in , ,

Qual a importância da área de comunicação para a empresa?

Qual a importância da área de comunicação para a empresa

A comunicação interna é fundamental para o sucesso do negócio, pois cuida do compartilhamento e transmissão de informações estratégicas dentro da companhia.

Seu objetivo é manter a equipe alinhada e engajada com os propósitos da corporação.

Se ela for eficiente, traz ótimos benefícios para a empresa, como a valorização dos colaboradores, aumento da competitividade, melhora do ambiente organizacional, facilidade na integração de novos membros e redução de rotatividade.

Uma empresa é constituída por diferentes setores e todos eles precisam se comunicar para realizar suas atividades com o mesmo objetivo.

Se estiverem desalinhados, prejudicam o funcionamento da organização como um todo.

Infelizmente, é muito comum ver problemas na comunicação interna, o que pode gerar fofocas, informações falsas, desmotivar os funcionários, prejudicar o andamento dos processos internos e até mesmo colocar em risco a qualidade das soluções.

É fundamental investir em maneiras de melhorá-la continuamente, pois uma mensagem clara conduz o negócio da maneira certa e traz mais segurança e motivação.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância da comunicação para as empresas, como fazer uma boa comunicação interna e quais são as vantagens trazidas por ela.

Importância da comunicação para os negócios

A comunicação só acontece quando existe um emissor e um receptor. O emissor precisa saber quem é sua audiência para ser compreendido por ela, enquanto o receptor deve ser capaz de receber e implementar a mensagem no cotidiano.

É assim que acontece a troca de informações de maneira democrática para transformar o empreendimento.

Com base nisso, uma companhia que não tem uma boa comunicação, acaba se prejudicando de várias maneiras.

No caso de uma empresa de endereço fiscal com inscrição estadual, ela se torna fonte primária de organização e hierarquia, pois sem sua presença não é possível determinar regras e o fluxo de trabalho.

Cada negócio possui sua própria cultura organizacional e a troca de informações traz uma conotação diferente para cada um.

Que independentemente do conceito adotado, a comunicação traz impactos positivos no clima organizacional e na maneira como a corporação se organiza, como resultado, ela será capaz de:

  • Aumentar sua credibilidade;
  • Fornecer informações rápidas e precisas;
  • Melhorar o clima organizacional;
  • Criar espírito de equipe.

Embora não pareça, ter essa capacidade é fundamental para os lucros do negócio, já que uma equipe motivada vai atender melhor os clientes, prestar mais atenção nas tarefas e assim por diante.

Importância da comunicação para os negócios

Como fazer uma boa comunicação interna?

Para que a comunicação interna da empresa seja realmente eficiente, é fundamental investir em algumas práticas. São elas:

Definir um canal

De nada adianta criar estratégias mirabolantes se não existir um espaço apropriado para transmitir as informações.

Um estúdio especializado em ensaio fotográfico de bebê pode utilizar diferentes ferramentas de interação para as equipes.

Os pequenos negócios podem trabalhar com o Gmail e o Hangouts, que são totalmente gratuitos, possibilitam a conexão constante e podem ser utilizados remotamente.

Outra opção são as plataformas de chat corporativo que fomentam a troca de mensagens rápidas e servem como meio de comunicação informal entre os funcionários.

Estabelecer um orçamento

Alguns gestores acreditam que quanto mais canais de comunicação a empresa tiver, melhor, entretanto, a quantidade não é tão importante quanto à qualidade neste contexto.

Se a companhia utiliza mais do que ela precisa, pode acabar arcando com gastos desnecessários. Além do mais, existem outras formas de fortalecer a comunicação, sem prejudicar o orçamento.

A companhia precisa encontrar uma maneira enxuta de promover a interação entre os funcionários e extrair resultados positivos com isso.

Geralmente, um canal unificado se apresenta como uma excelente opção, pois todos podem utilizar o mesmo ambiente digital.

Conhecer os colaboradores

Outro ponto muito importante é conhecer os colaboradores e a maneira como eles se comportam. Essa análise possibilita identificar aspectos que precisam de mais atenção e que ajudam a otimizar o diálogo interno.

Uma empresa limpeza pode fazer uma pesquisa de satisfação e todas as informações que reunir servirão como base para implementar as mudanças na comunicação interna.

As pesquisas podem ser feitas por meio de questionários online ou até mesmo disponibilizar um espaço dentro da companhia, para que os colaboradores possam deixar suas opiniões e sugestões.

Determinar os objetivos

Nenhum investimento em comunicação interna pode ser feito sem ter como base os objetivos da empresa. Eles vão orientar a maneira como os processos serão executados e alinhar o trabalho da equipe.

Uma boa comunicação é aquela que consegue manter o alinhamento e o engajamento, com base nos valores da corporação. Uma das melhores formas de alcançar os propósitos é a troca de informações.

Os gestores de uma empresa de microblading também podem fazer reuniões para mostrar o cenário atual, identificar dificuldades e implementar as melhorias necessárias.

Planejar a comunicação interna

O plano de comunicação interna vai listar todas as ações fundamentais para que a empresa consiga alcançar seus objetivos.

Lembre-se de que o planejamento deve ser feito todos os anos e pode ser dividido mensalmente ou semanalmente. Ele é muito importante para que os funcionários conheçam o funcionamento da comunicação interna.

Com isso, a companhia garante que as mensagens cheguem até os setores de maneira completa e colaborem com as atividades realizadas por eles.

Vantagens de uma boa comunicação interna

Investir em comunicação interna traz muitas vantagens para os negócios, e dentre as que mais se destacam estão:

Alinhar os propósitos da companhia

Muitas empresas sofrem com a falta de propósito e direcionamento por parte dos colaboradores em relação às ações realizadas por elas. Isso acontece quando eles desconhecem ou não entendem os objetivos.

Se o funcionário não sabe qual é a finalidade de suas atividades, obviamente vai se sentir desmotivado e sua produtividade será afetada.

Alinhar os propósitos da companhia

Mas se um restaurante para mini wedding conseguir transmitir sua cultura para os colaboradores e integrá-los aos seus processos, todos vão trabalhar em sintonia, respeitar uns aos outros e atuar em conformidade com os objetivos da empresa.

Não existe maneira mais eficiente de conseguir isso do que uma boa estratégia de comunicação com o quadro de funcionários.

Essa ação precisa ter foco na disseminação, apresentação e reforço dos propósitos do negócio.

Aumenta o engajamento

Além de informar, a comunicação precisa incentivar e engajar os colaboradores, de modo que busquem aprimorar sua eficiência e produtividade.

Se ela for bem trabalhada, consegue melhorar os próprios resultados e faz com que seus funcionários se engajem com aquilo que o negócio deseja.

É assim que os profissionais que atuam em uma creche em tempo integral vão garantir a qualidade de seus afazeres e ainda falar bem dela para outras pessoas, ajudando a divulgar seus serviços gratuitamente.

Isso acontece porque eles possuem senso de pertencimento, desejo de continuar integrando a equipe e querem permanecer mais tempo em seu emprego.

Em linhas gerais, são profissionais motivados, que procuram alcançar o sucesso no ambiente de trabalho e buscam a mesma coisa que a organização.

Fortalece a cultura organizacional

O fortalecimento da cultura organizacional é um dos principais benefícios de uma boa comunicação interna. Isso acontece porque a organização é capaz de difundir seus valores e normas, além de reforçar hábitos e comportamentos positivos.

Consequentemente, o clima organizacional melhora muito, pois dentro de uma agência especializada em comunicação visual supermercado, os avisos e orientações circulam de maneira clara e transparente.

Qualquer elemento desgastante para a atmosfera corporativa ou que podem prejudicar a cultura organizacional é desestimulado, como no caso de fofocas, isolamentos e formação de panelas.

Sem falar no fato de que a comunicação interna ajuda a criar um clima participativo e desenvolve o sentimento de pertencimento de cada colaborador dentro do quadro de pessoal, cultivando o sentimento de equipe.

Ajuda a reter talentos

Se a empresa souber organizar adequadamente suas estratégias de comunicação interna, vai se tornar um local muito mais agradável de se trabalhar.

Por exemplo, dentro de uma gráfica especializada em impressão de revistas pequenas tiragens, as pessoas se sentem mais valorizadas e aceitas e dificilmente vão deixar a empresa para procurar outras oportunidades.

Qualquer corporação que valoriza e investe na maneira como se comunica com os seus profissionais reduz as taxas de rotatividade e constrói uma equipe mais sintonizada e colaborativa.

Isso facilita as relações de trabalho, em médio e longo prazo e contribui para que todos se engajem com as necessidades e propósitos do negócio.

Considerações finais

A comunicação interna é crucial para a sobrevivência de uma empresa, afinal, a coisa mais importante que existe são os funcionários.

Não importa se a corporação possui equipamentos de última geração e tecnologia de ponta, se as pessoas não souberem se comunicar e não compreenderem a importância do que fazem, os processos serão prejudicados. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por que investir em administração estratégica

Por que investir em administração estratégica?

Você conhece os benefícios da gestão de tempo

Você conhece os benefícios da gestão de tempo?