O nosso Curso de História Geral é Grátis e conta com *Certificado opcional válido em todo Brasil.
O Certificado do Curso de História Geral, do nosso portal é válido conforme (lei número 9.394) e pode ser usado para:
OBS. Se seu objetivo com esse Curso de História Geral é o certificado CLIQUE AQUI e saiba mais.
CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE GRÁTIS
CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE GRÁTIS
No curso de História Geral veremos toda a história da humanidade, que vai da pré-história até a contemporaneidade. Aqui você compreenderá a evolução do ser humano em relação ao tempo e o espaço, veremos os seus modos de organização social durante os anos, a sua propagação da cultura, e o desenvolvimento das ciências, política e economia.
A história se divide em cinco períodos: Pré-história, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Essas seis divisões foram formuladas a partir de fatos históricos ocorridos na Europa, e por causa disso é considerada uma visão eurocêntrica da história e é altamente criticada pelos historiadores contemporâneos.
Se você se interessa pela história continue a sua leitura neste artigo do curso de história gratuito, abordaremos todos os tópicos importantes da história.
Se ao final da sua leitura você venha a se interessar pelo curso, se inscreva e comece a estudar conosco.
Nesta primeira parte do curso de história gratuito veremos sobre a pré-história, este período é anterior à invenção da escrita e durou aproximadamente cinco milhões de anos.
A pré-história é dividida em Paleolítico, Idade da Pedra Lascada; Mesolítica, fase intermediária e Neolítica; Idade da Pedra Polida.
A Idade Antiga teve o seu início com o aparecimento das primeiras civilizações e com a invenção da escrita.
O período da Idade Antiga vai até a queda do Império Romano do Ocidente, corresponde aos anos entre 4000 a.C. e o ano 476 d.C.
Durante esse período, as civilizações começaram a formar os Estados, a estabelecer relações entre si e a escrever sobre acontecimentos, na idade antiga começou o surgimento das ciências.
As principais sociedades deste período foram: Egito, Mesopotâmia, China, Grécia e Roma antigas, Persas, Hebreus, Fenícios, Celtas, Etruscos, Eslavos e os povos germanos.
A Idade Média teve o seu início com a queda do Império Romano do Ocidente e vai até a conquista de Constantinopla pelos turcos-otomanos.
A idade média foi caracterizada pela economia rural, pela divisão societária, a produção feudal, a diminuição do comércio e supremacia da Igreja Católica na Europa.
A sociedade desta época era hierarquizada e dividida em classes:
Nobreza: senhores feudais, cavaleiros, duques, condes, viscondes e todo proprietário com grandes territórios de terra e que por meios dessas terras arrecadava impostos dos camponeses.
Clero: todos os membros da Igreja Católica que tinham grande poder político e econômico. A Igreja Católica estava livre de todos os impostos e arrecadava dízimos e ofertas da população.
Servos: Eram os camponeses e os pequenos artesãos que eram obrigados a pagar impostos aos senhores feudais e os dízimos da Igreja. Existiam três taxas, a Corveia, eles trabalhavam quatro dias nas terras dos nobres; a Talha, toda a produção dos servos ficavam para a nobreza feudal, e a Banalidade, eram pagos pelo uso de equipamentos dos senhores feudais.
Muitos historiadores denominam a Idade Média como a Idade das Trevas ou Anos Escuros, pela grande hierarquização da sociedade e pela diminuição da vida cultural.
A Idade Moderna foi iniciada com a queda do Império Bizantino, que foi a tomada da Cidade de Constantinopla no séc. XV e durou até 1789 com a Revolução Francesa.
Este período é caracterizado pelas viagens de Colombo, pela expansão marítima e pela conquista da América e África.
A Idade Moderna é considerada como o momento da história que se deu a retomada do desenvolvimento cultural e a grande transformação da Europa.
Com os novos territórios conquistados foi primordial para a geração da riqueza dos países europeus. Foram gerados novos modos e modelos de organização social, que foram baseados no comércio e nas conquistas territoriais.
Houve a transição da produção agrícola para a mercantil e isso colaborou para o surgimento de grandes indústrias e assim para o surgimento do capitalismo.
Foi durante a Idade moderna que aconteceu o descobrimento do Brasil. E ainda na Idade Moderna houve o Tratado de Tordesilhas, esse tratado foi um acordo entre Portugal e Espanha que dividia as terras da América Latina.
No curso de história geral você estudará a Idade Contemporânea, ela é o período atual da história e foi iniciada com a Revolução Francesa, em 1789.
Este período da história é marcado por diversas transformações dentro das organizações políticas, sociais, econômicas e culturais. E de conflitos ao redor do mundo, entre esses conflitos as duas Guerras Mundiais.
Alguns dos acontecimentos desse período são: Revolução Industrial, Independência do Brasil, Publicação do Manifesto Comunista de Karl Marx, Neocolonialismo e o Neoimperialismo, Primeira Guerra Mundial e Segunda Guerra Mundial, Guerra Fria, Primavera Árabe, Crise Migratória
Neste curso de história geral você estudará os cinco períodos da história do Brasil.
Período Pré-Cabralino (~ -1500) : Este período é sobre antes da chegada dos portugueses. Neste período havia diversos grupos étnicos ocupantes do território. O período Pré-Cabralino como o próprio nome já diz, sugere sobre a história que antecede o contato desses povos com os povos europeus.
Período Pré-Colonial (1500-1530): Neste período aconteceu a chegada dos portugueses, mas, a coroa portuguesa não se interessou de imediato pelas novas terras. A coroa portuguesa estava interessada com o comércio asiático, a Índia.
Período Colonial (1530-1815): Em 1530, a corte portuguesa enviou Martim Afonso de Souza para uma expedição colonizadora no Brasil. A missão dele era enfrentar e combater os traficantes franceses e buscar metais preciosos nas novas terras. Afonso de Souza foi designado capitão-mor, e isso lhe dava a função de exercer a justiça civil e criminal, ele poderia distribuir sesmarias, reivindicar terras em nome do rei português e nomear pessoas para serem funcionários dentro da administração colonial.
Período Imperial (1822- 1889) : O grande ato desse período foi a independência do Brasil e a proclamação da República. Ele é dividido em três fases principais: o Primeiro Reinado (1822-1831), o Período Regencial (1831-1840) e o Segundo Reinado (1840-1889).
Período Republicano – A República Brasileira (1889 – ~): Este período da história ainda está em vigência, e pode ser dividido da seguinte forma: Primeira República/República Velha, Governo Provisório, Constitucional de Vargas, Estado Novo, Quarta República, Ditadura Militar e Nova República.
E se você leu até aqui, o que acha de melhorar o seu conhecimento e o seu currículo? Vem acesse o curso e seja mais um aluno do Certificado cursos online.
Te esperamos.
Ver comentários
O curso traz um panorama abrangente de História Geral o qual induzirá novas buscas pertinentes a cada período.
excelente a metodologia do curso de história básica.