in

7 dicas essenciais para liderar uma equipe remotamente

Liderar uma equipe

Liderar uma equipe remotamente é a nova forma de orientar pessoas na era do home office.

Veja como inspirar sua equipe de trabalho mesmo a distância.

A pandemia está acabando, mas o trabalho remoto não. Ele realmente veio para ficar. E mesmo que ainda exista uma resistência por parte de algumas empresas, é inegável que o home office possui várias vantagens. 

Segundo o Relatório de Transformação Digital na América Latina 2022, lançado pela Atlantico VC, colaboradores que trabalham remotamente apresentam um nível mais alto de satisfação e produtividade. 

Empresas que estão 100% remotas atingiram níveis de 63% de produtividade alta, contra 22% das instituições que estão com menos de 25% do trabalho on-line. 

Nesse sentido, muitos gestores têm considerado aceitar a nova realidade ou pelo menos adotar o formato híbrido (presencial e remoto).

Diante deste cenário, como fica o trabalho dos gestores? Ou seja, como liderar uma equipe remotamente? 

Cabe a eles aprender a lidar com esse novo modelo de liderar uma equipe remotamente, extraindo o melhor dos seus colaboradores. 

Para quem tem dúvidas a respeito de como liderar uma equipe remotamente, separamos 7 dicas para ajudar ao longo deste artigo. Confira abaixo.

7 dicas para liderar uma equipe remotamente 

Embora saibamos que o objetivo de um líder remoto ou presencial é o mesmo, o trabalho on-line carrega consigo alguns desafios mais particulares.

Por isso, listamos abaixo algumas dicas de como ter sucesso na gestão de uma equipe remotamente.

Tenha a liderança como foco, seja presencial ou remoto

A primeira dica para ajudar a liderar uma equipe remotamente é ter sempre em mente: antes de pensar nos obstáculos que uma liderança a distância impõe, pense apenas na liderança por si só.

Isso vai ajudar a entender que liderança é uma ação que não depende de presença física.

Entendendo o que um bom líder deve fazer, fica mais fácil saber utilizar os recursos disponíveis para fazê-lo em qualquer situação, seja física ou virtualmente.

Use a tecnologia ao seu favor 

liderar uma equipe

A transformação digital destinou à tecnologia um papel de suma importância na gestão de pessoas e processos empresariais. 

Assim, seja qual for o formato de trabalho, remoto ou presencial, é fundamental que os líderes e as equipes saibam utilizar as ferramentas digitais como aliadas na otimização das tarefas, como por exemplo, sistemas de comunicação a distância e de gerenciamento, como um ERP online.

Um bom líder remoto usa esses recursos tecnológicos como benefícios e trampolins para criar gestões que aproximam e trazem eficiência e produtividade.

Independente do formato de trabalho, foque no que realmente importa

Uma empresa com customer focus não muda jamais a sua postura diante de um cliente. A prioridade sempre será a experiência do cliente. 

Com ajuda de ferramentas colaborativas, conhecimento e uma boa liderança remota, é possível deixar todos os processos alinhados.

Mais importante que traçar metas é cumpri-las

A maioria das empresas de vendas trabalha baseando-se apenas em metas. Além disso, para muitos líderes, uma das formas mais eficientes de manter a dinâmica de trabalho sempre ativa é aumentando o número de metas das equipes. 

Porém, estabelecer metas em excesso em prazos apertados pode não ser tão eficiente. Isso porque, traçar metas é importante, mas estar seguro de que o time pode cumpri-las é mais importante ainda.

A dica para uma boa gestão de uma equipe de vendas, neste caso, é traçar metas colaborativas e acompanhar o progresso de todos da equipe.

Assim, será possível fazer uma análise mais pragmática do desempenho da equipe remota, bem como o desenvolvimento de metas palpáveis.

Treine sua equipe da maneira correta

Colaboradores capacitados se sentem mais preparados na hora de prestar um atendimento ou desenvolver algum projeto, não é verdade?

Sendo assim, faz parte do trabalho uma liderança remota efetiva, garantir que os funcionários estejam inteirados de todos os procedimentos e uso de ferramentas que os possibilitem buscar a excelência no trabalho. 

Isso pode ser feito através de cursos on-line, videoconferências e até compartilhamento de arquivos e materiais de estudo. 

Explore diferentes canais de comunicação 

Flexibilize as opções de comunicação entre a equipe!

Por exemplo: se um funcionário tem um melhor rendimento por calls de alinhamento diárias e outro da mesma equipe pode ser mais produtivo por meio de WhatsApp ou e-mail, deixe-os à vontade! Desde que entreguem as demandas no prazo, claro. 

O importante é garantir que o follow-up interno funcione e as informações sejam trocadas com eficiência. 

Mantenha a rotina de feedbacks sempre ativa

O feedback do cliente é sempre uma maneira de medir se o trabalho está funcionando bem e até de colher informações para melhoria no processo, certo? Da mesma forma, o feedback dos seus clientes internos, ou seja, sua equipe,  deve funcionar como uma maneira de aperfeiçoar atitudes e práticas rotineiras.

Por isso, a rotina de feedbacks deve ser mantida no trabalho da eqiipe remota, de uma maneira até mais frequente, por meio de videochamadas, repasses periódicos e até e-mails.

Um dos resultados em melhorar a liderança remota é aumentar o nível de satisfação dos seus colaboradores. E isso traz uma série de consequências positivas para a empresa. 

Essa nova realidade de liderar uma equipe remotamente tem demonstrado a necessidade de gestores mais participativos e empáticos. Por outro lado, o uso de sistemas de gestão, que facilitem o dia a dia dos profissionais, contribuem para a transformação digital das empresas. 

Escrito por Certificado Cursos Online

A Certificado Cursos Online, fundada em 2017, é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos livres de qualificação profissional, tanto gratuitos quanto pagos. Legalizados conforme a legislação educacional brasileira, nossos cursos são acessíveis e focam no aperfeiçoamento profissional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que a melhoria contínua é a chave para o sucesso.

Como saber se um curso é reconhecido pelo MEC

Como saber se um curso é reconhecido pelo MEC

Como melhorar a memória

Como melhorar a memória: Os 4 melhores exercícios!