in

5 profissões promissoras para quem quer trabalhar com carros

5 profissões promissoras para quem quer trabalhar com carros

Você quer conhecer algumas profissões promissoras para quem quer trabalhar com carros usados ou novos?

Se você é apaixonado por automóveis e deseja ter uma carreira longa e lucrativa na área, então precisa conhecer quais são os trabalhos que têm um futuro mais duradouro e promissor dentro do setor automobilístico.

Afinal, dessa forma, será possível criar essa carreira que você tanto deseja.

Hoje em dia, é fato que o mercado de automóveis no Brasil passa por uma crise grave. Além da pandemia do novo coronavírus, que cortou as vendas em 26% em 2020, nós vimos um descontrole do dólar e da inflação em 2021, levando o país a um aumento significativo no preço dos carros, baixa produção e poucas vendas.

O resultado é um aumento na procura de usados, mas mesmo eles começam a encarecer.

No entanto, esse é um cenário que deve levar algum tempo para passar, mas é temporário. A tendência é que as coisas voltem ao normal em breve.

Portanto, é vital conhecer algumas profissões promissoras para quem quer trabalhar com carros no futuro próximo. Siga a leitura para entender quais são!

5 profissões promissoras para quem quer trabalhar com carros

1. Designer

Uma das mais promissoras profissões para quem pretende trabalhar com carros é a de designer. Afinal de contas, estamos vivendo uma época de muitas mudanças no setor, o que costuma ser acompanhado do lançamento de novos produtos.

1. Designer

No curto prazo, as montadoras estão trabalhando na criação de novos modelos para as suas linhas elétricas e também para superar a crise atual do segmento. Portanto, novos designers se tornam mais e mais importantes.

No médio e longo prazo, esses profissionais serão os responsáveis pela criação visual de uma nova frota de veículos, dando início a tendências e criações que durarão muitos anos ainda.

Portanto, esse é um momento de ouro para designers de automóveis, pois terão o poder de influenciar gerações e gerações que usarão os automóveis criados com base nas tendências desenvolvidas hoje.

2. Mecânico de elétricos

Os automóveis elétricos são o grande futuro do setor automobilístico. Disso, ninguém duvida. Basta ver como alguns países até já determinaram datas para que os automóveis a combustão deixem de ser vendidos, forçando as empresas a criarem linhas para esses tipos de veículos.

Assim, no curto e médio prazo, uma demanda enorme por pessoas com conhecimento em mecânica de carros elétricos será necessária. Isso acontecerá porque veículos eletrificados têm um funcionamento diferente daquele dos automóveis a combustão.

Portanto, se você tiver a oportunidade de fazer um curso ou uma formação especializada na mecânica de automóveis elétricos, será algo muito positivo para o seu futuro profissional (especialmente porque o carro elétrico apresenta riscos totalmente novos ao mecânico).

3. Engenheiro de IA

Você já deve ter notado que uma das tendências do mercado automotivo para o futuro são os veículos autônomos, que se dirigem sozinhos.

Esses carros são controlados por conta própria, movidos por algoritmos de Inteligência Artificial capazes de reconhecer ruas, vias, carros e outros elementos, além de entender as regras de trânsito e como respeitá-las.

Assim, profissionais engenheiros de Inteligência Artificial, programadores com grande conhecimento no assunto, são necessários para todas as montadoras que pretendem ter um sistema desses em seus veículos — e todas querem.

Até empresas que não são da área, como o Google, estão investindo na tentativa de desenvolver o primeiro carro que “anda sozinho”.

3. Engenheiro de IA

Tanto é assim que muitos aplicativos de transporte, como o Uber, já desenvolvem soluções para permitir que os automóveis autônomos possam “trabalhar” levando passageiros para os usuários enquanto seus donos não estão usando o veículo.

4. Engenheiro de Combustível

Os carros elétricos estão se popularizando porque os automóveis são alguns dos principais poluidores do planeta. Portanto, a preocupação energética no segmento é alta.

Assim, engenheiros de combustíveis, os profissionais que devem trabalhar para aumentar a eficiência energética dos automóveis, estão entre as profissões promissoras do futuro.

Sim, a ideia é que os carros a combustão deixem de ser vendidos em breve, mas isso não significa que pararemos de usar combustíveis para diversas coisas — especialmente para veículos que não são de uso pessoal.

5. Especialista em infraestrutura

Por fim, vale lembrar que os carros elétricos exigem uma infraestrutura para funcionar. Isso inclui postos de abastecimento novos, ajustes nas casas e prédios e muito mais. 

Portanto, os profissionais responsáveis por adaptar as nossas cidades e casas para receber os carros elétricos estarão entre os nomes em alta demanda no futuro próximo.

Em alguns casos, sem dúvidas, faltará gente para tanto trabalho. Imagine adaptar o Brasil inteiro para poder receber os carros elétricos!

Pronto! Essas são as principais profissões promissoras para quem quer trabalhar com carros usados ou novos no futuro próximo, além de ter uma carreira para o médio e longo prazo.

Como deu para ver, o setor já está passando por uma transição tecnológica significativa, o que mudará bastante o seu cenário, mas com muitas oportunidades para quem quer entrar no segmento.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Escrito por Certificado Cursos Online

A Certificado Cursos Online, fundada em 2017, é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos livres de qualificação profissional, tanto gratuitos quanto pagos. Legalizados conforme a legislação educacional brasileira, nossos cursos são acessíveis e focam no aperfeiçoamento profissional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que a melhoria contínua é a chave para o sucesso.

5 cursos rápidos para colaboradores de supermercados

5 cursos rápidos para colaboradores de supermercados

A importância do brechó de luxo para sustentabilidade

A importância do brechó de luxo para sustentabilidade