Curso de Metrologia Industrial Básico

Curso de Metrologia Industrial Básico GRÁTIS – 30 HORAS

O nosso Curso de Metrologia Industrial Básico é Grátis, Online e conta com *Certificado opcional válido em todo Brasil.

O CERTIFICADO de conclusão de Curso de Metrologia Industrial Básico do nosso portal é válido conforme (lei número 9.394) e pode ser usado para:

Veja como é a frente do certificado de conclusão do Curso de Metrologia Industrial Básico:

OBS. Se seu objetivo com esse Curso de Metrologia Industrial Básico é o certificado CLIQUE AQUI  e saiba mais.

CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE GRÁTIS

Conteúdo programático do Curso de Metrologia Industrial Básico:

CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE GRÁTIS

Curso de Metrologia Industrial Básico Grátis | Porque Fazer?

O Curso de Metrologia Industrial Básico é ideal para as pessoas que desejam aprofundar sobre este tema e assim entender melhor sobre a medição.

Este curso é perfeito para você que deseja abrir o seu próprio negócio e deseja entender melhor sobre a metrologia.

Atualmente, todas as empresas buscam profissionais que tenham domínio técnico sobre os instrumentos de medição. Pois, dentro da empresa existem áreas que vão recorrer a medições constantes.

Continue a sua leitura neste artigo, abordaremos todo o conteúdo programático.

Se ao final da sua leitura você venha a se interessar pelo curso, se inscreva e comece a estudar conosco.

Histórico e o Surgimento do Metrô

Nesta primeira parte do Curso de Metrologia Industrial Básico abordaremos sobre a metrologia, ela é definida como uma ciência da medição, que abrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições.

Veremos aqui sobre os primeiros registros de sistemas de pesos e medidas, ele surgiu aproximadamente 4000 a 3000 a.C., no Vale do Indo, Egito e Mesopotâmia.

Surgimento do Sistema Métrico Decimal

Entre os séculos XV e XVI, os padrões mais usados de medição na Inglaterra eram a polegada, o pé, a jarda e a milha.

Nesta lição abordaremos sobre o surgimento e o avanço na sociedade sobre o sistema métrico decimal.

O Sistema Inglês de Medidas

Nesta unidade do Curso de Metrologia Industrial Básico você entenderá que a Inglaterra e todos os territórios que eram dominados por ela utilizavam um sistema de medidas próprio, que facilitava as transações comerciais ou outras atividades de sua sociedade.

O sistema inglês difere totalmente do sistema métrico que passou a ser o mais usado em todo o mundo. Nos anos 60, a jarda foi definida em função do metro, valendo 0,91440 m. As divisões da jarda são: 3 pés, e cada pé com 12 polegadas.

Outras Unidades de Medidas Usadas

As outras unidades de medidas são: área, volume, massa, quilograma, pressão, temperatura, força. E sobre elas você estudará nesta lição.

Qual a Finalidade do Controle Medição

A finalidade do controle se aplica em orientar sobre o manuseio e assim evitar erros de fabricação. Ele tem grande importância na redução das despesas gerais e no acréscimo da produtividade.

O controle deve ser algo total, ele deve ser exercido em todos os estágios da transformação da matéria, integrando-se dentro das operações depois de cada fase de usinagem.

Métodos e Instrumentos de Medição

Os métodos de medição existem dois tipos que são: medição direta e a medição indireta por comparação.

Réguas Graduadas | Curso de Metrologia Industrial Básico

O instrumento de medição mais utilizado nas oficinas é a régua graduada. Ela é usada para medição linear, quando não existe exigência de grande precisão. Você verá nesta etapa do Curso de Metrologia Industrial Básico que para a régua seja completa ela deve ter caráter universal e deverá ter graduações do sistema métrico e do sistema inglês (polegadas).

Paquímetros

Definimos o paquímetro como um instrumento usado para a medição das dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça. Ele consiste em uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor.

Paquímetros – Erros de Leitura e Conservação

A maioria dos erros de leitura normalmente estão relacionados com a inexperiência ou mau uso do paquímetro, e esses erros estão basicamente relacionados tecnicamente com dois fatores: paralaxe e pressão de medição.

Paquímetros – Passo a Passo de uma Medição de Peça Usinada

Nesta unidade do Curso de Metrologia Industrial Básico você verá que a medição do diâmetro externo é uma operação frequente realizada pelo Inspetor de Medição, e essa medição deve ser feita corretamente, a fim de se obter uma medida precisa e sem danificar o instrumento de medição.

Conhecendo o Micrômetro

Veremos aqui no curso de metrologia que os micrômetros foram os primeiros instrumentos que atenderam ao princípio de Ernest Abbé. Todas as máquinas de medição modernas operam com o mesmo princípio do micrômetro, ela foi construída de forma a minimizar os erros de 1ª ordem e em alguns casos até de 2ª ordem.

Micrômetros: Tipos e Suas Aplicações

Os diferentes usos no controle de peças vão ser encontrados vários tipos de micrômetros, que são tanto para medição em milímetro como para polegadas, variando também a sua capacidade de medição, e aqui você verá alguns tipos de micrômetros e verá as suas definições e assim saberá diferenciar cada um.

Micrômetros: Aplicação do Sistema Métrico e Inglês

Dentro do sistema inglês, o micrômetro apresenta as seguintes características: na bainha está gravado o comprimento de uma polegada, dividido em 40 partes iguais. Desse modo, cada divisão equivale a 1″ / 40 = .025″; o tambor do micrômetro, com resolução de .001″, possui 25 divisões.

Como Fazer Medições com Micrômetro Interno

Neste momento do Curso de Metrologia Industrial Básico apresentaremos como fazer o uso correto deste micrômetro, ele é muito utilizado na indústria metal-mecânica.

Micrômetros Externo – Passo a Passo para a Medição Correta

A aplicação do micrômetro é definida como a medição de diâmetros externos, e ele requer do Mecânico um cuidado especial, não só para a obtenção de medidas precisas, como para a conservação do instrumento.

Calibradores – Funções e Uso Correto

Os calibradores são instrumentos que vão estabelecer os limites máximo e mínimo das dimensões que desejamos comparar. Eles podem ter formatos especiais que vão depender das aplicações.

Esquadros de Precisão e demais Verificadores

Nesta etapa do Curso de Metrologia Industrial Básico veremos que a técnica da medição industrial não visa somente descobrir o valor dos trajetos, distâncias ou de diâmetros, e sim de ocupar também da medição dos ângulos.

Relógio Comparador de Peças

O relógio comparador de peças é um instrumento de precisão de grande sensibilidade. Ele é utilizado tanto na verificação de medidas, superfícies planas, concentricidade e paralelismo, como para leituras diretas.

Veremos aqui nessa parte do curso de metrologia que por sua elevada precisão e versatilidade, o relógio pode ser usado medindo e comparando diversas formas de peças.

Goniômetro

Nesta última unidade do Curso de Metrologia Industrial Básico veremos que o goniômetro é um instrumento que mede ou verifica os ângulos mediante a um disco graduado em graus, ele compõe-se de uma régua móvel, que vai determinar a posição com o traço de referência da base do corpo e um parafuso para fixação da régua no ângulo desejado.

E se você leu até aqui, o que acha de melhorar o seu conhecimento e o seu currículo? Vem acesse o curso e seja mais um aluno do Certificado cursos online.

Te esperamos.

CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE GRÁTIS

Ver comentários

  • Bom dia !
    Vcs. poderiam disponibilizar o curso de "Leitura e interpretação de desenho técnico mecânico" ? Pois geralmente nos anúncios de vaga de trabalho eles exigem esse curso mais o de Metrologia.

    Obrigado.

Compartilhar