in

Como tirar fotos profissionais: para currículo, LinkedIn e mais!

Como tirar fotos profissionais

Em dúvida sobre como tirar fotos profissionais? Veja aqui os principais segredos e técnicas para conseguir criar ótimas fotografias até mesmo com a câmera do celular.

Descubra como tirar uma foto profissional!

Se você deseja tirar fotos com qualidade superior para uso profissional ou apenas registrar os melhores momentos da sua vida, faz bem em aprender técnicas usadas por fotógrafos. Existem diversas estratégias que ajudam realçar seus principais traços e transmitir sua imagem com mais beleza e encanto.

É possível capturar fotografias impressionantes simplesmente observando aspectos, como iluminação, ângulos, enquadramento e outros. Assim, mesmo com o celular há a possibilidade de memorizar momentos especiais em família ou tornar suas redes sociais e currículos mais cativantes.

No entanto, saber quais são essas táticas sem fazer um curso pode ser um pouco complicado. Pensando nisso, este texto será útil para você descobrir 9 segredos que os profissionais utilizam para tirar fotos fascinantes. Confira!

Como tirar fotos profissionais 

Tem como tirar fotos profissionais com a câmera do celular? De que forma se posicionar numa fotografia? Descubra as respostas e mais informações importantes para capturar imagens incríveis na seção abaixo.

Tenha um bom aparelho para tirar a foto

Câmeras profissionais têm vantagens significativas para fotografar em situações desafiadoras, como a longa distância, em condições de pouca luz e quando é preciso montar imagens muito nítidas. No entanto, com câmeras amadoras ou de smartphones é possível obter resultados fantásticos com alta qualidade.

O importante para tirar boas fotos consiste em saber usar técnicas, como iluminação, enquadramento e foco. Contudo, é aconselhável que o celular tenha lentes de pelo menos 5 MP e recursos extras, como redução de tremor, modo noturno, tecnologia HDR etc. Aliás, para encontrar boas opções nesse sentido veja também Os Melhores iPhones.

Não deixe de mostrar o seu estilo quando tirar a foto

Caso a fotografia seja para colocar em uma página profissional, vista-se como se fosse trabalhar, porém conforme seu perfil seja clássico, moderno, descontraído etc. Além disso, evite criar uma imagem que não tem nada a ver com você. Por exemplo, não coloque uma blusa que não acha bonita, apenas porque está na moda.

Mostrar seu estilo ao tirar uma foto é uma ótima maneira de expressar sua personalidade e criatividade. Então, pense em fotografar em um local que demonstre algum gosto ou talento seu, pode ser numa área que frequenta. Também use roupas e acessórios, mas sem exagero, que identifiquem algum aspecto da sua vida.

Se atente a sua expressão facial e corporal quando tirar a foto

A expressão facial e corporal são elementos das fotos que transmitem emoções, contam histórias e adicionam um impacto visual mais forte. Então, atente-se a esses detalhes, para causar uma boa impressão, mantenha a postura ereta com o queixo um pouco levantado com as mãos na lateral do corpo.

Se quiser parecer simpático sorria com sinceridade, deixe o rosto e o olhar relaxado como se pensasse em algo bom. Para aparentar seriedade concentre-se em olhar fixamente para a câmera como se prestasse atenção nela. Para não tirar fotografias desajeitadas, se concentre em observar a posição do corpo, cabeça e mãos.

Tome cuidado com a iluminação do lugar

Na maioria das vezes, a iluminação natural consiste na melhor opção para capturar fotos mais bonitas com câmeras de celular, principalmente no horário das 10h e 11h ou das 15h30 e 17h. No entanto, evite a luz direta do sol, pois ela cria sombras fortes e contrastes muito intensos, o ideal é sempre testar diferentes lugares em busca da melhor nitidez.

Contudo, se você preferir tirar fotografias em ambientes escuros use equipamentos profissionais como flashes, softboxes, iluminadores de luzes contínuas ou até mesmo lâmpadas domésticas. Além disso, experimente ângulos diferenciados, assim você pode criar efeitos variados e achar um ponto de equilíbrio.

Confira se o fundo não tem muitas informações

Se você visualizar fotografias tiradas por profissionais, perceberá que um grande número delas não têm plano de fundo. A explicação para isso é que sem cenário o foco se mantém na pessoa ou objeto do retrato. Dessa maneira, eles eliminam distrações, transmitem a mensagem com mais clareza, a imagem fica mais limpa e com um impacto visual maior.

Então, ao escolher o fundo pense em algo simples e no seu propósito, como fotografar você no ambiente de trabalho ou num clima descontraído da praia. A partir daí, crie uma harmonia na posição dos objetos e um contraste de cores onde se o fundo for claro o item fotografado deve ser escuro ou vice e versa.

Seja a única pessoa presente na foto

Se você vai tirar uma foto para incluir em algum perfil profissional, não use fotografias em grupo, porque será mais difícil identificá-lo. Além dos mais, as pessoas que aparecem nela podem não gostar que a compartilhe. Também evite recortar sua imagem desse tipo de retrato, afinal provavelmente a iluminação, o enquadramento e os ângulos estarão ruins.

Caso queira ressaltar seu espírito de equipe, por exemplo, é aconselhável que fotografe você desenvolvendo seu trabalho com outras pessoas, mas sem destacar os rostos delas. Colocar algum prêmio ou cartaz que tenha recebido no fundo cenário consiste em mais uma alternativa para demonstrar essa sua qualidade.

Evite usar selfies

Uma selfie normalmente é uma foto casual e descontraída, que não transmite uma imagem profissional. Na maior parte das vezes, quando alguém faz retratos dessa forma, captura ângulos não muito favoráveis e palavras escritas aparecem invertidas. O mais adequado é pedir para que outra pessoa tire a fotografia com a câmera principal.

Contudo, se você não encontrar ninguém que possa realizar essa tarefa, outra solução são os aplicativos de disparo automático. Aplicativos como o Google Camera, Camera+, VSCO, Timer Camera, Retrica e outros possuem um temporizador.  Em algumas dessas ferramentas, é possível até definir a quantidade de retratos a ser tirados em um período.

Tome cuidado com filtros e edições na foto

Esses tipos de recursos, se não forem usados com cautela, distorcem a realidade e criam uma imagem irreal. Além disso, as pessoas percebem que há algo de errado com a fotografia. O ideal é que você primeiro aprenda a usar programas de edição gráfica profissionais, como Adobe Photoshop, Lightroom, GIMP e Snapseed.

A partir daí, aplique filtros ou faça pequenas mudanças, como criar equilíbrio entre cores, remover itens indesejados do cenário, ajustar tamanho, entre outros. Procure desenvolver várias versões das fotos que você tirar com diferentes ajustes. Com isso, será possível alcançar o resultado perfeito e de alta qualidade.

Não use o zoom quando for tirar a foto

A menos que você tenha um equipamento profissional com capacidade para gerar zoom óptico, evite tirar fotografias com o zoom ativado. Os smartphones e algumas câmeras amadoras usam o zoom digital e esse recurso simplesmente amplia a imagem, em vez de ajustar a distância do foco.

Como consequência há uma perda significativa na qualidade e nos detalhes da foto. Além disso, qualquer tremor por mais leve que seja com o celular é aumentado e gera borrões que estragam o resultado final. Portanto, tente alterar sua posição, se aproximar mais do objeto, mudar de perspectiva ou realizar ajustes na edição.

Aproveite as dicas e saiba como tirar as melhores fotos profissionais para você!

Capturar uma foto profissional é uma arte que requer técnica, conhecimento e um olhar atento. Então, lembre-se de prestar atenção a sua postura e expressão facial ao fotografar. Vista-se e use acessórios que transpareçam sua personalidade da melhor forma possível. Também não descuide da iluminação, seja natural ou artificial.

Não se esqueça ainda de que o cenário deve destacar sua imagem e não o contrário. Do mesmo modo, evite utilizar retratos feitos em grupo ou com o modo de selfie. Caso vá efetuar edições, procure não exagerar. Assim, com essas simples atitudes, você verá como será mais fácil conseguir os melhores resultados.

Escrito por Certificado Cursos Online

A Certificado Cursos Online, fundada em 2017, é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos livres de qualificação profissional, tanto gratuitos quanto pagos. Legalizados conforme a legislação educacional brasileira, nossos cursos são acessíveis e focam no aperfeiçoamento profissional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que a melhoria contínua é a chave para o sucesso.

quanto tempo dura o curso do bope

Quanto Tempo Dura o Curso do BOPE: Tudo que Você Precisa Saber

quanto custa um curso de tiro

Entendendo Quanto Custa um Curso de Tiro