Curso de Linux básico

Capa do Curso de Linux Básico

Curso de Linux básico GRÁTIS – 20 Horas

O nosso Curso de Linux básico online é Grátis e conta com *Certificado opcional válido em todo Brasil.

O CERTIFICADO de conclusão de Curso de Linux básico do nosso portal é válido conforme (lei número 9.394) e pode ser usado para:

Veja como é a frente do certificado de conclusão do Curso de Linux básico:

Certificado Curso de Linux

OBS. Se seu objetivo com esse Curso de Linux básico é o certificado CLIQUE AQUI  e saiba mais.

Conteúdo programático do Curso de Linux básico:

  • Introdução ao Software Livre
  • Distribuições Linux
  • Dispositivos e Sistemas Operacionais
  • Introdução ao Linux
  • Utilizando o APT
  • Bibliografia/Links Recomendados

Nos dias atuais, o mercado de TI é um dos que mais crescem no Brasil. Considerados profissionais de solução, os especialistas em tecnologia são sempre muito requisitados — e o resultado disso é que, apesar da crise econômica, as vagas na área da informática não param de crescer.

Um dos perfis mais cobiçados nesse cenário é o do especialista no sistema operacional Linux. Vista com muita importância no atual cenário corporativo de TI, as aplicações nesse sistema open source têm aumentado muito nos últimos anos, superando por larga margem o tradicional Windows, da Microsoft.

Sistemas operacionais de código aberto como o Linux apresentam alguns diferencias quando comparamos a outros como o Windows, por exemplo. Para o ambiente corporativo em especial, a redução dos custos operacionais e a segurança do sistema são grandes benefícios.

Com a alta demanda e a escassez por profissionais qualificados para trabalhar com Linux no mercado de trabalho, a valorização salarial também segue em constante alta.

CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE GRÁTIS

Como é o mercado de trabalho para os especialistas em Linux?

Além das inúmeras vantagens que o Linux possui para o uso corporativo, um grande diferencial para quem trabalha ou quer trabalhar com a tecnologia é a crescente valorização dos profissionais especialistas em Linux e as diferentes oportunidades do mercado, seja no Brasil ou no exterior.

Atualmente, as áreas com mais demandas por profissionais no mercado são administração de sistemas, desenvolvimento de aplicações e arquitetura e engenharia de sistemas.

O que faz esse profissional?

O profissional Linux trabalha normalmente em um ambiente diferente das pessoas que estão acostumadas com uma interface gráfica (GUI). O sistema operacional Linux utiliza um ambiente Shell Script, uma linguagem de programação capaz de controlar e administrar o SO (Sistema Operacional).

Profissionais Linux podem trabalhar desde o suporte ao usuário, até administração de servidores, sistemas operacionais, consultoria, desenvolvimento de software e até pesquisa e desenvolvimento de novas Tecnologias.

Grande parte dos servidores web onde os sites da internet são hospedados utiliza o sistema operacional Linux. A demanda por esse tipo de profissional é crescente.

Curso de Linux Online grátis

O nosso certificado de conclusão do Curso de Linux básico online é válido para:

  • Horas extracurriculares e extensão universitária ;
  • Melhorar as suas chances de conseguir um bom emprego e enriquecer seu currículo;
  • Processos de recrutamento, avaliações de empresas;
  • Avaliações para promoções internas;
  • Gratificações adicionais conforme plano de carreira;
  • Concursos públicos (mediante verificação do edital);
  • Provas de títulos (mediante verificação do edital);
  • Seleções de doutorado e mestrado.
Conheça nossos outros cursos na área de informática.
 Informações importantes sobre o Curso de Linux básico online.

1. O curso é livre e você terá acesso gratuito ao conteúdo e avaliação, o certificado de conclusão do curso é Pago e opcional.

2. O certificado de conclusão deste Curso Livre é válido em todo o Brasil com amparo legal no Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art 1° e 3°. E na lei nº 9.394, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional que mostra que os Cursos Livres passaram a integrar a Educação Profissional, veja mais aqui;

3. Você poderá utilizar o Certificado de Conclusão de Curso para completar horas em atividades extra-curriculares exigidas em faculdades, contar como atividades em concursos públicos ou simplesmente constar em seu currículo.

4. Se você já tem conhecimento sobre um assunto e precisa de um certificado para comprová-lo, basta clicar em Solicitar a Prova. (Não há necessidade de fazer a leitura do curso para prestar a prova de suficiência.)

CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE GRÁTIS

Curso de Linux básico Grátis | Porque Fazer?

Curso de Linux básico

O Curso de Introdução ao Linux foi totalmente pensado para os profissionais e estudantes que desejam aprender sobre o Linux do Zero.

Veremos neste presente curso que o Linux é o nome utilizado para se referir aos sistemas operacionais livres. Ele foi desenvolvido pelo programador Linus Torvalds, que se inspirou no sistema Minix.

Definimos o Linux como um software livre, o seu código fonte está totalmente disponível sob a licença GPL, para que qualquer pessoa possa modificá-lo e utilizá-lo livremente, desde que esteja de acordo com os termos da licença.

Indicado este curso para os usuários intermediários de computadores e internet, para os que desejam uma alternativa aos sistemas operacionais pagos e para estudantes e acadêmicos da área de informática.

Continue a sua leitura neste artigo, abordaremos todo o conteúdo programático.

Se ao final da sua leitura você venha a se interessar pelo curso, se inscreva e comece a estudar conosco.

Introdução ao Software Livre

Nesta primeira parte do Curso de Linux Básico você verá que o conceito do Software livre é focado na ética e seus objetivos vão fornecer ao usuário uma liberdade de controle e da alteração na execução. Ele concede liberdade social para a cooperação ativa com todos os usuários e desenvolvedores.

A FSF, Free Software Foundation, é a criadora do conceito. A sua filosofia apoia-se na liberdade de expressão e não foca nos lucros.

O que é o sistema GNU / Linux?

Ele é um sistema operacional Unix-like baseado no GNU e no kernel Linux, e como qualquer sistema operacional ele vai manejar o hardware do computador e possibilitar a execução de outros programas.

Distribuições Linux

Dentro do programa cada distribuição terá a sua característica própria, e atenderá as necessidades de seus usuários, tais como o sistema de instalação, o objetivo, a localização de programas, nomes de arquivos de configuração, etc.

A escolha de uma distribuição será totalmente pessoal e dependerá das suas necessidades e finalidades de cada um.

Atualmente existem centenas de distribuições Linux, porém, como tudo na vida, algumas se destacaram. Algumas distribuições bastante conhecidas e destacadas nos dias de hoje são: Slackware, Debian, Red Hat, Fedora, Mandriva, Suse, Ubuntu e Kurumin, todas usando o SO Linux como kernel principal.

Dispositivos e Sistemas operacionais

Dispositivos e Sistemas operacionais

Abordaremos nesta unidade do Curso de Linux Básico os seguintes tópicos: Dispositivos de Entrada e Saída, Sistema Operacional, Sistema de arquivos e Dispositivos Linux Dispositivos Windows.

Introdução ao Linux | Curso de Linux básico

Antigamente o Linux vinha sendo utilizado como um servidor por conta de sua estabilidade, performance e segurança, porém há alguns anos esta história mudou e começou a surgir as seguintes perguntas: Porque apenas servidores? E se eu quiser um sistema operacional Livre, Poderoso e Seguro para usar em minha casa para minhas atividades do dia a dia?

A partir dessas perguntas, motivou os desenvolvedores da comunidade Linux espalhados pelo mundo inteiro para começarem a desenvolver aplicações em modo gráfico de forma a tornar o Linux o mais usual possível para Desktops.

Utilizando o APT

Nesta última parte do Curso de Linux Básico você verá o que é APT?

Definimos o APT, Advanced Packaging Tool, como um conjunto de ferramentas que foram desenvolvidas pela Debian com o objetivo de gerenciar os pacotes de uma distribuição Linux da forma mais automatizada possível.

E se você leu até aqui, o que acha de melhorar o seu conhecimento e o seu currículo? Vem acesse o curso e seja mais um aluno do Certificado Cursos Online.

Te esperamos.

CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE GRÁTIS

Capa do Curso de Linux Básico

Detalhes do Curso

  • Leituras 6
  • 226153
  • Duração 20 Horas
  • Nível de Habilidade Básico
  • Linguagem Português
  • Alunos 3284
  • Certificado R$49,90
  • Critérios de avaliação Sim

    2 Comentários

  1. Pedro Humberto Silva
    22/01/2020
    Responder

    Curso totalmente dinâmico onde o Linux será para mim o mundo das oportunidades e crescimento na área de informática.

  2. Adilar Ribeiro Maia
    18/07/2019
    Responder

    Curso muito bom estou fazendo e tem bastante informação que não sabia sobre o linux alguns comando básicos que pra mim é novo show

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *