in

O que é Oratória? Entenda Sua Importância!

o que é oratória entenda sua importância

Você sabe o que é oratória? O que significa oratória? Não? Então saiba que ela é fundamental para as mais diversas áreas da vida! No dicionário, a palavra “oratória”, em um de seus significados, é a forma de falar em público. 

Com isso já podemos perceber algumas das questões que as pessoas podem enfrentar em relação ao assunto. Um dos maiores obstáculos é a forma de fazer o discurso. 

Seu texto falado tem a mesma qualidade que o escrito? Ainda mais, a escolha das palavras que você faz é a melhor? As pessoas entendem tudo o que você diz?

As palavras que você escolhe causam tédio? Ou seja, estas são somente algumas das perguntas que podem surgir na mente daqueles que têm dificuldades com a oratória. Então, o que significa oratória? É o que vamos conferir a seguir:

O que é Oratória? Entenda Sua Importância!

Agora você vai entender por que a oratória é uma habilidade essencial para aqueles que querem crescer e se desenvolver pessoal e profissionalmente. Neste artigo, consideraremos o que é, para que serve e abordaremos algumas das principais técnicas de oratória.

Vamos lá? Então, confira a seguir:

  • O que é oratória?
  • Para que serve a oratória?
  • Qual sua importância?
  • 3 técnicas de oratória!

o que é oratória

O que é Oratória?

O que significa oratória? De forma breve e pontual, pode se definir o conceito de oratória como a arte da comunicação clara e objetiva com as pessoas.

No entanto, como tudo o que inclui o público, esse significado pode variar para adicionar princípios como expressão, persuasão e até interação com os demais.

É um erro pensar que tudo isso pode ser conquistado por pessoas que tem apenas uma boa comunicação verbal. Ou seja, um bom orador também deve trabalhar com a linguagem corporal apropriada ao público e com a ideia que ele deseja transmitir.

Para que Serve a Oratória?

Sabendo o que significa oratória, vamos entender para que ela serve. Basicamente, a oratória é fundamental para aqueles que querem ter um bom desempenho ao falar em público. 

De acordo com o educador e filósofo escocês George Campbell, a oratória (incluindo a retórica) realiza quatro tarefas principais:

  • Despertar a imaginação;
  • Promover a compreensão;
  • Causar paixão;
  • Gerar determinação.

Uma boa oratória também ajuda a conseguir patrocínio, vagas de empregos e no aprimoramento das relações interpessoais. 

Ainda mais, gera a integração de grupos por meio da disseminação de ideais políticos, sociais e religiosos. Daí a importância em se saber o que é oratória.

Qual Sua Importância?

A oratória é importante para todos nós, porque além de tudo, incentiva a autoconfiança. Portanto, pessoas seguras elevam as chances de obterem sucesso na vida. Além disso, elas são mais ativas, independentes e criativas.

Uma palavra mal posicionada, argumentos mal formulados ou falta de confiança em defender uma questão, podem colocar em risco todo o conteúdo do que representamos. Então, como podemos perceber, saber o que significa oratória e qual é a sua importância é essencial.

A habilidade de falar em público vai além do que conhecemos como “ter boa lábia”. Ou seja, quem sabe o que é oratória, sabe que desenvolver um argumento eficiente significa passar confiança e segurança ao público. 

Acima de tudo, é a capacidade de expressar ideias de forma objetiva e clara. O desenvolvimento dessas capacidades certamente dará ao profissional mais visibilidade e chances de crescimento profissional. Basicamente, essa é a importância em se ter uma boa oratória no cotidiano.

qual sua importância

Confira 3 Técnicas de Oratória!

Bom, agora você já sabe o que significa oratória e que ela é essencial para o sucesso em diversas áreas da vida. Então, se você acha que deve desenvolver mais ainda essa capacidade, confira a seguir as principais técnicas desse conceito. 

Vamos lá:

1. Mapa Mental

O mapa mental é uma das técnicas que visa principalmente organizar o raciocínio. Em geral, para trabalhar com o mapa mental, a primeira coisa que você precisa fazer é dividir o assunto central do seu discurso em partes menores.

Em seguida, você deve definir uma palavra-chave para cada uma dessas partes, ligando uma imagem a elas. Palavras-chave e imagens são maneiras eficazes de memorizar e se familiarizar com o tópico em questão, e com seus conceitos. Sabendo o que é oratória, será mais fácil compreender essa técnica.

2. Ênfase

Quando o assunto é o que significa oratória e suas técnicas, enfatizar partes importantes do seu discurso eleva as chances de que as pessoas se inspirem com ele. 

Para enfatizar uma parte específica, há vários métodos que podem ser usados. Um desses métodos é a capacidade de saber como aplicar o silêncio (ou pausas propositadas). 

Manter um período de silêncio antes ou depois de uma parte importante é uma forma de destacar o que foi falado. Além disso, outra forma interessante de enfatizar uma frase é mudar o tom da voz.

3. Storytelling

Quando se trata de o que é oratória, o Storytelling é mais uma técnica importante para se tornar um melhor comunicador. Traduzido do inglês, Storytelling quer dizer “contar histórias” e, em resumo, essa é a definição da técnica.

Saber contar boas histórias quer dizer, na prática, saber criar histórias consistentes e interessantes para transmitir um conteúdo específico. 

Ao saber o que significa oratória, você terá a capacidade de contar boas histórias e vai mudar (para melhor) a forma como você interage com os demais. Então nunca deixe de buscar por novas técnicas de oratória, essas foram as 3 principais, mas existem várias outras.

Conclusão

Neste artigo, apresentamos um guia geral de o que é oratória, e que ela é fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento da sua vida como um todo. Também vimos alguns conceitos, e as técnicas mais indicadas por especialistas.

Independentemente da sua área de atuação, melhorar essa competência vai aumentar suas chances de avanço na carreira. Ainda mais, desta forma você terá sucesso na sua profissão podendo até conquistar melhores empregos.

Portanto, é essencial treinar a fala para desenvolver a capacidade de melhorar seu discurso em público. Assim, sabendo o que significa oratória, você terá mais inteligência emocional para lidar com as questões do dia a dia.

Saiba mais sobre o que significa oratória conhecendo nosso Curso Gratuito De Curso de Oratória CLICANDO AQUI. )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

noções de primeiros socorros e sua importância

Noções de Primeiros Socorros e sua Importância!

O que é barista? Descubra TUDO sobre esta profissão! [ 2021 ]