Depois de realizar um trabalho ou remodelação em nossa casa, nos sentimos felizes e renovados, mas há uma parte que geralmente nos leva a mais uma dor de cabeça: a limpeza.
Nesse caso, a dúvida é como limpar porcelanato polido pós-obra?
No caso da porcelana, tanto em pisos quanto em paredes, a limpeza adequada torna-se uma necessidade para manter o produto em ótimas condições e evitar que ele sofra marcas e arranhões.
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como limpar porcelanato polido pós-obra, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto.
Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Como limpar porcelanato polido pós-obra?
Abaixo, eu dou a você uma série de dicas e etapas para que seus porcelanatos brilhem e você possa desfrutar de sua casa depois de um trabalho.
Primeiro passo
De fato, o principal inimigo a combater é a poeira, que se acumula na superfície da porcelana e também nas articulações.
Em primeiro lugar, devemos varrer o chão com uma vassoura de cerdas macias e de maneira suave, tentando remover os pequenos restos de trabalho. Esta etapa é muito importante para evitar danos aos materiais.
Uma dica para remover a poeira é abrir as janelas do ambiente e colocar um ventilador para fora. Isso ejeta as partículas de poeira que permanecem no ar.
Você também pode se ajudar com um aspirador de pó ou varrendo o chão. No caso de paredes, você pode remover a poeira com um pano levemente umedecido.
Limpeza geral
Depois de remover a poeira e os restos do trabalho, misture água limpa em um balde com um produto de limpeza que não seja oleoso.
- Com um pano, limpe seus porcelanatos e deixe por alguns minutos.
- Enxágue bem com água limpa para que não haja vestígios de produtos ou sabão.
- Para finalizar, com um novo pano limpo e seco, passe por todo o chão ou parede.
Caso seja necessário algumas ferramentas especiais, você pode recorrer a um serviço de locação de equipamentos.
Manchas específicas
Dependendo da remodelação ou do trabalho que realizamos, há manchas específicas que podem aparecer e que nem sempre saem com uma limpeza geral.
Primeiro de tudo, não há nada melhor do que a prevenção, por isso é sempre melhor cobrir seus pisos ou paredes antes do trabalho com papelões ou plásticos.
Mas se o local possui uma mancha em particular, aqui estão algumas dicas. Lembre-se de que primeiro você precisa varrer para remover a poeira e possíveis detritos do trabalho.
E depois de remover as manchas, você deve fazer o processo geral de limpeza.
- Tinta ou verniz: se for esmalte ou verniz sintético, use terebintina. Se for látex, ele será removido apenas com água e sabão. No entanto, você deve ter cuidado para não danificar a porcelana, por isso é recomendável atacar apenas as pequenas manchas.
- Cimento ou lama: existem produtos de descalcificação que ajudarão você a não machucar os materiais. Tenha muito cuidado se for usar uma espátula, já que você pode arranhar a porcelana.
- Outras manchas: com a ajuda de peróxido de hidrogênio, você pode combater outros tipos de manchas que você identifica. Umedeça um pano com o líquido e passe-o suavemente sobre a superfície.
Muitas vezes sentimos que a sujeira depois de um trabalho nunca será removida. Mas não se preocupe, é necessário repetir a limpeza, já que a poeira das obras geralmente se instala de forma persistente.
Com as dicas de limpeza acima, você poderá aproveitar seus novos ambientes e proteger seus produtos.