in

 7 dicas infalíveis para estudar online

 7 dicas infalíveis para estudar online

 7 dicas infalíveis para estudar online

A oferta de cursos disponibilizados pela internet representa um ótimo recurso para adquirir conhecimento. Muito mais acessível, estudar online possibilita adquirir conhecimento com especialistas.

Se, anteriormente, era preciso morar em grandes centros e pagar um alto preço, atualmente os cursos online trouxeram o conhecimento mais perto das pessoas.

No entanto, a principal questão nessa modalidade de ensino é o desafio pessoal em se manter focado e concentrado nas aulas. 

É claro que estamos falando de uma maneira geral, porque cada pessoa possui uma maneira própria de absorver conhecimentos.

Se você é um adepto ou irá se inscrever para estudar online, confira essas 7 dicas infalíveis para ter sucesso nos seus estudos. 

1. Prepare o ambiente de estudo

Apesar de que uma das maiores facilidades de estudar online seja a oportunidade de acessar as aulas dos mais variados locais, ter um ambiente preparado fará toda diferença.

Sem dúvida, quanto mais interrupções ou distrações você tiver, mais comprometido estará o seu desempenho. Por isso, organize um espaço próprio para estudo.

Leve em consideração que uma mesa e cadeira é sempre a melhor alternativa. Embora seja muito confortável assistir uma aula do sofá ou da cama, esses locais relaxam e fazem com que o aluno perca a concentração.

Assistir às aulas sentado em uma cadeira, tendo um caderno de anotações e uma mesa de apoio é ideal para estudar online e acrescentar mais uma conquista no arquivo do seu currículo Word.

2. Monte um cronograma de estudo

Um grande número de pessoas que opta por estudar online precisa dividir o tempo com o trabalho e outras atividades. Assim, é imprescindível usar a seu favor as facilidades do estudo pela internet.

Existem aulas que são gravadas e que posteriormente podem ser acessadas por quem não pode estar presente. Mas, também existe a metodologia de encontros online que ocorrem apenas naquele dia e horário.

Por isso, é fundamental criar uma agenda, tanto para se organizar e ter um período específico de estudo, como para participar das aulas ao vivo.

Estudar online possibilita maior controle da sua rotina e das horas de estudo. Mas, é preciso delimitar horários para dar conta de aprender os conteúdos sem ficar sobrecarregado. Use a técnica de fazer um pouco a cada dia.

3. Crie cards para auxiliar na memorização

De fato, as pessoas aprendem de maneira diferente, a criação de cartões de memorização é ótima para quem é visual ou cinestésico.

Essa técnica consiste em criar cartões com os assuntos que se deseja memorizar, como nomenclaturas, datas, siglas ou termos específicos. 

Para quem é visual, manter os cartões visíveis em um quadro irá potencializar o aprendizado. Já quem é cinestésico, irá reforçar o aprendizado com a criação dos cards, pela escrita e pelo resumo.

Embora não tão focado, quem é auditivo pode ler os cartões em voz alta, gravar essa leitura e ouvir os áudios.

Outra forma de criar os cartões é com perguntas e respostas, ou questões e palavras-chave. Inclusive, essa última alternativa é ótima para reforçar o conhecimento em grupo – mesmo que sejam grupos de estudo virtual. 

4. Faça mapa mentais

Um mapa mental é uma representação visual, como se fosse um resumo gráfico, de todo conteúdo que foi estudado. 

Diferentemente dos cartões, esse mapa compreende uma visão global de todo o conteúdo, criando ligações e desdobramentos do conteúdo principal.

Essa ferramenta, que pode ser criada com diversos aplicativos, é ótima para estudar online, já que organiza e possibilita assimilar diferentes conteúdos. 

Imagine que você precisa entender todas as normas e legislações aplicáveis a um treinamento CIPA, você pode colocar o nome ou número da norma e ir elencando as exigências em ramificações para criar o mapa mental.

5. Bloqueie o acesso a sites terceiros

Que a internet é uma excelente ferramenta de aprendizado, não há nenhuma dúvida. Porém, esse recurso também é uma fonte infinita de distração.

É garantido que qualquer pessoa que tenha acesso a rede já perdeu preciosos minutos – ou até horas, com redes sociais, aplicativos de mensagens, entre outros. Afinal, o Brasil é o terceiro país que mais usa as redes sociais.

Essas distrações não são um problema quando usadas no período de lazer. Mas, podem gerar grandes transtornos na hora de estudar online.

Por isso, use extensões no navegador para bloquear determinados sites, mantenha o celular longe e foque nos estudos. Alguns aplicativos possibilitam configurar um tempo para foco total e tempo “livre” quando atingir determinado objetivo.

Indiscutivelmente focar totalmente no estudo por uma hora, é muito mais vantajoso e proveitoso do que estudar com distrações por três horas.

6. Faça perguntas

O fato de não ter o contato direto com os professores faz com que alguns alunos tenham receio de perguntar. Ou, em encontros online, acabam perdendo o tempo e não querem interromper a linha de raciocínio.

Para esses casos, à medida que as dúvidas vão surgindo, anote suas dúvidas. Se não puder perguntar na hora, envie posteriormente para o professor, mediador ou responsável pelo curso. 

7. Use sites especializados para testar seu conhecimento 

Quando perceber que já dominou um determinado assunto, que tal testar esses conhecimentos? De questões do Enem até os concursos públicos, existem diversos sites para que as pessoas que estudam online confiram seu conhecimento.

Além de responder questões pertinentes ao tema estudado, o aluno confere o gabarito e identifica onde estão seus principais erros. 

Inclusive, há sites em que professores e alunos explicam como resolver determinada questão. É uma grande comunidade para facilitar o entendimento em temas que algumas pessoas têm maior dificuldade. 

Dica extra para estudar online

Quem quer estudar online precisa ter muita organização e disciplina. E, estudar online é ótimo, mas, também é necessário fazer pausas. O foco é essencial, porém, sem períodos de descanso a concentração perde a sua eficiência.

Uma das técnicas muito usadas para deixar o cérebro espairecer é a Técnica Pomodoro que consiste em intercalar a concentração plena com minutos de distração. Se bem utilizada, é um ótimo recurso para quem for estudar online.

Preparado? Anote essas dicas e potencialize os conhecimentos que obterá ao estudar online!

Escrito por Certificado Cursos Online

A Certificado Cursos Online, fundada em 2017, é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos livres de qualificação profissional, tanto gratuitos quanto pagos. Legalizados conforme a legislação educacional brasileira, nossos cursos são acessíveis e focam no aperfeiçoamento profissional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que a melhoria contínua é a chave para o sucesso.

Como montar uma carteira de investimentos

5 dicas de como montar uma carteira de investimentos

O que é Landing Page

O que é Landing Page: O Guia Definitivo!