fbpx

CURSO TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO

CURSO DE TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO
Gratuito

Curso Transtorno Obsessivo Compulsivo Grátis – 60 Horas

O nosso Curso Transtorno Obsessivo Compulsivo Online é Grátis  e conta com *Certificado opcional válido em todo Brasil.

O Certificado de Curso Transtorno Obsessivo Compulsivo Online, do nosso portal  é válido conforme (lei número 9.394) e pode ser usado para:

Veja como é o certificado do Curso Transtorno Obsessivo Compulsivo:

CERTIFICADO TRANSTORNO OBSESSIVO

OBS. Se seu objetivo com esse Curso Transtorno Obsessivo Compulsivo é o certificado CLIQUE AQUI  e saiba mais.

CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE GRÁTIS

Conteúdo programático do Curso Transtorno Obsessivo Compulsivo:

  • O que é transtorno?
  • O que é obsessão?
  • O que é compulsão
  • O que é TOC
  • O que não é TOC
  • Identificação e tratamento
  • Como identificar o TOC
  • Possíveis Causas para o TOC
  • Tipos de Tratamento
  • Pós-tratamento
  • Tipos de TOC
  • Organização e limpeza
  • Dúvidas e verificações
  • Pensamentos e impulsos
  • Sequências e coleções
  • Relatos de pacientes
  • Bibliografia

CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE GRÁTIS

Curso Transtorno Obsessivo Compulsivo Grátis | Porque Fazer?

Curso Transtorno Obsessivo Compulsivo

O curso de transtorno obsessivo compulsivo é oferecido pelo Certificados Cursos Online com o objetivo de trazer ao profissional ou estudante da área um conhecimento sobre a Etiologia, tratamento, diagnósticos e muitos mais sobre o TOC.

Este curso irá fornecer um amplo conhecimento teórico sobre o TOC. O objetivo deste curso é auxiliar na identificação desta doença, e assim capacitar o profissional a entender os sintomas e assim saber combatê-lo.

Se você se interessa pelo curso, continue a sua leitura neste artigo. Neste artigo abordaremos todo o conteúdo programático deste curso.

Se ao final da sua leitura você venha a se interessar pelo curso, se inscreva e comece a estudar conosco.

O que é transtorno?

Nesta primeira etapa do curso de transtorno obsessivo compulsivo entenderemos o significado de transtorno, transtorno é quando existe um desequilíbrio e uma desordem em determinado sistema nervoso do indivíduo.

Quando uma pessoa está portando qualquer transtorno, ela não terá equilíbrio consigo mesma, em relação à mente, ao corpo e a seus objetivos.

 O transtorno para o âmbito psicológico é tudo que altera o comportamento, os pensamentos e as ações de uma pessoa.

O que é obsessão?

Definimos as obsessões como pensamentos ou impulsos que podem invadir a mente de forma persistente e repetitiva. Podendo ser imagens, palavras, frases, números, músicas, entre outros.

Veremos aqui o conceito de obsessão de acordo com Aristides Volpato, em seu livro TOC: Manual de terapia cognitivo comportamental para o transtorno obsessivo-compulsivo.

O que é compulsão?

Definimos as compulsões como comportamentos ou atos mentais voluntários e repetitivos, eles são executados em resposta a obsessões ou em virtude de regras que devem ser seguidas rigidamente pela pessoa.

O que é TOC?

O que é TOC?

Veremos nesta unidade do curso de transtorno obsessivo compulsivo que o TOC, de acordo com Aristides Volpato, caracteriza como pensamento, frase, cenas ou impulsos que invadem a consciência. E geralmente são acompanhados por aflições ou medo de neutralizar esses pensamentos.

O que não é TOC

Para completar o tópico anterior, abordaremos aqui tudo que não se caracteriza como TOC. TOC pode ser facilmente confundido como manias, rituais e superstições. E por isso decidimos elaborar esta unidade exclusivamente para você.

Como identificar o TOC | Curso Transtorno Obsessivo Compulsivo

Veremos neste momento do curso de transtorno obsessivo compulsivo que embora tenha um número incontável de pessoas com TOC associado a um determinado acontecimento da vida, muitas outras não conseguem identificar qualquer fator que influenciou neste fator.

E para deixar o conteúdo completo, abordaremos algumas características comuns presentes no TOC e os seus Sintomas.

Possíveis Causas para o TOC

Acreditava-se que o TOC era uma doença exclusivamente psicológica. Com alguns estudos um pouco mais complexos, pode-se entender que o transtorno obsessivo compulsivo é também uma doença neuropsiquiátrica.

As áreas cerebrais excitadas em pessoas com TOC são estudadas por meio de medicamentos, estudos de neuroimagem e alguns estudos funcionais do cérebro. Quando são somadas às alterações da neuroquímica cerebral e a pesquisas genéticas ajudam a descobrir os mistérios que envolvem o transtorno obsessivo compulsivo.

Tipos de Tratamento

Tipos de Tratamento

O tratamento mais utilizado é o de medicamentos, eles incitam uma redução entre 20% e 60% dos sintomas. Porém, a remissão completa é rara, gira em torno de 20%

Um auxiliar dos medicamentos é a terapia de EPR, ela foi introduzida na déc. de 70 e é considerada eficaz em mais de 70% dos pacientes

Pós-tratamento

Depois de sair do tratamento, pode ser de uma clínica ou até mesmo de parar ou diminuir as sessões de terapia, não deve acabar a dedicação e o esforço contra o transtorno obsessivo compulsivo.

A fase mais difícil depois de iniciar e dar continuidade ao tratamento é após a sua conclusão, poderá vir a abstinência e acontecer alguma recaída.

Organização e limpeza

Uma das obsessões mais frequentes no TOC é a preocupação excessiva com a sujeira e com a contaminação, e isso seguirá de compulsões por limpeza, lavagens excessivas e a necessidade de não tocar em objetos de terceiros ou de frequentar alguns lugares que são considerados sujos ou contaminados.

Dúvidas e verificações

As preocupações mais comuns no TOC são relacionadas com a possibilidade de um dia falhar e, em sequência, ocorrer algum desastre ou prejuízo

Essas preocupações se manifestam sob a forma de dúvidas, a necessidade de ter certeza, levando a pessoa a realizar verificações ou repetições como forma de ter certeza e aliviar-se da aflição.

Pensamentos e impulsos

Pensamentos e impulsos

Neste capítulo do curso de transtorno obsessivo compulsivo você compreenderá que no TOC é comum pensamentos ou impulsos impróprios, contendo cenas de conteúdo agressivo ou violento.

Como o objetivo de diminuir a aflição e o medo dessas obsessões, os portadores do TOC, além de tentar afastar esses pensamentos da cabeça, adotam algumas medidas para impedir que um dia venham a praticá-las, e essas medidas você verá aqui.

Sequências e coleções

É comum encontrar em portadores do TOC a necessidade de contar mentalmente enquanto realizam determinadas atividades ou de repetir certas tarefas por certos comportamentos.

O pensamento dos portadores de TOC que está por trás de tais contagens é de que algo ruim poderá acontecer se esses atos não forem executados na forma ou no número exato de vezes.

Relatos de pacientes

Nesta última unidade do curso de transtorno obsessivo compulsivo veremos alguns pensamentos que rodeiam a cabeça de pacientes portadores de TOC. Esses pensamentos foram analisados durante sessões de terapia ao longo de tratamentos, e todos esses relatos foram retirados do livro Transtorno obsessivo-compulsivo: as mais recentes estratégias de avaliação e tratamento.

Bibliografia

Aqui será apresentado algumas recomendações de livros e de links.

Eles servirão para melhorar os seus conhecimentos, além de revisar tudo o que foi visto ao longo do curso.

Então, depois de termos analisado o que será abordado, o que você acha de se inscrever e começar a estudar com a gente?

CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE GRÁTIS

CURSO DE TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO
Gratuito

Detalhes do Curso

  • Leituras 1
  • Quizzes 1
  • 35647
  • Duração 60 Horas
  • Nível de Habilidade Básico
  • Linguagem Português
  • Alunos 2822
  • Certificado Sim
  • Critérios de avaliação Sim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *