in

Aprenda como diferenciar procrastinação de ócio criativo

Aprenda como diferenciar procrastinação de ócio criativo

Procrastinação e ócio criativo são duas coisas muito diferentes.

No dia a dia, é normal se sentir sobrecarregado com a quantidade de tarefas ou até mesmo indisposto para realizar alguma atividade, principalmente relacionada ao trabalho.

Quem precisa criar constantemente, em alguns momentos, pode se sentir simplesmente incapaz de dar continuidade às suas tarefas.

Mas isso é totalmente diferente de adiar seu início ou sua continuidade por outras razões.

É muito comum empurrar com a barriga resolução de um problema ou até mesmo o desenvolvimento de um projeto que seja mais complicado.

No entanto, ao contrário do ócio criativo, esse comportamento é prejudicial.

A mente humana precisa de um tempo para usar toda a sua criatividade e garantir a qualidade daquilo que está sendo produzido.

A indisposição, por outro lado, simplesmente prejudica qualquer coisa que precisa ser realizada.

Assim sendo, é fundamental compreender essas duas situações e diferenciá-las, para que seja possível aproveitar melhor o seu tempo e garantir a qualidade de suas tarefas no dia a dia.

Neste artigo, vamos explicar o conceito de ócio criativo, entender o que é procrastinação e aprender a diferenciar esses dois fatores. Confira.

O que é ócio criativo?

Algumas pessoas associam o ócio criativo com preguiça, falta de força de vontade, dentre outros conceitos negativos.

Mas para entender o que é ócio criativo, é necessário pensar na palavra ócio como um momento de lazer, descanso e diversão.

Hoje em dia, a carreira profissional se tornou prioridade para as pessoas, principalmente porque a internet e os dispositivos móveis possibilitaram aos indivíduos realizar suas tarefas profissionais de qualquer lugar.

Por exemplo, uma pessoa que possui uma plataforma e-commerce que vende pacote de coxinha congelada, pode trabalhar de qualquer lugar, mas isso fez com que se criasse uma ideia exagerada acerca de trabalho duro.

Vemos muitos indivíduos que se vangloriam por trabalhar mais do que 13 horas por dia.

Mas ninguém precisa passar longas horas trabalhando ou exceder o expediente normal para ser realmente criativo e produtivo.

É justamente aqui que entra o ócio criativo, trazendo a promessa de trabalhar com uma ideia principal e equilibrar o trabalho com o lazer. Com isso, o profissional tem muito mais chances de sucesso do que quando trabalha longas horas incessantemente.

Foi desenvolvido pelo sociólogo Domenico De Masi, que criticava a maneira como as pessoas lidam com o trabalho e suas obrigações.

Ele dizia que a porcentagem de tempo investida nas funções profissionais deve compor cerca de 1/7 da vida da pessoa, enquanto o tempo livre precisa ser 3 vezes maior.

Isso ajuda a ter uma vida mais equilibrada, além de melhorar as habilidades profissionais, aumentar a produtividade e colaborar com a criatividade.

O que é ócio criativo?

O que é procrastinação

A procrastinação, por sua vez, é muito diferente do ócio criativo. Trata-se daquela sensação de que temos algo muito importante que precisa ser feito, mas que simplesmente não conseguimos iniciar.

Quando um profissional precisa, por exemplo, instalar piso laminado para escritório durante uma reforma, deve preparar o local, e isso está relacionado ao que ele precisa fazer.

Por outro lado, uma pessoa que está procrastinando, tende a fazer várias outras coisas ou não fazer nada de concreto, antes daquilo que realmente importa.

Em linhas gerais, procrastinar é adiar algo que precisa ser resolvido, mas que é deixado para ser feito depois.

Pessoas que têm esse hábito podem comprometer a qualidade do que deve ser entregue ou simplesmente não cumprem suas obrigações.

Inclusive, é algo visto como falta de responsabilidade e negligência, características que podem simplesmente prejudicar a imagem de qualquer pessoa ou profissional.

Diferenças entre ócio criativo e procrastinação

Agora que você já sabe o significado desses dois conceitos, fica muito mais fácil diferenciá-los.

O ócio criativo é uma forma de não sobrecarregar a vida profissional e equilibrá-la com outras responsabilidades e necessidades, como:

  • Estudo;
  • Lazer;
  • Necessidades pessoais;
  • Compromissos.

Por exemplo, o arquiteto utiliza esse período para planejar melhor o projeto e com isso descobrir que uma divisória corporativa seria a melhor opção para uma obra.

Ele ajuda o cérebro a relaxar e permite que o indivíduo pense em outras coisas que não sejam apenas o trabalho.

Quem quer usar o ócio criativo a seu favor, precisa se manter mais produtivo e com isso ter ideias melhores no cotidiano.

A procrastinação, por sua vez, está relacionada ao hábito de deixar as tarefas para depois e adiá-las por tempo indeterminado. Isso acaba trazendo resultados negativos para o dia a dia, além de aumentar a demanda de trabalho e o cansaço mental.

Uma pessoa que pratica o lazer criativo não está adiando suas tarefas, mas fazendo pausas criativas que ajudam a descansar e a produzir melhor. O cérebro tem tempo para descansar da sobrecarga diária.

O profissional deixa sua estação de trabalho com divisória para fazer outra coisa que vai descontrair sua mente e evitar que se sinta sobrecarregado. Ao fazer isso, evita o esquecimento de tarefas importantes, dentre outras necessidades.

De acordo com os estudos realizados por De Masi, o ser humano precisa de mais tempo fazendo nada do que trabalhando, pois isso ajuda a aproveitar o tempo de maneira estratégica.

Não se deve abrir mão dos momentos de prazer e lazer, na verdade, o que você precisa fazer é organizar o seu tempo de maneira inteligente e permitir que seu cérebro faça algumas pausas durante o dia.

Diferenças entre ócio criativo e procrastinação

Saber diferenciar esses momentos requer entender os limites da mente humana. Saiba que as melhores ideias nem sempre surgem durante os intervalos, mas eles ajudam o cérebro a descansar.

Bons insights, como a escolha de móveis para escritório de contabilidade, vão surgir nos momentos em que você está mais relaxado ou quando não está envolvido com nenhum tipo de pressão.

Enquanto estiver fazendo suas pausas, mantenha sempre uma caneta e um bloco de notas por perto, pois caso surja alguma ideia, você pode anotá-la imediatamente. é uma forma de melhorar processos internos, otimizar suas funções e criar negócios.

Compreenda que o lazer criativo não é feito por longas pausas, na verdade, são momentos em que o cérebro consegue se distanciar das obrigações, permitindo que o indivíduo volte ao trabalho de maneira mais funcional.

Intervalos de 15 minutos, pelo menos duas vezes por dia, vão te ajudar a manter a rotina mais criativa e produtiva, do que fazer apenas uma pausa na hora do almoço.

Consegui identificar o momento em que seu corpo apresenta sinais de baixa produtividade, pois ele é perfeito para descansar e retomar as tarefas com mais eficiência.

Uma fábrica de salgados congelados deve orientar seus funcionários sobre a importância de aprender a relaxar. Por exemplo, se você sentir sono, pode dormir um pouco na hora do almoço.

Uma pessoa que está se sentindo triste deve comer um chocolate ou ligar para alguém.

Quem se sente ansioso pode tomar um chá de camomila ou fazer alguma coisa que ajude a calmar, como praticar exercícios de respiração.

Agora, se sentir preguiça durante o dia, molhe a nuca e os pulsos com água fria e lave o rosto, algo que também ajuda quem está com sono.

Por fim, se o profissional estiver doente, deve respeitar os limites do corpo, ir ao médico e tirar o dia de folga, afinal, somos seres humanos e não máquinas.

Esses cuidados ajudam no dia a dia de trabalho e permitem que o profissional esteja mais atento às suas funções, por exemplo, na hora de separar envelopes pequenos.

Infelizmente, muitos adotaram a era da multitarefa, mas se esquecem de que não precisam ser tão eficientes quanto seus celulares e computadores.

Quem realmente quer ser mais produtivo e evitar a procrastinação, precisa planejar suas atividades do dia, concentrar-se em uma de cada vez e classificar as tarefas em diferentes categorias.

Existem aquelas que precisam ser feitas imediatamente, mas que pertencem a um projeto, aquelas que exigem maior comprometimento, as que estão em espera, as que estão próximas de ações, as que serão feitas algum dia e as que devem ser excluídas.

Em uma mesa de escritório para duas pessoas, procure refletir e, caso seja necessário, reclassificar as tarefas e verificar se surgem novas obrigações.

Saber estabelecer prioridades e manter o foco ajuda a reservar um tempo para relaxar e descansar, e com isso alcançar resultados muito melhores.

Considerações finais

Como vimos, o ócio é muito diferente da procrastinação, pois ele consiste em tirar um tempo para relaxar a mente e com isso voltar ao trabalho com mais disposição e foco.

A procrastinação, por sua vez, nada mais é do que adiar aquilo que precisa ser feito por tempo indeterminado, algo que prejudica a qualidade de suas tarefas e deve ser evitado.

Escrito por Certificado Cursos Online

A Certificado Cursos Online, fundada em 2017, é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos livres de qualificação profissional, tanto gratuitos quanto pagos. Legalizados conforme a legislação educacional brasileira, nossos cursos são acessíveis e focam no aperfeiçoamento profissional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que a melhoria contínua é a chave para o sucesso.

5 dicas para você driblar o impulso de comprar

5 dicas para você driblar o impulso de comprar

5 cursos diferentes que são boas opções para quem não sabe o que fazer

5 cursos diferentes que são boas opções para quem não sabe o que fazer