in ,

Qual a importância de um profissional de designer de interiores?

Qual a importância de um profissional de designer de interiores

O designer de interiores é um profissional que se dedica a melhorar os ambientes, independentemente de serem uma casa, apartamento, imóveis comerciais, dentre outros.

Além disso, qualquer cômodo pode ser melhorado, como a sala, os quartos, escritório, cozinhas, banheiros e até mesmo o interior de automóveis. O papel desse profissional é transformar todos esses espaços em algo mais proveitoso.

A decoração dos ambientes é fundamental para a qualidade de vida e bem-estar dos usuários, sejam eles moradores, profissionais e assim por diante. Quando a decoração é bem projetada, além de ser mais bonita, é mais funcional e proveitosa.

Portanto, a maneira como os ambientes são decorados vai muito além de uma questão de estética, pois é algo que também está relacionado com o bem-estar e a praticidade do dia a dia.

Para valorizar um cômodo como se deve, nada melhor do que contar com a ajuda de um designer de interiores, e é justamente sobre esse profissional o que você vai ler ao longo deste conteúdo.

Descubra quais são suas funções, e ainda conheça algumas dicas de projetos e a importância desse profissional no mercado.

Entenda a função do designer de interiores

O designer de interiores é um profissional que projeta e planeja espaços internos, tanto de residências quanto de comércios e empresas no geral. Ele distribui os elementos no espaço, considerando aspectos importantes, como:

  • Estética;
  • Conforto;
  • Saúde;
  • Segurança;
  • Funcionalidade.

Esses aspectos são considerados na hora de escolher a mobília, objetos decorativos, cores das paredes e revestimentos.

O trabalho desse profissional é muito abrangente, pois além de colocar as peças dentro do cômodo, precisa considerar os gostos pessoais do usuário e harmonia entre os elementos.

Um cuidador de idosos em hospitais tem acesso a tudo o que precisa porque o designer de interiores que atuou no local otimizou o espaço, e a mesma coisa acontece dentro das residências.

Existe uma lei que regulamenta o trabalho do designer, que precisa estudar, planejar e projetar ambientes internos, considerando as necessidades do cliente, de modo a garantir conforto, saúde, segurança e estética, respeitando as normas técnicas.

Eles também podem planejar ambientes externos, tanto permanentes quanto temporários, desde que estejam de acordo com as exigências legais e regulamentos de segurança que protegem o meio ambiente e a saúde.

Precisa selecionar corretamente as cores, acabamentos e revestimentos usados no projeto, além de criar e desenhar design de mobília e objetos de decoração, podendo também prestar consultoria técnica em design de interiores.

Existe a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) que indica outras atividades que esse profissional pode realizar, como análise de proposta de trabalho, conceituação de projeto e elaboração de estudos preliminares, projetos executivos e anteprojetos.

Pode trabalhar na execução de um projeto de buffet simples para casamento, acompanhamento de obras, pesquisas de produtos, equipamentos e materiais, além de promoção do consumo.

Dentro dessas atribuições, o designer de interiores executa várias outras ações, como as entrevistas com os clientes, avaliação de orçamento, desenvolvimento de cronograma, definição de cores, texturas e formas, e seleção de fornecedores.

É mais comum que o designer de interiores trabalhe na parte interna dos ambientes, mas esse profissional também possui boas noções de paisagismo, podendo empreender em áreas externas.

Embora o decorador e o designer de interiores tenham profissões parecidas, elas não devem ser confundidas, tendo em vista que o design não se limita à decoração.

Entenda a função do designer de interiores

Dicas de projetos de interiores

O design de interiores é feito de muitos detalhes, mas é fundamental considerar o gosto de quem vive no local, e algumas dicas para fazer bons projetos são:

Usar almofadas diferentes

Não é indicado usar almofadas que tenham a mesma cor ou tonalidade porque o sofá, pois isso pode deixar o ambiente muito monótono.

A mesma situação se aplica a muitas outras necessidades do dia a dia, por exemplo, na hora de escolher uma roupinha para um lulu da pomerania chocolate.

Traga um pouco de contraste, por meio de cores alegres, apostando até mesmo em estampas diferentes, como animal print, veludo, entre outros.

Mudar a cabeceira da cama

Existem muitas opções de camas no mercado, mas o que realmente vai mudar o aspecto do ambiente é a cabeceira.

Ela pode aumentar a profundidade do espaço ou até mesmo trazer sensação de ambiente espaçoso, além disso, cabeceiras altas são mais confortáveis e deixam o quarto mais elegante.

Tapetes no banheiro

Algumas pessoas têm medo de arriscar mudanças, mas, ao longo do tempo, os elementos que compõem o espaço começam a se tornar cansativos, existem maneiras simples e baratas de mudá-los.

Os tapetinhos usados no banheiro são um exemplo disso, e esse ambiente pode ficar muito mais elegante e confortável usando tapetes de modelos diferentes.

Hoje em dia, assim como existem empresas especializadas na fabricação de porta de enrolar com portinhola, também existem fabricantes de tapetes apropriados para o banheiro com antiderrapante.

Decorar o hall de entrada

O hall de entrada do imóvel é o cartão de visitas dele e para causar uma boa impressão, é necessário decorá-lo de maneira simples, mas criativa.

Uma boa dica para fazer isso é usar um papel de parede e um aparador com poucos objetos, como um vaso de plantas ou alguns porta-retratos.

Lembre-se de que a entrada precisa ter espaço livre para circular, além de ser o local ideal para alguns itens que facilitam o dia a dia, como um cabideiro.

Organização casual

Os designers de interiores amam a organização casual. A maioria das pessoas costuma dobrar bem o cobertor antes de colocá-lo no sofá ou na hora de arrumar qualquer outro mobiliário.

Mas o certo é não dobrá-lo, pelo contrário, jogá-lo em cima do sofá ou da poltrona deixa o ambiente muito mais elegante e natural.

Enquanto um uniforme copeira hospitalar precisa ser devidamente lavado, passado e dobrado, a manta que você usa no sofá não tem essa necessidade.

Investir em plantas

As plantas são elementos de decoração bonitos, baratos e saudáveis e podem ser usadas em qualquer canto vazio da casa.

Ao invés de encher todos os espaços com móveis, prefira vasos de plantas naturais, escolhendo aquelas mais adequadas para o tipo de espaço.

Investir em plantas

Existem espécies que preferem locais com pouca incidência de luz, ao mesmo tempo em que existem outras que precisam de luz solar direta.

Além disso, se você tem uma vida muito corrida, pode escolher uma planta que não exige tantos cuidados, como no caso das suculentas.

Móveis brancos

Os móveis brancos são o sonho de muitas pessoas, mas tudo que você precisa fazer é escolher corretamente o mobiliário.

Algumas peças recebem tratamento anticorrosivo, mesmo assim, é importante lembrar que o branco suja fácil, por isso, não é muito indicado para quem tem animais de estimação ou crianças.

Por que o designer de interiores é importante?

O designer de interiores é um profissional capaz de moldar a vida das pessoas e suas decisões diárias. 

Por exemplo, se você chega em casa e encontra um sofá confortável e uma mesa de centro com boas revistas, é bem provável que vá se sentar para ler alguma coisa.

O designer pensa em projetos que ajudam as pessoas a relaxarem no dia a dia, ao mesmo tempo em que melhoram sua produtividade, tendo em vista que muitos profissionais trabalham em casa.

Uma cozinha bem planejada e com objetos decorativos expostos, como copos personalizados com foto, pode aumentar a integração entre as famílias e melhorar a relação entre os membros.

Em linhas gerais, o design de interiores interfere nos hábitos do dia a dia e na maneira como as pessoas criam soluções para viver melhor.

Por exemplo, uma pessoa que quer cozinhar comidas saudáveis e melhorar sua relação com os alimentos, precisa de uma cozinha que motive esse comportamento.

O designer de interiores vai criar um espaço que permite cozinhar e conversar com outras pessoas, e é justamente por isso que a integração entre a sala e a cozinha é algo tão procurado hoje em dia.

Da mesma forma, se for contratado por uma loja, o designer de interiores pode usar um banner personalizado grande para atrair os clientes e organizar todo o estabelecimento, de modo que as pessoas encontrem os produtos com facilidade.

Mas quando se trata de imóveis residenciais, é muito importante que a projeção dos espaços seja capaz de refletir a personalidade dos moradores e o modo como eles vivem. É assim que o imóvel se transforma em lar.

Considerações finais

O designer de interiores é um profissional que pode transformar os ambientes, visto que detém todos os conhecimentos necessários para isso.

Contar com seu profissionalismo é a melhor forma de projetar espaços bem trabalhados, melhorar o dia a dia e trazer mais conforto e bem-estar.

Escrito por Certificado Cursos Online

A Certificado Cursos Online, fundada em 2017, é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos livres de qualificação profissional, tanto gratuitos quanto pagos. Legalizados conforme a legislação educacional brasileira, nossos cursos são acessíveis e focam no aperfeiçoamento profissional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que a melhoria contínua é a chave para o sucesso.

Conheça os benefícios do marketing industrial

Conheça os benefícios do marketing industrial

O que é cultura de inovação e 9 dicas para implementar

O que é cultura de inovação e 9 dicas para implementar