in

O que é PNL e Para que Serve?

o que é PNL e para que serve

Ultimamente perguntas como: o que é PNL? E como funciona a PNL? Tem sido bem comum na Internet. A Programação Neurolinguística (PNL), é um método projetado para compreender a mente, realizar mudanças e obter resultados positivos.

A técnica é uma forma de estudar processos mentais para que possamos entender os pensamentos, comportamentos e as ações individuais. 

De acordo com a PNL, a mente obtém informações, faz a filtragem, em seguida organiza e faz as pessoas responderem a estímulos externos. 

Portanto, ao conhecer a programação de cada pessoa, é possível repensar os hábitos prejudiciais e melhorar aqueles que são úteis e benéficos. Mas como funciona a PNL? Para que ela serve? Confira!

O que é PNL e Para que Serve?

A PNL permite reprogramar a consciência e expandir o autoconhecimento para melhorar a vida pessoal, familiar e profissional. Por meio da observação, jogos, modelagem e ferramentas, ela contribui para a geração de ações construtivas e novos hábitos.

Então, hoje abordaremos tópicos como:

  • O que é PNL?
  • Para que serve a PNL?
  • Algumas técnicas de PNL;
  • Como aprender PNL;
  • Curso de noções básicas de PNL.

O que é PNL e Para que Serve

O que é PNL (Programação Neurolinguística)?

O que é PNL? PNL (Programação Neurolinguística) é uma ciência do comportamento incrivelmente útil que pode te ajudar a melhorar sua vida, e com as técnicas certas, obter sucesso.

Ela foi criada na década de 1970 por John Grinder e Richard Bandler. Essa técnica combina neurologia, métodos linguísticos e ciência da computação para auxiliar as pessoas a atingirem seu pleno potencial.

A PNL foi apresentada principalmente como o conhecimento da excelência nas pessoas. Ainda mais, ela inclui a modelagem da estrutura linguística e do comportamento de pessoas predominantemente bem-sucedidas.

Para que Serve a PNL?

Agora que sabemos o que é PNL, vamos prosseguir. Como funciona a PNL? Para que ela serve? Usando os métodos de Programação Neurolinguística ensinados por um profissional Practitioner, a pessoa criará novos modelos de comportamento individual que o beneficiarão para alcançar seus objetivos. 

Cada indivíduo terá seu próprio objetivo, mas a PNL pode ser usada para:

  • Melhorar o desempenho profissional, atlético e pessoal;
  • Resolver conflitos;
  • Diminuir dores e alergias;
  • Diminuir traumas e fobias;
  • Tomar melhores decisões;
  • Desenvolver a comunicação;
  • Aumentar a autoestima;
  • Obter inteligência emocional.

4 Técnicas de PNL

Sabendo como funciona a PNL, vamos conhecer algumas de suas técnicas. A PNL usa vários métodos para auxiliar as pessoas a mudarem sua programação mental e alcançar os resultados desejados. Além disso, também ajuda a mudar a percepção da vida e promove novas formas de pensar.

Já sabendo o que é PNL, confira as 4 técnicas a seguir:

 

  • Rapport;
  • Ancoragem;
  • Metáforas;
  • Modelagem.

 

1. Rapport 

Esta é uma técnica com foco em obter uma comunicação mais eficaz. Como funciona a PNL Rapport? Nessa técnica são usados a recapitulação verbal e espelhamento. 

Assim a linguagem e os gestos de dois ou mais indivíduos se tornam semelhantes. Isso gera confiança entre as pessoas e torna a comunicação mais empática. Portanto, é uma ótima forma de aprender a se relacionar melhor com as outras pessoas.

2. Ancoragem

As âncoras são gatilhos auditivos, visuais e cinestésicos que viram uma reação a certos momentos e estados em particular. Para entender melhor, é preciso saber exatamente como funciona a PNL.

Ainda mais, usando esta técnica, você pode “inserir” um gatilho positivo em uma pessoa que será ativado em alguma situação específica. Por exemplo: faça exercícios de respiração para se acalmar antes de uma entrevista de emprego, etc.

3. Metáforas

As metáforas são figuras retóricas que usam comparações simples para levar a histórias com níveis mais profundos de significado. Esse é um estilo de linguagem que se comunica de forma indireta, revelando informações ocultas do inconsciente.

4. Modelagem

Modelar quer dizer copiar, fazer o mesmo. Para você que quer saber como funciona a PNL, saiba que esse método é usado para construir ações e comportamentos positivos de pessoas que o cliente é fã e admira.

Além desses métodos, outras ferramentas e exercícios são usados ​​para atingir uma ampla variedade de objetivos. Mas sempre usando como meio a conexão entre corpo, linguística e emocional.

Para que Serve a PNL

Como Aprender PNL

Existem várias maneiras de saber como funciona a PNL, e aprendê-la da melhor maneira possível. Ou seja, isso pode ser realizado por meio de cursos online de curta duração ou, se você quiser ser um profissional Practitioner, pode se formar em PNL.

Antes de iniciar um treinamento de PNL, para começar a ensinar, ou usar no seu cotidiano. Comece com sessões separadas de PNL com um terapeuta ou coach para ajudá-lo a entender a PNL em primeira mão. 

Sem contar com essa experiência de como funciona a PNL, estudá-la para outros fins pode ser em vão e até mais difícil. Então não deixe de buscar um profissional para conhecer melhor os fundamentos da técnica antes de tudo.

Conheça Nosso Curso de Noções Básicas de PNL

O Curso de Noções Básicas de PNL ensina o que é PNL e é gratuito. Ainda mais, é realizado na Internet e possui um certificado válido no Brasil inteiro. Este é um curso gratuito de qualificação profissional. 

Com ele o aluno vai aprender os conceitos básicos de Programação Neurolinguística, suposições básicas, espelhamento, modelagem, relacionamentos, como falar em público, mudança de crenças e condicionamento, aumentar a autoestima, PNL no ambiente de trabalho, na educação e muito mais.

Concluindo…

Hoje vimos o que é PNL e como ela funciona. Obviamente, se você está interessado em melhorar a sua vida como um todo, a PNL pode ser o conhecimento que você está procurando.

A PNL simplesmente envolve a análise de pessoas de sucesso e os passos que elas seguiram para atingir esse sucesso. Além disso, sabendo como funciona a PNL, esse sucesso pode se encaixar em qualquer área da sua vida.

Por fim, superar as fobias, falar com confiança e aprender a se relacionar são problemas que podem ser resolvidos com a ajuda das técnicas de Programação Neurolinguística. Explore suas possibilidades com a PNL, você vai se surpreender com como isso pode mudar sua vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

o que é yoga

O que é Yoga e Quais Seus Benefícios?

o que é ergonomia no trabalho

O que é Ergonomia no Trabalho e Qual Sua Importância!