in , ,

O que é cultura de inovação e 9 dicas para implementar

O que é cultura de inovação e 9 dicas para implementar

A cultura de inovação tem sido essencial para o foco de várias empresas que desejam alcançar o sucesso e serem mais reconhecidas.

Para isso, a empresa deve buscar estar sempre inovando e encontrando soluções ousadas para conseguir se destacar dos demais concorrentes.

Mas, a cultura da inovação não deve ser passada com um discurso vazio, ela deve estar entranhada nos pilares do negócio e deve ser o foco de todos os setores.

Além disso, essa cultura da inovação deve ser sempre lembrada pelos colaboradores por meio dos líderes da empresa, seja ela do segmento de cancela eletrônica para estacionamento ou qualquer outro.

O artigo a seguir apresentará aos leitores o conceito de cultura de inovação, alguns dos seus principais benefícios e dará uma série de dicas para quem deseja implementá-la.

Conceito de cultura de inovação

Uma cultura organizacional é o que se relaciona com as normas e os valores da empresa, moldando assim o comportamento dos funcionários.

A cultura de inovação também trabalha sobre essas normas e valores, mas com foco nos comportamentos inovadores que a equipe inteira pode ter.

Essa cultura de inovação é a responsável por promover o desenvolvimento de todas as novas ações criativas dentro de uma empresa de reforma de fachada de prédio, por exemplo.

Quando ela é implementada em uma organização, os gestores se tornam capazes de criar incentivos positivos para melhorar a relação dos funcionários e criar um diferencial na empresa.

Não basta apenas dizer que a empresa segue esse modelo de cultura de organização, é preciso envolver cada um dos colaboradores em ações coletivas.

Uma cultura inovadora depende muito da colaboração de todos os profissionais, começando pelos gestores, que devem estar abertos a novas ideias sempre.

Benefícios ao adotar a cultura de inovação

Será apresentado a seguir albina dos principais benefícios para as empresas que adotam esse tipo de cultura de inovação, são eles:

Facilita o acompanhamento das tendências

Com o avanço da Internet, as mudanças nos mercados estão cada vez mais rápidas. Tendências podem surgir e ir embora em questão de dias dependendo do setor que a empresa atua.

Por isso, é essencial que a empresa fabricante de rodo grande para limpeza faça o acompanhamento de cada uma das alterações necessárias.

Quando o foco é inovação, se adaptar mais e atender novas demandas em menos tempo buscando sempre aproveitar as oportunidades presentes tudo fica mais fácil.

Equipe engajada em novos desafios

Se os colaboradores da empresa não adotarem a filosofia da cultura da inovação no seu dia a dia, o efeito que ela deve causar não será efetivo.

Essas ações devem ser ensinadas corretamente para que a equipe tenha mudanças reais, e uma delas é estarem mais engajados na busca por novos desafios que podem gerar resultados muito melhores.

Equipe engajada em novos desafios

Soluções para problemas antigos

A maioria das ideias produtivas em um negócio surgem por meio de necessidades do dia a dia, e não de grandes invejáveis tecnológicas.

Em algum momento pode ser que o motorista particular mensal tenha achado uma maneira muito mais eficiente e prática de solucionar um problema.

A cultura de inovação da empresa deve estimular soluções criativas para problemas antigos em processos de empresa, quando cada colaborador melhora sua produtividade de alguma maneira o rendimento total aumenta muito mais. 

Amplia o diferencial da empresa

Outro ponto que mostra como é vantajoso adotar a cultura de inovação na empresa é o destaque que ela ganha no mercado de seu segmento.

Esse tipo de diferencial ajuda a atrair mais clientes para o negócio de acupuntura veterinária domiciliar, o que aumenta os lucros do negócio.

Com o tempo essas inovações vão mostrando o diferencial competitivo que a empresa tem e o nome dela será bem-visto no mercado.

Como implementar essa cultura?

Existem algumas dicas a seguir para quem deseja fazer a implementação dessa cultura de organização, as principais são:

1. Incentive a inovação em todos os setores 

A inovação deve estar presente em tudo, tanto nos serviços ou produtos que a empresa oferece, quanto nos processos e nos modelos de negócios.

Garanta que fique claro que a empresa busca boas contribuições de cada um dos setores, estando sempre de olho no aprimoramento.

2. Use erros como oportunidades

O que mais existe no meio empresarial são inovações acidentais, isso pode ocorrer em uma empresa fabricante de cilindro gás hélio pequeno ou qualquer outra.

Erros podem ser aproveitados como oportunidades para melhorar algum processo, só é preciso achar o potencial de melhoria em cada atitude, e todos da empresa devem saber disso.

3. Questione sobre o que está faltando

Manter a sensação de insatisfação às vezes pode ser bom para que a empresa não espere que um concorrente apareça com uma ideia mais inovadora do que a dela.

Ao invés disso, os gestores devem sempre incentivar os profissionais a analisarem melhorias que podem ser feitas na empresa, sempre devem questionar tudo.

4. Crie uma cultura livre de culpas

É importante mostrar que a cultura de inovação está sempre sendo aplicada na empresa, e por conta disso ela está livre de culpa.

Se isso não for mostrado, os colaboradores podem não se sentir à vontade para fazer sugestões já que quando sugeridas elas podem ser vistas com maus olhos.

Mostre sempre que não há certo ou errado, e que o importante é o esforço que a equipe faz para melhorar os processos da empresa.

5. Pense diferente e faça todos pensarem também

Pensar fora da caixa pode ser bom para oferecer um espaço aberto a debates e ideias no ambiente de trabalho. Para isso, ofereça ferramentas de apoio à cultura de inovação, elas podem ser muito úteis.

Além do mais, é possível separar momentos na semana para que a equipe toda possa debater, trocar e compartilhar suas ideias.

6. Reconheça as boas ações

É importante saber reconhecer as boas colaborações da equipe, principalmente, depois que uma delas trouxe um retorno positivo à empresa.

Valorize quem tornou ela possível, isso motiva o colaborador e essa atitude pode influenciar outros a participarem mais com suas ideias assim como faz um curso de coach.

7. Escute os seus colaboradores

A real transformação acontece quando os líderes têm a capacidade de escutar as pessoas de outros níveis hierárquicos, por isso, é necessário escutar os colaboradores.

Promova sempre a liberdade que eles têm para expor as suas ideias, algumas podem acabar revolucionando a empresa ou um produto que não faz tanto sucesso com o público.

7. Escute os seus colaboradores

Procure deixar muito claro que todos têm total liberdade e espaço para propor mudanças e também melhorias, e que suas ideias não serão desprezadas e nem deixadas sem um feedback.

8. Explore as ferramentas disponíveis

O uso de ferramentas para a implementação da cultura de inovação, como já mencionado, ajuda a organizar ideias e abre espaço para que os colaboradores se integrem mais.

Além disso, ajuda a direcionar as ideias sugeridas da melhor maneira, algumas ações que podem ser úteis são:

  • Criar salas de criatividade (para escreverem ideias);
  • Criar laboratórios práticos;
  • Usar estratégias de brainstorming;
  • Elaborar um mapa de empatia

Além dessas existem mais milhares de ideias que podem ajudar a equipe a se sentir mais à vontade em expor os seus pensamentos sobre inovação.

O líder deve conhecer várias ferramentas para conseguir decidir qual se encaixa melhor para a realidade da equipe naquele momento.

9. Seja gentil e humilde

É preciso ser gentil e ter sempre a humildade de reconhecer quando cometer erros, saber escutar as reclamações do cliente e também dos colaboradores.

É necessário reconhecer que ninguém sabe tudo sobre tudo e que o aprendizado das pessoas, independente do cargo que ocupam, é constante.

Vale ressaltar novamente que a inovação não ocorre apenas com uma pessoa, é necessário que toda a empresa trabalhe junto rumo às novidades.

Uma cultura de incentivo à cooperação e de recompensa a criatividade ajuda a promover um ambiente de trabalho positivo com pessoas mais engajadas.

Considerações finais

Nos dias de hoje, onde as transformações são tão intensas e inovadoras, aderir a uma cultura de inovação não é mais uma opção para as empresas.

Uma fabricante de saco stand up pouch personalizado deve aderir a essa cultura se quiser manter o sucesso dos negócios.

Antigas empresas que não quiseram acompanhar as inovações acabaram ficando para trás, ou seja, faliram, e as que se recusam a acompanhá-las uma hora ou outra também irão falir.

Para que sua empresa não esteja incluída nessa lista tão grande que inclui várias empresas que pareciam muito promissoras no passado, é necessário estar sempre atento às novidades, e claro contar com os colaboradores para isso.

Escrito por Certificado Cursos Online

A Certificado Cursos Online, fundada em 2017, é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos livres de qualificação profissional, tanto gratuitos quanto pagos. Legalizados conforme a legislação educacional brasileira, nossos cursos são acessíveis e focam no aperfeiçoamento profissional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que a melhoria contínua é a chave para o sucesso.

Qual a importância de um profissional de designer de interiores

Qual a importância de um profissional de designer de interiores?

Quais são os tipos de métricas de marketing para medir o seu sucesso

Quais são os tipos de métricas de marketing para medir o seu sucesso?