in , , ,

Google Analytics: Como ele auxilia em sua estratégia?

Google Analytics Como ele auxilia em sua estratégia

Google Analytics é uma ferramenta que serve para monitorar, analisar sites, podendo ser integrada a outras plataformas, como Google Ads e Google Search Console.

Por meio dela, os negócios conseguem monitorar o perfil de quem acessa a página, quais foram as páginas mais acessadas, número de conversões, dispositivos de navegação, cidades e outras informações.

As empresas sempre estão procurando maneiras de melhorar o site institucional para que ele alcance bons resultados e melhore a experiência do visitante. Isso é fundamental para que ele esteja bem posicionado nos resultados de pesquisa.

Mas mesmo tendo o Google Analytics disponível para alcançar esse propósito, ainda se vê muitos negócios que não exploram totalmente o potencial da ferramenta. Como resultado, perdem oportunidades e deixam a qualidade do site cair.

Na era da informação, ter uma plataforma exclusiva para o negócio deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade. 

Porém, não é suficiente apenas criar um site e aguardar ansiosamente que milagres aconteçam.

Pensando nisso, este artigo abordará os atributos mais importantes do Google Analytics: a sua importância e a maneira com que ele auxilia as estratégias de uma empresa.

O que é Google Analytics

Google Analytics é uma ferramenta que monitora, analisa sites e aplicativos e está presente nas estratégias de empresas do mundo todo. Dentre os recursos que ela traz ao seu usuário estão:

  • Configuração simples;
  • Integração com outras plataformas;
  • Emissão de relatórios;
  • Funcionalidades completas.

Trata-se do software mais completo para monitorar o perfil das pessoas que acessam o site, quais foram as páginas mais acessadas, número de conversões, dispositivos usados, dentre outras informações, e tudo de maneira gratuita.

Para empresas dos mais variados segmentos, como uma especializada em polimento em granilite, a ferramenta se mostra muito importante e essencial para o planejamento de marketing digital.

Importância do Google Analytics

O Google Analytics é importante para as empresas por diversas razões. Em primeiro lugar, ele ajuda os negócios a identificar a geolocalização dos clientes, e isso graças ao GPS que os usuários acessam no celular.

Essa ferramenta gera um relatório que mostra informações precisas de geolocalização e, informa, também, ao proprietário do site em qual cidade, estado ou região o visitante acessou suas páginas.

Ao cruzar essas informações com as taxas de conversão, fica mais fácil decidir quais são as técnicas mais eficientes para a plataforma, como gerar tráfego orgânico, como implementar ações para aumentar as vendas, como o frete grátis, dentre outros.

O negócio também consegue saber quanto tempo o usuário permaneceu no site. Supondo que o visitante acessou uma página com um artigo de cerca de 200000 palavras e permaneceu por apenas 60 segundos, significa que tem algo errado.

Importância do Google Analytics

Talvez o conteúdo não seja interessante para ele, não responda a uma dúvida, a velocidade de carregamento está muito lenta. Há a possibilidade de existirem outros problemas.

Ao usar o Google Analytics, uma clínica de estética especializada em harmonização facial homem pode mensurar, por meio da duração média da sessão, o quanto o conteúdo é engajador e relevante para a audiência.

Pode, ainda, cruzar o tempo de permanência na página com a visualização por página de modo a verificar se o site está cumprindo seu propósito.

As organizações têm acesso a dados que ajudam a calcular as taxas de conversão. Essa é uma métrica que mostra a quantidade de usuários que acessaram o conteúdo e que foram convertidos em leads.

Por exemplo, se a empresa fez uma campanha de marketing com o objetivo de captar leads qualificados por meio da assinatura de uma newsletter. Se de cada 100 pessoas que visualizaram a campanha, 30 assinaram, então a taxa de conversão é de 30%.

Agora, se o propósito é aumentar as vendas de determinado produto, a ferramenta mostra a quantidade de usuários que seguiram o caminho, mas não finalizaram a compra e quantos finalizarão.

Para melhorar a performance, independentemente de qual seja o objetivo, um fabricante de concreto pronto para laje deve saber em quais canais precisa investir, como em um blog, nas redes sociais e assim por diante.

O Google oferece relatórios sobre canais que otimizam a verba, levando em conta a relevância de cada canal para o negócio. É uma forma de ter um panorama sobre os meios que geram potenciais clientes, conversão e tráfego.

A métrica é muito importante para alinhar os recursos financeiros, principalmente se eles são limitados. A marca vai manter o foco no canal que traz mais retorno e, com isso, melhorar os resultados.

Para que o consumidor seja convertido em cliente, primeiro ele passa por algumas etapas, e juntas elas formam a jornada de compra dentro do funil de vendas.

No topo do funil estão as pessoas que acabaram de descobrir uma necessidade ou problema; no meio estão aquelas que começaram a considerar ou têm uma intenção de compra; e no final estão os leads mais aptos a comprar.

O desafio para os negócios, como no caso de um fabricante de caixa personalizada semi joias, é descobrir qual caminho seus visitantes fizeram para chegar até o site, pois a partir disso os negócios decidirão o tipo de conteúdo para e cada etapa do funil.

As organizações precisam ter em mente que as pessoas não acessam o site apenas para comprar, elas também estão procurando informação, avaliações de outros clientes, querem compartilhar links de produtos com amigos e assim por diante.

Por meio dessa ferramenta, a empresa consegue dominar essas informações e, com isso, elaborar estratégias e campanhas segmentadas em todas as etapas do funil.

Ela também mostra quais foram as páginas mais visitadas, uma informação muito importante para entender qual tipo de conteúdo mais agrada aos usuários.

Ao ter essa informação, uma autoescola especializada em cnh especial moto pode investir nos assuntos mais interessantes para audiência, nos melhores formatos de conteúdo e em outras práticas que melhoram a experiência do usuário.

Além dessas informações, o Google Analytics ajuda a conhecer quais são as páginas mais acessadas dos concorrentes, o que auxilia o desenvolvimento de materiais relevantes e com bons títulos.

Como o Google Analytics auxilia a estratégia

Para usar a ferramenta, é fundamental criar uma conta de e-mail exclusiva para o acompanhamento, pois isso ajuda a checar e compartilhar os resultados com os parceiros.

Basta acessar a plataforma, criar a conta, preencher as informações solicitadas e se inscrever para receber o código de acompanhamento que será usado no site.

Como o Google Analytics auxilia a estratégia

Se o negócio tiver mais de uma plataforma, precisa de códigos diferentes para analisar várias URLs de uma mesma conta para, com isso, consultar os relatórios individualmente.

Depois de fazer o registro, outras informações podem ser definidas, como o nome do site, nome da conta, fuso horário e demais campos solicitados.

Depois de fazer o cadastro, uma escola de curso de retroescavadeira online deve configurar a conta no Google Analytics, pois só depois da configuração o código será liberado.

Feito isso, a empresa vai analisar diferentes métricas para compreender o que a ferramenta está tentando dizer. Várias delas são importantes, mas as essenciais estão na opção “público-alvo” e “visão geral”.

Dentro delas, o proprietário do site vai encontrar a métrica “visitantes”, que diz respeito às pessoas que visitaram a página de maneira direta ou indireta.

A organização vai saber se essas pessoas clicaram no link nos resultados de pesquisa, ou se chegaram até a plataforma por meio de outros domínios, como no caso das redes sociais.

Assim que o visitante acessa o site de uma empresa de eliminador de gotas torre de resfriamento, o Google Analytics recebe o acesso e registra informações sobre o visitante, como endereço IP, data, hora, navegador e URL da página.

Outra informação é a sessão gerada a cada novo acesso que o usuário realiza, que se encerra após 30 minutos de inatividade quando o usuário navega em diferentes seções dentro do domínio ou após a meia-noite.

O usuário da ferramenta também pode saber como está o desempenho dos seus perfis nas redes sociais, visto que cada plataforma possui um Analytics disponível.

Por exemplo, um fabricante de rastreador veicular com escuta pode analisar as informações oferecidas pelo YouTube Analytics, Twitter Analytics, entre outras.

Considerações finais

As estratégias digitais estão em alta e são muito importantes para que as empresas possam alcançar seus objetivos, impactar o público, construir sua presença na internet, aumentar as vendas e outras grandes possibilidades.

Todas elas têm como base o site institucional, e por essa razão é muito importante que ele tenha um bom desempenho, caso contrário todo o investimento será perdido.

Para acompanhar a performance de um site institucional, nada é melhor do que o Google Analytics. 

Ela é uma ferramenta inteligente que concede, ao seu usuário, informações necessárias acerca da plataforma, a qual permite a ele o empreendimento de melhores estratégias para a marca.

Escrito por Certificado Cursos Online

A Certificado Cursos Online, fundada em 2017, é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos livres de qualificação profissional, tanto gratuitos quanto pagos. Legalizados conforme a legislação educacional brasileira, nossos cursos são acessíveis e focam no aperfeiçoamento profissional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que a melhoria contínua é a chave para o sucesso.

Inteligência Artificial como ela pode impactar na sua estratégia de SEO

Inteligência Artificial: como ela pode impactar na sua estratégia de SEO?

Jornada de herói O que é e como aplicá-la no marketing!

Jornada de herói: O que é e como aplicá-la no marketing!