Curso NR 12 Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos

Curso NR 12 Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos – 50 Horas

O nosso Curso NR 12 Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos é Grátis e conta com *Certificado opcional válido em todo Brasil.

O Certificado do Curso de NR 12 Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos, do nosso portal é válido somente para:

  • Horas extracurriculares;
  • Enriquecer o seu currículo;

O nosso curso livre da norma NR 12, de nível básico, tem caráter meramente informativo, portanto, não é um treinamento profissionalizante de formação técnica.

Assim sendo, a mera participação, como a posse do certificado de conclusão de leitura do presente curso online da norma NR 12 Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos, não garante ao aluno o direito de exercer qualquer atividade na área.

Ao assinar o curso online grátis da norma NR 12 Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos, o aluno confirma que está de acordo com as informações.

Veja como é o certificado do Curso NR 12 Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos: 

OBS. Se seu objetivo com esse Curso NR 12 Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos é o certificado CLIQUE AQUI  e saiba mais.

CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE GRÁTIS

Conteúdo programático do Curso NR 12 Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos Online:

O nosso curso livre da norma NR 12, de nível básico, tem caráter meramente informativo, portanto, não é um treinamento profissionalizante de formação técnica.

Assim sendo, a mera participação, como a posse do certificado de conclusão de leitura do presente curso online da norma NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos, não garante ao aluno o direito de exercer qualquer atividade como técnico em segurança do trabalho, conforme instruções do MTE.

Ao assinar o curso online grátis da norma NR 12 Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos, o aluno confirma que está de acordo com as informações.

CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE GRÁTIS

Curso NR 12 Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos Grátis | Porque Fazer?

O curso de NR 12 máquinas e equipamentos será abordado de forma fácil e clara sobre toda a teoria nesta Norma. Que visa a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

O nosso maior intuito é capacitar os alunos para que eles se tornem grandes profissionais, e consigam bons empregos no mercado de trabalho.

Se você se interessa sobre esse assunto e gostaria de saber mais, continue neste artigo que abordaremos de forma clara todo o conteúdo programático.

Apresentação da Norma NR12

Curso nr 12 visa ensinar o básico que esta norma tem por finalidade real, que é a segurança no trabalho em máquinas e equipamentos industriais.

A norma regulamentadora com união dos seus anexos irá definir as referências técnicas, princípios, fundamentos e medidas de proteção para garantir a saúde dos trabalhadores.

Cenário Brasileiro de Acidentes de Trabalho

O Brasil está numa posição nada agradável quando o assunto é acidente de trabalho, o Brasil ocupa a 4ª posição global do ranking de acidentes com óbitos. E aqui você verá todos os números que englobam esta estatística.

Estrutura da NR 12

A norma NR 12 está estruturada de uma forma para que haja um melhor entendimento. Neste curso estudaremos os dezoito tópicos mais importantes e seus doze anexos da NR 12

Pontos importantes para você saber da NR 12

O principal ponto da NR 12 é a proteção individual e coletiva, administrar e organizar o trabalho.

E além desses pontos você verá mais dezesseis pontos importantes sobre este tema no nosso Curso nr 12.

Princípios Gerais

Nesta unidade do curso de NR 12 máquinas e equipamentos você terá o conhecimento de todos os princípios que envolver sobre esta norma.

Arranjo Físico e Instalações

Neste momento do curso veremos alguns itens que tratam exclusivamente de arranjo físico e instalações de máquina e equipamentos.

E cada item tem especificações de como deve ser feito o arranjo e a instalações.

Instalações e Dispositivos elétricos

As instalações elétricas e equipamentos devem ser totalmente projetadas para prevenir os perigos de choques elétricos. E nesta etapa do curso você saberá mais sobre como evitar esses acidentes.

Sistemas de Segurança

Neste capítulo do curso de nr 12 você lerá todas os artigos que contemplam sobre o sistema de segurança.

Dispositivos de Parada de Emergência

Todas as máquinas devem estar equipadas com um dispositivo de parada de emergência, para que possa evitar acidentes de trabalho.

Meios de Acesso Permanentes

As máquinas e equipamentos devem ter acesso permanentemente fixado e seguro para que haja a operação, abastecimento, inserção de matérias-primas e retirada de produtos trabalhados, etc.

E aqui você entenderá tudo sobre esses meios que tem grande valor para a segurança do usuário.

Componentes Pressurizados

Mangueiras, tubulações e demais componentes pressurizados estão sujeitos a eventuais impactos mecânicos e outros agentes que podem acarretar risco. E por isso, medidas deverão ser tomadas para que haja a proteção desses equipamentos.

Transportadores de Materiais

Os movimentos que são considerados perigosos pelas transportadoras devem ser protegidos, e alguns casos devem ter uma atenção maior, que são: os pontos de esmagamento, agarramento e aprisionamento formados pelas esteiras, correias, roletes, acoplamentos, etc.

E nesta unidade você entenderá sobre como transportar os materiais da melhor forma.

Aspectos Ergonômicos nos Trabalhos em Máquinas e Equipamentos

Todas as máquinas e equipamentos devem ser protegidos quando for o caso de adaptação para as características do trabalhador. 

E aqui você aprenderá que os trabalhos devem ter conforto quando operarem as máquinas.

Riscos Adicionais

Nesta unidade do curso você terá o conhecimento de algumas aplicações para evitar esses riscos adicionais.

E sobre esses riscos adicionais, você verá por completo neste tópico.

Manutenção, Inspeção, Preparação, Ajustes e Reparos

Todas as máquinas e equipamentos devem ser submetidos à manutenção, de acordo com a forma e periodicidade determinada pelo fabricante e conforme as normas oficiais nacionais vigentes.

Sinalização

Toda máquina, equipamento e as instalações que são consideradas perigosas devem possuir sinalização para prevenir acidentes e avisar sobre os riscos para trabalhadores e terceiros,

E tudo sobre placa e a cor certa para que haja a sinalização você verá aqui.

Manuais

Toda máquina e equipamento devem contém um manual de instruções fornecido pelo fabricante, com informações e seguranças cobrindo todas as fases de utilização.

Procedimentos de trabalho e Segurança

Devem ser elaborados procedimentos de trabalho e segurança com o intuito de uma descrição detalhadas de cada tarefa para prevenir acidentes.

Porém, esses procedimentos não devem ser a única médica de proteção adotadas para evitar acidentes. E tudo sobre este assunto, você verá nesta unidade.

 Projeto, fabricação, importação, venda, locação, leilão, cessão a qualquer título e exposição

O projeto deve levar em conta a segurança da máquina durante as fases de: construção, transporte, montagem, instalação, ajuste, etc., tudo isso por meio das referências técnicas indicadas pela norma, para garantir a saúde dos trabalhadores.

Capacitação

A capacitação dos trabalhadores tem grande valor para a manutenção, inspeção e as intervenções em máquinas. A empresa deverá buscar profissionais capacitados e qualificá-los quando for preciso.

Outros Requisitos Específicos de Segurança

Aqui nessa parte do curso de nr 12 você verá oito tópicos importantes sobre os requisitos de segurança.

Disposições Finais

Normas autônomas, as que são destinadas a cumprir as leis e as vigências são consideradas disposições finais. E aqui você verá tudo sobre esse conteúdo.

Anexos I a III

Estes anexos dizem sobre a distância de segurança ideal que o trabalhador deve ter das máquinas.

Anexo IV – Glossário

O anexo IV tem como intuito de conceituar as principais máquinas e equipamentos que estão ligados com a NR.

Anexo V – Motosserras

Para completar a unidade anterior, este anexo falará exclusivamente sobre as motosserras, e elas devem dispor de alguns dispositivos de segurança que você estudará aqui.

Anexo VI – Máquinas para Panificação e Confeitaria

Este Anexo estabelece requisitos específicos de segurança para máquinas de panificação e confeitaria, e aqui será abordado tudo que você precisa saber sobre este assunto.

Anexo VII – Máquinas para Açougue e Mercearia

Nesta etapa do curso de NR 12 máquinas e equipamentos você verá que o anexo VII estabelece os requisitos específicos de segurança para máquinas de açougue e mercearia.

Anexo VIII – Prensas e Similares

Prensas são máquinas utilizadas na conformação e corte de materiais diversos, nas quais o movimento do martelo-punção, e essas máquinas deverão ter cuidados específicos.

Anexo IX – Injetoras de Materiais Plásticos

Para a aplicação neste anexo devemos considerar as injetoras como máquinas que são utilizadas para a fabricação de produtos moldados. E tudo que você precisa saber será abordado nesta unidade do curso de NR 12 máquinas e equipamentos.

Anexo X – Máquinas para Calçados e Afins

As máquinas para calçados além dos requisitos desta Norma, deverá ter alguns requisitos específicos de seguranças que você verá aqui.

Anexo XI – Máquinas e Implementos para Uso Agrícola e Florestal

Este penúltimo anexo tem como intuito aplicar às fases de: projeto, fabricação, importação, comercialização de máquinas para o uso agrícola e florestal.

Anexo XII – Equip. de guindar para elev. de pessoas e realização de trabalho em altura

Nesta última unidade do curso de NR 12 máquinas e equipamentos você estudará sobre cesta área, cesto acoplado e cesto suspenso.

Bibliografia/Links Recomendados

Aqui será apresentado algumas recomendações de livros e de links.

Eles servirão para melhorar os seus conhecimentos, além de revisar tudo o que foi visto ao longo do curso.

Então, depois de termos analisado o que será abordado, o que você acha de se inscrever e começar a estudar com a gente?

Venha conhecer o nosso curso NR 35 em nosso site, não perca mais tempo e venha se inscrever em nossa plataforma.

CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE GRÁTIS

Ver comentários

  • comecei fazer hj mais estou gostando muito mesmo vai ser extremamente importante para meu curriculum

  • Material maravilhoso, sou graduando em Engenharia Mecânica, 6º semestre pela UniRuy - Wyden e recomendo!

Compartilhar