in

A importância do brechó de luxo para sustentabilidade

A importância do brechó de luxo para sustentabilidade

A tendência dos brechós tem se tornado cada vez mais forte e tem conquistado muitos adeptos. Eles ajudam a unir qualidade, preço acessível e sustentabilidade, tudo em um único lugar.

O período de pandemia ajudou esse mercado a se fortalecer ainda mais, e hoje em dia é muito mais comum encontrar um brechó de qualidade à disposição. E essa tendência trouxe um segmento muito especial consigo: o brechó de luxo.

Brechós especializados em vender peças únicas e luxuosas por um valor muito mais acessível. Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre essa tendência e o quanto os brechós de luxo tem contribuído para a sustentabilidade.

O que é sustentabilidade?

O conceito de sustentabilidade está relacionado ao desenvolvimento sustentável no planeta, ou seja, um conjunto de atitudes e ideias que visam a preservação dos recursos naturais e são consideradas ecologicamente corretas e justas socialmente. 

Este conceito vem se difundindo ao longo dos anos devido a necessidade de repensar o uso dos recursos renováveis e não renováveis da natureza, visto que alguns efeitos adversos já têm se manifestado. Portanto, a sustentabilidade deixou de ser apenas uma escolha e se tornou uma verdadeira necessidade.

Como os brechós de luxo contribuem com a sustentabilidade?

O conceito de brechó de luxo e a crescente desse mercado valoriza muito a sustentabilidade, justamente por permitir o reuso em vez do descarte das peças já produzidas pela indústria têxtil.

Você sabia que são gastos mais de 5 mil litros de água na produção de uma única peça jeans? E que são necessários de 7 a 29 mil litros de água para cultivar apenas um quilo de fibra de algodão? Uma única camiseta consome, em média, 2 quilos de combustíveis fósseis, além de 3 mil litros de água.

Esses números são apenas um panorama geral de como a indústria têxtil consome esses recursos e o quanto é urgente repensar esse consumo e desenvolver estratégias de economia e reuso.

A reutilização das peças, além de gerar economia desses recursos, contribui com a diminuição do descarte de tecidos e outras fibras utilizadas na fabricação dessas peças.

A decomposição de tecidos e fibras é mais longa do que se imagina

Os materiais usados na produção de roupas e acessórios causam um grande impacto na natureza quando descartados de forma inconsciente, sendo caracterizados como rejeitos, em vez de resíduo.

Resíduo são os materiais que sobram na confecção de determinados produtos e que podem ser reciclados ou reutilizados, ao passo que para os rejeitos não existe possibilidade de reaproveitamento.

Os tecidos e fibras descartados de forma comum, como rejeitos, são descartados em lixões e acabam impactando diretamente o meio ambiente, dado o tempo que levam para se decompor.

O tempo de decomposição é longo, e pode variar de acordo com os materiais utilizados como matéria prima. Veja a seguir alguns exemplos de materiais e quanto tempo levam para se decompor na natureza.

  • Tecidos de algodão: 10 a 20 anos
  • Nylon: 30 a 50 anos
  • Couro: 50 anos
  • Solados de borracha: 50 a 80 anos
  • Tecido sintético: 100 a 300 anos

Estes são apenas alguns exemplos dos materiais mais utilizados na indústria, mas não podemos nos esquecer que a comercialização desses produtos demanda uma grande quantidade de embalagens, e uma simples sacola plástica pode levar 20 anos para se decompor, enquanto plásticos mais resistentes podem levar até 400 anos.

A decomposição de tecidos e fibras é mais longa do que se imagina

Como posso contribuir com a sustentabilidade e a preservação do planeta?

Entender a seriedade do problema e o impacto que pequenas ações podem causar é o primeiro passo rumo à conscientização e à mudança de atitude. Podemos contribuir com a sustentabilidade do nosso planeta com simples atos que, se somados a outros, farão grande diferença no meio ambiente.

Compre de um brechó de luxo

Comprar peças em um brechó de luxo pode parecer algo simples, mas faz uma diferença enorme. Pense em quantos recursos foram investidos na produção de uma bolsa de luxo, por exemplo.

Ao comprar essa bolsa em um brechó de luxo, você evita que a indústria consuma ainda mais recursos para produzir uma nova, e ainda economiza ao adquirir o produto por um preço muito mais acessível.

O mesmo vale para roupas, calçados e todos os demais artigos de moda disponíveis nos brechós.

Converse com outras pessoas sobre a importância do brechó de luxo para sustentabilidade

A conscientização é um ato coletivo, e nossas pequenas ações podem incentivar outras pessoas.

Converse com seus amigos sobre a enorme contribuição dos brechós para a sustentabilidade e incentive-os a consumir produtos deste negócio. Assim, de pouco em pouco, um grande resultado será gerado no nosso planeta.

Agora que você sabe a importância do brechó de luxo para a sustentabilidade, que tal começar a procurar por esses empreendimentos na hora de fazer suas compras?

Sem dúvida você irá se surpreender com a qualidade e variedade de produtos que os brechós têm a oferecer. Consumindo de um brechó de luxo, o seu bolso agradece e o planeta terra também!

Escrito por Certificado Cursos Online

A Certificado Cursos Online, fundada em 2017, é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos livres de qualificação profissional, tanto gratuitos quanto pagos. Legalizados conforme a legislação educacional brasileira, nossos cursos são acessíveis e focam no aperfeiçoamento profissional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que a melhoria contínua é a chave para o sucesso.

5 profissões promissoras para quem quer trabalhar com carros

5 profissões promissoras para quem quer trabalhar com carros

Saiba 7 cursos para se destacar no mercado de trabalho

Saiba 7 cursos para se destacar no mercado de trabalho