in ,

Como fazer contas de porcentagem ?

Como fazer contas de porcentagem

A porcentagem é uma das partes da matemática com maior aplicação prática. E apesar de muitas pessoas acharem complicado, os cálculos podem ser feitos com facilidade. Nesse guia vamos mostrar como fazer contas de porcentagem em poucos passos.

O que é porcentagem

Antes de falarmos sobre como fazer contas de porcentagem, vale a pena entender melhor o que é e como funciona essa conta. Esse é um dos conhecimentos mais usados no dia a dia, em pesquisas acadêmicas, pesquisas científicas, dados de mercado etc.

São muitas as possibilidades de aplicação do cálculo da porcentagem. Mas o que ela é? A porcentagem é uma razão entre um número e 100, representada com o símbolo %. Essa é uma das principais formas de indicar a porcentagem.

Por ser uma razão, a porcentagem pode ser representada por uma fórmula matemática, que sempre terá o número 100 como denominador. 

Para que serve a porcentagem

A porcentagem serve para determinar descontos, acréscimos, lucros, quantidades e muito mais. Suponhamos que queremos saber quantas pessoas estão infectadas com uma doença, no contexto da população do país.

Dessa forma, a porcentagem é útil para determinar um indicador. Outro exemplo: um produto que está com 20% de desconto. Se o valor original do produto era R$100,00, isso significa que o valor atual é R$80,00.

Esses são apenas alguns exemplos de como a porcentagem pode ser aplicada. Esse é um cálculo muito útil no dia a dia das pessoas, além de ser frequentemente cobrado em exames, como provas de concurso público e vestibular

Para que serve a porcentagem

Como calcular a porcentagem

O cálculo da porcentagem é muito simples. Para obter o resultado, tudo que você precisa fazer é multiplicar a porcentagem pelo valor. Vamos ver um exemplo: para saber quanto é 30% de 200, basta multiplicar esses dois elementos.

Dessa forma, 30% de 200 é equivalente a 30 dividido por 100, multiplicado por 200. O resultado dessa conta é 60. Essa regra pode ser usada para todos os casos em que a conta pede determinada porcentagem de um número.

Outras formas de calcular a porcentagem

Existem outras formas de se calcular a porcentagem de algum número. Muitas vezes, o resultado será o mesmo se você usar uma fração equivalente. Essa fração serve para tornar a conta mas rápida e menos cansativa.

Por exemplo, para saber quanto é 10% de qualquer número, basta dividir esse número por 10. Dessa forma, 10% de 100 é igual a 10; 10% de 200 é igual a 20 e assim por diante.

Vejamos outras regras básicas que vão te ajudar a encontrar a porcentagem sem sacrifício:

  • Para calcular porcentagem de 20%, divida o número por 5.
  • Para calcular porcentagem de 25%, divida o número por 4.
  • Para calcular porcentagem de 50%, divida o número por 2.

Usando a porcentagem na prática 

Questão ENEM – Uma pessoa investiu certa quantia em dinheiro na bolsa de valores. No primeiro mês, ela perdeu 30% do que investiu e, no segundo mês, teve um lucro de 40% sobre o saldo que havia ficado após o prejuízo. Após esses dois meses, essa pessoa teve com esse investimento, em relação ao capital inicial aplicado:

  1. A) um prejuízo de 2%.
  2. B) um lucro de 2%.
  3. C) um prejuízo de 4%.
  4. D) um lucro de 4%.
  5. E) o mesmo valor de capital aplicado.

Acima falamos sobre como fazer contas de porcentagem e agora vamos resolver um problema prático. Veja como a porcentagem é importante na hora de pensar problemas do dia a dia ou resolver questões de exames.

Nesse caso, devemos supor que X é o valor investido na bolsa, uma vez que não sabemos quanto é. No primeiro mês o investidor teve um prejuízo de 30%. Isso significa que ele perdeu essa porcentagem do seu valor investido.

Assim, devemos calcular 30% de X, que é a mesma coisa que 0,3 multiplicado por X, que pode ser representado por 0,3X. Esse foi o prejuízo da pessoa em seus investimentos.

O que sobrou na conta dessa pessoa, dessa forma, foi X – 0,3X, que tem como resultado 0,7X. No entanto, logo em seguida o investidor teve um lucro de 40% sobre o valor que sobrou em sua conta.

Ou seja, 40% de 0,7X. Outra forma de representar: 0,4 . 0,7X.  O resultado é 0,28X. Dessa forma, o que sobrou na conta após o lucro foi 0,7X + 0,28X. A soma equivale a 0,98X.

Esse valor é 2% menor do que o valor que foi investido inicialmente (X). Dessa forma, podemos dizer que o investidor em questão teve um prejuízo em suas operações. A alternativa correta é a letra A.

Como melhorar suas habilidades com a porcentagem

Para conseguir calcular a porcentagem de forma simples e rápida, vale a pena treinar com exemplos práticos. Comece por contas simples e básicas e evolua para operações mais detalhadas.

Assim como a maioria dos cálculos matemáticos, a porcentagem se torna muito mais simples quando estamos acostumados com ela. Use um pedaço de papel para fazer as contas, reveja o seu raciocínio e melhore as suas habilidades.

É preciso calculadora para fazer contas de porcentagem?

Fazer contas com o auxílio de uma calculadora é muito mais fácil. Essa é uma ferramenta que torna o processo mis dinâmico e rápido. No entanto, é possível aprender como fazer contas de porcentagem sem a calculadora.

As operações matemáticas envolvendo porcentagem são muito simples. Elas exigem a realização de multiplicações e divisões, sendo possível alcançar o resultado esperado sem o emprego de fórmulas muito complexas.

Dessa forma, o uso da calculadora é considerado opcional. Para ser capaz de encontrar a porcentagem, basta estar atento para o que significa porcentagem e como ela pode ser obtida. Depois, faça alguns cálculos para encontrar a solução para o problema.

É preciso calculadora para fazer contas de porcentagem

Conclusão

Nesse guia falamos sobre como fazer contas de porcentagem. Muitas pessoas imaginam que o cálculo seja difícil, mas é muito simples quando sabemos como a porcentagem funciona.

A porcentagem é muito importante para as pessoas. Essa é uma das partes da matemática com maior aplicação prática, estando presente no cotidiano de todos. Dessa forma, vale a pena aprender mais sobre o assunto. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 dicas para melhorar a qualidade de vida com nutricionismo

7 dicas para melhorar a qualidade de vida com nutricionismo

O que é empreendedorismo

O que é empreendedorismo ?