que está escrito.

Considerações finais

Poucas coisas no mundo são tão prazerosas e gratificantes quanto adquirir alguma coisa que você gostaria, como envelopamento de carros black piano.

Por outro lado, não existe nada pior do que se sentir endividado e ansioso por conta de dívidas que você não consegue pagar.

É normal querer comprar alguma coisa só não é normal comprar tudo o que vê pela frente, sem pensar nas consequências.

As compras por impulso fazem muitas vítimas, mas como vimos, existem várias maneiras de evitá-las e lidar com elas.

Escrito por Certificado Cursos Online

A Certificado Cursos Online, fundada em 2017, é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos livres de qualificação profissional, tanto gratuitos quanto pagos. Legalizados conforme a legislação educacional brasileira, nossos cursos são acessíveis e focam no aperfeiçoamento profissional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que a melhoria contínua é a chave para o sucesso.

O que é gerenciamento de rotina do trabalho Como implantar

O que é gerenciamento de rotina do trabalho? Como implantar?

Aprenda como diferenciar procrastinação de ócio criativo

Aprenda como diferenciar procrastinação de ócio criativo