in

5 dicas de como montar uma carteira de investimentos

Como montar uma carteira de investimentos

5 dicas de como montar uma carteira de investimentos

A busca pela melhor organização e saúde financeira é fundamental para obter uma melhor qualidade de vida em curto e longo prazo. Para isso, saber como montar uma carteira de investimentos é essencial.

Desse modo, você pode utilizar os investimentos para aplicar em novos objetivos, como a realização de novos cursos, pós-graduação EAD ou qualquer outro sonho. Assim, a carteira proporciona maiores chances de realização pessoal e profissional. 

Com isso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre 5 dicas de como montar uma carteira de investimentos. Além disso, entenda o que é e a importância desse conhecimento para a sua vida. 

Afinal, o que é uma carteira de investimentos?

De modo geral, uma carteira de investimentos é um conjunto de ações de diferentes ativos, com o objetivo de acumular mais dinheiro na modalidade de renda passiva. Ou seja, uma renda pode ser alterada, para cima ou para baixo, sem o trabalho de esforço físico.

Portanto, uma carteira pode possuir títulos públicos, fundos de investimentos, criptomoedas e muitas outras aplicações. Para desenvolver uma boa carteira de investimentos é importante entender suas necessidades, possibilidades e objetivos.

Sendo assim, encontrar os investimentos que mais se adequam a suas possibilidades de investimentos e que garantam a maior probabilidade de alcançar os planos traçados. Com isso, as carteiras podem ter aplicações completamente diferentes.

Por isso, até mesmo dentro de uma mesma família as carteiras de investimentos podem ser diferentes. Afinal, cada um possui sua capacidade de aplicação, perfil de risco e objetivos de curto ou longo prazo. 

Por que é importante saber como montar uma carteira de investimentos?

Certamente um dos grandes motivos da elaboração de uma carteira de investimentos é a possibilidade de diversificação. A partir disso, é possível evitar que a perda em um investimento afete a organização financeira do investidor, ou seja, dilui os riscos.

Sendo assim, é muito importante que dentro das determinações dos perfis, a carteira contemple aplicações de diferentes mercados e riscos. Além disso, como uma boa carteira de investimentos é possível ter um melhor acompanhamento, facilitando decisões.

Desse modo, você terá mais embasamento para definir os próximos passos, seja a aplicação em novos fundos ou investimento na compra de um imóvel, por exemplo. 

Perfis de investidor

  • Conservador;
  • Moderado;
  • Arrojado.

Para ter uma boa carteira de investimentos é fundamental ter em mente o seu perfil de investidor e até mesmo o auxílio de profissionais. Assim, um perfil considerado conservador é aquele que teme maiores riscos da volatilidade dos investimentos.

Por isso, procuram investimentos mais seguros, mesmo que menos rentáveis. Já o de perfil moderado, é aquele que possui uma carteira de investimentos equilibrada. Ou seja, com aplicações conservadoras e arrojadas, buscando solidez e agressividade.

Por fim, o investidor de perfil arrojado é aquele que vai em busca de maiores rendimentos e que está mais suscetível a possíveis riscos.

5 dicas de como montar uma carteira de investimentos

Agora que você já sabe bastante sobre o que é e alguns pontos importantes da carteira de investimentos, vamos conhecer algumas dicas para sua elaboração. 

1- Ter um bom planejamento financeiro 

Certamente a principal dica e primeiro passo para a criação de uma boa carteira de investimentos é a realização de um planejamento financeiro. Ou seja, um controle sobre todas as receitas e despesas mensais.

A partir desse controle será possível entender quanto você tem disponível por mês para investir na sua carteira. Além disso, é um passo fundamental para encontrar possíveis gastos desnecessários e evitar que dívidas sejam acumuladas.

2- Conhecer o seu perfil de investidor 

Como vimos anteriormente, entender o seu perfil de investidor é fundamental para a elaboração de uma carteira de investimentos adequada. A partir do perfil traçado será possível encontrar as aplicações com os riscos adequados. 

Portanto, é muito importante ter o conhecimento se você deseja rendimentos superiores à média ou com maior segurança. Além disso, é importante dizer que uma carteira de investimentos é um projeto de médio e longo prazo.

3- Definir seus objetivos e prazos 

Agora que você já tem o conhecimento do seu perfil de investidor é possível definir os objetivos e prazos para os investimentos. Desse modo, determinar algumas aplicações a longo prazo, como aposentadoria e outros a curto e médio prazo para compra de bens.

Afinal, cada tipo de prazo oferece riscos e rentabilidades diferentes, assim, é preciso diversificar seus investimentos para alcançar os objetivos traçados. 

4- Abrir uma conta em corretora

Para ter uma carteira de investimentos além de todo o conhecimento apresentado anteriormente é preciso abrir uma conta em uma corretora. Através dela você terá acesso aos investimentos necessários para os seus objetivos.

Por isso, é muito importante realizar um estudo prévio sobre algumas corretoras, analisando custos e credibilidade. Além disso, a busca por um profissional capacitado para o auxílio nos investimentos é fundamental para diminuir seus riscos.

5- Reserva de emergência

Por fim, como a carteira de investimentos consiste na diversificação de aplicações é muito importante a criação de uma reserva de emergência. Desse modo, caso surja algum imprevisto, como desemprego ou acidente, suas despesas serão supridas.

Para isso, o mais recomendável é criar uma reserva de emergência de ao menos 6 meses do seu custo de vida mensal. Sendo assim, garantir uma folga para a resolução do problema, sem prejudicar os pagamentos e criar novas dívidas.

Conclusão

Com todas as informações apresentadas no texto sobre como montar uma carteira de investimentos é possível entender como montar uma carteira de investimentos. A partir disso, ter o conhecimento da importância da diversificação das aplicações, buscando sempre a diluição dos riscos. 

Além disso, uma carteira deve estar alinhada com o perfil de investidor de cada pessoa. Desse modo, contém aplicações com os riscos e prazos determinados por cada um, com o objetivo de alcançar os objetivos de curto e longo prazo.

Para montar uma boa carteira de investimentos são necessárias 5 dicas e passos, como: bom planejamento financeiro, perfil de investidor e objetivos e prazos definidos. Além disso, a criação de uma conta em corretora e a realização de uma reserva de emergência.

 

 

Escrito por Certificado Cursos Online

A Certificado Cursos Online, fundada em 2017, é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos livres de qualificação profissional, tanto gratuitos quanto pagos. Legalizados conforme a legislação educacional brasileira, nossos cursos são acessíveis e focam no aperfeiçoamento profissional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que a melhoria contínua é a chave para o sucesso.

O que é ponte rolante

O que é ponte rolante: Quem pode operar?

 7 dicas infalíveis para estudar online

 7 dicas infalíveis para estudar online