in ,

Inteligência Artificial: como ela pode impactar na sua estratégia de SEO?

Inteligência Artificial como ela pode impactar na sua estratégia de SEO

Diante do grande fluxo de dados que se pode obter dentro do ambiente digital, torna-se imperativo a adoção de algumas ferramentas de inteligência artificial para que se possa impactar positivamente na implementação de uma estratégia de SEO.

É certo que toda a empresa que busca assumir alguns mecanismos de marketing no mercado está buscando, sobretudo, visibilidade.

Alguns pontos estratégicos, nesse sentido, acabam sendo essenciais para uma orientação que supra esses objetivos.

O destaque em mecanismos de busca, sendo eles particulares ou orgânicos, são alguns desses pontos chaves.

Afinal de contas, se um usuário está procurando por cadeira de plástico reforçada nos buscadores, é necessário que a empresa apareça para ele.

No entanto, para que isso aconteça, as estratégias de SEO precisam ser o foco do marketing digital.

Ou seja, é fundamental que todas as estruturas pertencentes ao site da empresa estejam desenvolvidas para a otimização em mecanismos de busca.

A adoção das práticas de SEO para converter mais leads para uma empresa pode resultar em alguns pontos de vantagens:

  • Visibilidade;
  • Atração;
  • Qualificação de leads;
  • Vendas.

Esses pontos se dão, fundamentalmente, através de algumas perspectivas importantes que nesse sentido precisam ser pormenorizadas.

No caso, quando a empresa está orientada para um ranqueamento em sites de busca, é muito fácil entender o porquê da visibilidade figurar nessa lista.

Afinal de contas, se há uma incidência maior de aparições a partir de pesquisas específicas, é porque a estratégia de se colocar para o público funcionou.

Isso, por consequência, incide em uma maior atratividade para o site da empresa, uma vez que a busca do cliente é ativa.

Se há uma busca por mini porta paletes usados e a empresa em questão tem uma política de SEO, é possível que ela apareça e atraia aquele cliente.

Portanto, nesse sentido existe uma qualificação dos leads, uma vez que eles já entram no site com algumas intenções em mente.

Incide-se, por fim, essa lógica na conversão em vendas. Contudo, é importante que o trabalho seja constante e também esteja focado no pós-venda.

O que é SEO?

A aplicação de algumas técnicas pode parecer mais simples do que são. Por essa razão, é preciso entender melhor como elas são aplicadas.

Nesse sentido, o SEO é uma sigla em inglês para search engine optimization e tem relação, justamente, com a otimização para mecanismos de busca.

Ou seja, é a partir do SEO que um site consegue se posicionar de forma satisfatória nos buscadores.

É importante delimitar a sua fronteira com uma outra perspectiva muito popular: os links patrocinados.

Enquanto um está preocupado com a compreensão das dinâmicas das plataformas de busca para que se possa otimizar o seu conteúdo, a outra se relaciona com a compra de espaço através de palavras-chave.

Uma empresa que está vendendo suspensão a ar de carro pode, em grande medida, apostar nas duas estratégias.

O que é SEO?

Se a opção for pelas práticas de tráfego orgânico, é preciso que a equipe de marketing de conteúdo e os desenvolvedores do site estejam antenados a alguns mecanismos algorítmicos.

Agora, se a busca for por links patrocinados, é necessário entender quais são as palavras-chave que atraem mais cliques.

O que é IA?

Outro ponto a ser definido é: o que é e como se dá o uso da inteligência artificial pelas empresas.

Esse é um termo que tem uma grande amplitude no mercado e que precisa ter uma definição mais objetiva.

Os mecanismos de inteligência artificial são sistemas que conseguem tomar algum tipo de decisão de forma independente.

Esse termo é utilizado desde os anos 50 e nos anos seguintes foi tema de diversas produções da cultura pop.

No entanto, é importante entender que a inteligência artificial não surge do nada, ela é a consequência de um aprendizado de interações humanas.

Um algoritmo, por exemplo, é uma estrutura inteligente que é capaz de fornecer para o usuário exatamente o que ele precisa.

Contudo, toda essa programação é feita a partir de alguns critérios técnicos desenvolvidos por uma equipe.

Por sua vez, essa inteligência passa a ser munida de alguns gatilhos de aprendizado que vão se aperfeiçoando no curso de sua aplicação.

Suponha-se que um usuário perguntou para uma assistente virtual sobre provedor de internet para condomínios para contratar, é possível que, a partir de outras pesquisas como essa, ela entenda qual a melhor opção para oferecer.

Nesse sentido, são infinitas as possibilidades de aplicação de Inteligência Artificial em diversos âmbitos do dia a dia.

Como a IA impacta o SEO?

Traçando um panorama geral do que significa IA e SEO, é possível entender como as duas tecnologias se relacionam. 

Enquanto uma representa uma técnica de otimização para buscas no mercado, a outra é uma categoria presente há décadas no imaginário popular.

No entanto, pode até não parecer, mas quando falamos de SEO, estamos falando, também, de IA. 

Afinal de contas, os algoritmos criados pelas plataformas dos buscadores são na verdade grandes cases de inteligência artificial.

Se um usuário pesquisou sobre caneca porcelana personalizada casamento e a plataforma de pesquisa entendeu que uma determinada empresa está, em maior medida, relacionada com os termos, ela vai entregar essa marca identificada.

Isso se dá através de uma série de reconhecimentos que a própria plataforma consegue fazer. Ou seja, não há ninguém organizando aquele feed para o usuário, mas, sim, um mecanismo de IA fazendo aquilo tudo.

No entanto, é importante frisar que as técnicas de SEO precisam garantir a sua atualização sempre, uma vez que as ferramentas de IA são muito dinâmicas e podem apresentar inovações.

Nesse sentido, é importante apontar algumas tendências fundamentais do mercado para os mecanismos de pesquisa atuais.

Geolocalização

É certo que um dos pontos mais interessantes que têm surgido juntos com todas as novidades das inteligências artificiais são os mecanismos de geolocalização.

Geolocalização

Ou seja, o que antes era uma ferramenta com o mesmo fim que o fim que os GPS ‘s, agora, tornou-se um grande aliado das pesquisas.

Em uma breve pesquisa, por exemplo, é possível notar a capacidade que esse tipo de recurso tem.

Se, porventura, a busca for por “empresa de limpeza de pedras perto de mim”, é possível verificar o trabalho desse mecanismo.

A partir da geolocalização feita por ferramentas de GPS, a plataforma vai conseguir reconhecer tanto a localização do usuário, quanto das empresas.

Diante disso, os resultados vão convergir a ponto da plataforma compreender qual a melhor opção para aquela pesquisa.

Pesquisa de voz

Um outro ponto essencial que a evolução das inteligências artificiais propiciou foi a pesquisa de voz.

É possível encontrar uma série de produtos munidos de assistentes virtuais pelo mercado e, por isso mesmo, é preciso ter atenção.

Esses mecanismos têm a capacidade de decodificar fonemas e transformá-los em textos para a compreensão dos algoritmos.

Nesse sentido, a dinâmica de digitação é substituída por alguns aspectos vocais que precisam ser considerados.

Por exemplo, uma pesquisa escrita poderia ser ensaio fotográfico casal criativo”, muito possivelmente, ela seria articulada de forma completa na fala, podendo ser “ensaio fotográfico criativo para casais”.

Logicamente, esse é só um dos aspectos que podem influenciar nas práticas de SEO. Existem uma série de outros pontos que a inteligência artificial por voz pode incorrer.

Considerações finais

É certo que a inteligência artificial passou de meras conjecturas de obra de ficção científica para os mais rotineiros comportamentos.

Nesse sentido, não há nada que possa escapar de sua tendência avassaladora e, por isso mesmo, é preciso prestar atenção nessa tecnologia.

As práticas de SEO que já estão consolidadas no mercado como sendo um grande ponto estratégico para todas as empresas que estão buscando um tráfego orgânico, agora, podem ter alguns novos rumos para serem tomados.

É claro que todas as dinâmicas que essa estratégia impõe estão alicerçadas em mecanismos de inteligência artificial dos mecanismos de busca.

Ou seja, muito se fala sobre algoritmo, mas acaba por se esquecer que eles, na verdade, são partes preponderantes das principais ferramentas de IA disponíveis.

Se, porventura, um usuário pesquisa bandeira surf em qualquer mecanismo de busca, é bem provável que ele passe a ser alvo de propagandas desse meio.

Isso se dá pela grande capacidade de reconhecimento que essas inteligências têm para com os usuários de uma plataforma.

Contudo, é preciso entender que nada disso é estático e, portanto, diante da dinamicidade da questão, é preciso agir.

Dois pontos fundamentais para entender os tipos de inteligências utilizadas hoje em dia podem residir na geolocalização e nas pesquisas de voz.

Enquanto um está disposto a entender todos os pormenores das localizações do usuário e das empresas, o outro facilita pesquisas através da fala.

Portanto, essas dinâmicas novas podem incidir em alguns pontos fundamentais que as empresas precisam ficar de olho para que suas práticas em SEO estejam sempre em dia.

Escrito por Certificado Cursos Online

A Certificado Cursos Online, fundada em 2017, é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos livres de qualificação profissional, tanto gratuitos quanto pagos. Legalizados conforme a legislação educacional brasileira, nossos cursos são acessíveis e focam no aperfeiçoamento profissional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que a melhoria contínua é a chave para o sucesso.

Mobile payment conheça a tendência de pagamento

Mobile payment: conheça a tendência de pagamento

Google Analytics Como ele auxilia em sua estratégia

Google Analytics: Como ele auxilia em sua estratégia?