Curso de NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Prensas e Similares

CAPA DO CURSO NR 12-SEGURANÇA NO TRABALHO EM PRENSAS E SIMILARES

Curso de NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Prensas e Similares GRÁTIS – 50 HORAS

O nosso Curso NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Prensas e Similares é Grátis, Online e conta com *Certificado opcional válido em todo Brasil.

O Certificado do Curso de NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Prensas e Similares, do nosso portal é válido somente para:

  • Horas extracurriculares;
  • Enriquecer o seu currículo;

O nosso curso livre da norma NR 12, de nível básico, tem caráter meramente informativo, portanto, não é um treinamento profissionalizante de formação técnica.

Assim sendo, a mera participação, como a posse do certificado de conclusão de leitura do presente curso online da norma NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Prensas e Similares, não garante ao aluno o direito de exercer qualquer atividade na área.

Ao assinar o curso online grátis da norma NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Prensas e Similares, o aluno confirma que está de acordo com as informações.

Veja como é a frente do certificado de conclusão do Curso NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Prensas e Similares:

certificado de conclusão do Curso NR 12 Básico - Segurança no Trabalho em Prensas e Similares

OBS. Se seu objetivo com esse Curso NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Prensas e Similares é o certificado CLIQUE AQUI  e saiba mais.

CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE GRÁTIS

Conteúdo programático do Curso NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Prensas e Similares:

CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE GRÁTIS

Curso de NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Prensas e Similares Grátis | Porque Fazer?

Curso de NR 12 Básico - Segurança no Trabalho em Prensas e Similares

O Curso NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Prensas e Similares será abordado de forma fácil e clara sobre toda a teoria estabelecida por esta Norma. Ela visa a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

O nosso maior intuito é capacitar os alunos para que eles se tornem grandes profissionais, e consigam bons empregos no mercado de trabalho.

Indicamos este curso aos profissionais que buscam qualificação ou atualização nesta norma, além do público em geral que deseja aprender sobre o assunto.

Se você se interessa sobre esse assunto e gostaria de saber mais, continue neste artigo que abordaremos de forma clara todo o conteúdo programático.

Apresentação da Norma NR12

Nesta primeira parte do Curso NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Prensas e Similares tem a finalidade de apresentar sobre a segurança do trabalho em máquinas e equipamentos industriais.

Esta Norma Regulamentadora define as referências técnicas, princípios fundamentais e as medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

Cenário Brasileiro de Acidentes de Trabalho

Veremos aqui sobre o cenário brasileiro sobre os acidentes de trabalho, o Brasil ocupa uma posição nada agradável quando o assunto é acidentes de trabalho, o Brasil ocupa a 4ª posição global do ranking de acidentes com óbitos.

Estrutura da NR 12

A norma NR 12 é estruturada de uma forma que ela possa ser mais facilmente compreendida e aplicada. Neste curso iremos estudar principalmente os dezoito tópicos mais importantes e seus doze anexos.

Pontos Importantes da NR 12

Pontos Importantes da NR 12

Nesta unidade do Curso NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Prensas e Similares você verá que a NR 12 trata sobre a proteção do trabalhador durante o seu uso de máquinas e equipamentos e de várias características a elas associadas.

Abordaremos aqui alguns pontos importantes a serem comentados resumindo-se a cada tema.

Instalações e Dispositivos elétricos

Veremos aqui que as instalações elétricas das máquinas e equipamentos devem ser projetadas e mantidas de modo que previna os perigos de choque elétrico, incêndio, explosão e outros tipos de acidentes.

Sistemas de Segurança

Todas as zonas de perigo das máquinas e equipamentos devem possuir um sistema de segurança, que é caracterizado por proteções fixas, proteções móveis e dispositivos de segurança interligados, que irão garantir a proteção à saúde e à integridade física dos trabalhadores.

Dispositivos de Parada de Emergência

Nesta etapa do Curso NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Prensas e Similares você entenderá que as máquinas devem ser equipadas com um ou mais dispositivos de parada de emergência, para que elas possam evitar as situações de perigo latentes e existentes.

Meios de Acesso Permanentes

Meios de Acesso Permanentes

Todas máquinas e equipamentos deverão possuir acessos permanentemente fixados e seguros em todos os seus pontos de operação, abastecimento, inserção de matérias-primas e retirada de produtos trabalhados, preparação, manutenção e intervenção constante.

Aspectos Ergonômicos nos Trabalhos em Máquinas e Equipamentos

Abordaremos aqui que as máquinas e equipamentos devem ser projetadas, construídas e mantidas com observância aos seguintes aspectos que você estudará neste capítulo do Curso NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Prensas e Similares.

Manutenção, Inspeção, Preparação, Ajustes e Reparos

Você compreenderá aqui que as máquinas e os equipamentos devem ser submetidos à manutenção preventiva e corretiva, que deve seguir a forma e periodicidade determinada pelo fabricante, conforme as normas técnicas oficiais nacionais vigentes e, na falta destas, as normas técnicas internacionais.

Sinalização | Curso NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Prensas e Similares

Todas as máquinas e equipamentos devem possuir sinalização de segurança para advertir os trabalhadores e terceiros sobre os riscos a que eles estão expostos.

Procedimentos de trabalho e Segurança

Procedimentos de trabalho e Segurança

Nesta etapa do Curso NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Prensas e Similares você verá sobre os procedimentos de trabalho e segurança específicos, padronizados e com a descrição detalhada de cada tarefa com a análise de risco.

Capacitação

Todos os trabalhadores que estão envolvidos na operação, manutenção, inspeção em máquinas e equipamentos deverão receber a capacitação providenciada pelo empregador e compatível com suas funções dentro da empresa, e que aborde os riscos a que eles estão expostos e as medidas de proteção, tudo para prevenção de acidentes e doenças.

Prensas: Definição e Principais Tipos Existentes

As prensas são as máquinas utilizadas na conformação e corte de materiais diversos, o movimento do martelo é proveniente de um sistema hidráulico ou de um sistema mecânico, onde o movimento rotativo é transformado em linear através de sistemas de bielas, manivelas ou fusos.

Riscos de Acidente em Prensas Mecânicas Excêntricas De Engate Por Chaveta Ou Acoplamento 

As prensas excêntricas mecânicas de engate por chaveta têm como características o curso limitado, energia constante e força variável do martelo em função da altura de trabalho.

Prensas Mecânicas Excêntricas Com Freio/Embreagem (PMEFE)

Prensas Mecânicas Excêntricas Com Freio/Embreagem

Abordaremos nesta etapa do Curso NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Prensas e Similares que as prensas mecânicas excêntricas com freio/embreagem também têm como características o curso limitado, energia constante e força variável do martelo em função da altura de trabalho.

Prensas Hidráulicas (PH)

As prensas hidráulicas são normalmente utilizadas em operações de repuxo profundo. Elas têm as características de força constante em qualquer ponto do curso do martelo e possuem, geralmente, o corpo em forma de “H”, com duas ou quatro colunas, com mesa fixa ou regulável, horizontal ou inclinada, podendo ter inúmeras outras características adicionais, como duplo e triplo efeito.

Martelo Pneumático

Veremos aqui que o martelo pneumático é usado para o forjamento de peças.

Martelo de Queda

O princípio de funcionamento do martelo de queda consiste de um conjunto de elementos formados por estrutura de aço. E aqui abordaremos por completo sobre este assunto.

Dobradeira Ou Prensa Viradeira

Dobradeira Ou Prensa Viradeira

Neste tópico do Curso NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Prensas e Similares veremos que os tipos mais comuns de dobradeira possuem acionamento hidráulico que é através de cilindros e acionamento mecânico através de freio/embreagem e engate por chaveta.

Dispositivos de Parada de Emergência e Outros Comandos de Monitoramento e Parada

Veremos aqui que esses dispositivos, geralmente são na forma de botões tipo cogumelo na cor vermelha, devem ser colocados em local visível na máquina ou próximo dela, sempre ao alcance do operador e que, quando acionados, tem a finalidade de estancar o movimento da máquina, desabilitando seu comando.

Categorias de Riscos

Nesta última unidade do Curso NR 12 Básico – Segurança no Trabalho em Prensas e Similares abordaremos sobre a categorias de riscos, elas representam uma classificação de aspectos de segurança de um sistema de controle, que irá se referir à capacidade de uma equipamento de produção em resistir à falhas durante o seu desempenho.

E se você leu até aqui, o que acha de melhorar o seu conhecimento e o seu currículo? Vem acesse o curso e seja mais um aluno do Certificado cursos online.

Te esperamos.

CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE GRÁTIS

CAPA DO CURSO NR 12-SEGURANÇA NO TRABALHO EM PRENSAS E SIMILARES

Detalhes do Curso

  • Leituras 41
  • 338210
  • Duração 50 Horas
  • Nível de Habilidade Básico
  • Linguagem Português
  • Alunos 715
  • Certificado R$49.90
  • Critérios de avaliação Sim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *