in , ,

Blog corporativo: como manter atualizado?

CTbR!hs8pXlhAy7lzBC4xjdh$s#q

O blog corporativo é justamente aquele tipo de ferramenta que todo empreendedor com a visão moderna acaba, mais cedo ou mais tarde, adquirindo, muito por conta da necessidade de possuir um meio de comunicação versátil e que possa ser constantemente atualizado.

Por essa mesma razão, todos os profissionais que trabalham na área de marketing e de vendas de uma companhia, ainda que essa seja uma empresa de segurança condomínio, devem ter os blogs sempre no seu horizonte de alternativas, sabendo quando usar.

Dessa forma, fazer uso dessa ferramenta será extremamente benéfico, desde que seja utilizado de forma estratégica, e que a sua utilização seja feita em vista de um posicionamento mais assertivo diante da concorrência e da respectiva clientela.

Assim, o blog pode servir como uma fachada luminoso para comércio, indicando o tipo de ambiente em que o consumidor está entrando, ao mesmo tempo que serve como um periódico, ou mesmo como um diário, para que se saiba qual o caminho percorrido.

Não é nem um pouco errado dizer que, adquirindo um blog, torna-se possível, tanto para o dono da empresa quanto para os consumidores, saber onde a companhia esteve, onde está agora e para que direção ela se encaminhará.

Em virtude disso, e para que seja possível dobrar até mesmo o número de vendas de um piso vinílico industrial na internet por meio dos blogs, será necessário abordar neste artigo o conceito por trás dessa estratégia, juntamente com as suas principais vantagens.

Além disso, será abordado um pouco a respeito da necessidade de atualizar sempre os blogs corporativos e, no final de tudo, será dado um passo a passo de como criar um.

Em que consiste um blog corporativo?

O blog corporativo consiste, no atual cenário do mercado digital, em uma versão de um blog que atua de forma condizente com os propósitos de uma companhia, onde o objetivo central é desenvolver a melhor comunicação possível com o seu público.

Dessa forma, esse espaço é bastante parecido com os sites corporativos, uma vez que representa exclusividade para os conteúdos da marca e trabalha com assuntos que são interessantes para o público e para a persona certa da organização.

Uma vez que a persona é justamente o modelo do tipo de cliente ideal que um negócio pode ter, é possível afirmar que até mesmo uma clínica de um veterinário nefrologista pode fazer bom uso de um blog bem estruturado.

A principal diferença que esse modelo de ferramenta possui em relação aos sites, no entanto, é o fato de que, ao contrário deles, os blogs foram criados para serem atualizados de forma constante e rotineira.

O conceito primordial da ideia de blog vem da concepção tida a respeito do uso de um diário, que precisa receber novas notas pontuais todos os dias.

Em que consiste um blog corporativo?

Além do mais, esse tipo de canal possibilita a criação de conteúdos bastante variados e extensos acerca de um tema específico e único, em uma série de postagens que faz uso dos textos, das imagens e até mesmo dos vídeos.

A critério de exemplo, é possível dizer que, quando se fala em site institucional, o que se está definindo é justamente um espaço virtual para uma comunicação ágil, concisa e que aborde o produto da companhia, a sua identidade, os valores e outras questões afins.

Mas, apesar de tudo isso, ele sempre vai estar moldado naquele modelo de uma página extremamente engessada, estática e pouco atualizada.

Se for para vender os serviços de montador de guarda roupa, por exemplo, seria necessário algo mais dinâmico.

Da mesma maneira, o site proporciona canais de contato. O objetivo dele é levar o cliente à decisão final de aquisição dos serviços ou à compra.

Já o blog, por sua vez, é um complemento que oferece ao indivíduo mais possibilidades com outros propósitos.

Nessa ferramenta mais personalizável, a instituição poderá explicar sobre o que trata o seu propósito, qual a função principal dos seus produtos e serviços, os diferenciais de cada um deles, as melhores opções para quem busca aquele tipo de solução naquele momento.

Aliás, também é muito comum encontrar dicas extremamente úteis, bem como outras pautas que sejam associadas ao nicho em questão, e que sejam do interesse do público.

Dessa forma, torna-se possível trabalhar assuntos análogos, ou até mesmo outros que sejam simplesmente convenientes àquilo que se está vendendo, de forma a educar e a preparar os visitantes para acessar o site e, finalmente, realizar a compra final.

Por esse motivo, o uso dos blogs é totalmente fundamental em uma tática de marketing digital, uma vez que eles consistem em uma estratégia que não demora muito tempo para ser implementada.

Além disso, a prática nem mesmo requer investimentos de grande porte, sendo, por essa razão, bastante atraente para os gestores que estão em busca de resultados.

Junto a isso, esse canal pode ser utilizado, inclusive, dentro do funil de vendas para ajudar as pessoas em cada uma das etapas. 

Por que o blog sempre deve estar atualizado?

Essa é uma necessidade básica e preliminar para o uso dessa ferramenta. Ao supor, por exemplo, que um possível cliente visite a página em janeiro do ano de 2022 e, por uma grande infelicidade, a última postagem tenha sido feita três anos atrás, ele não ficará.

Mesmo que o assunto de um blog comercial seja tão simples quanto o tema da lavagem de poltrona, não se pode ser ingênuo o suficiente ao ponto de achar que os consumidores não terão aquele senso de perceber que um conteúdo está obsoleto e ultrapassado demais.

Ainda que uma pessoa entre e encontre um conteúdo que tenha sido postado na semana anterior, já é possível ter a certeza de que, em algum lugar, já existe gente falando sobre as mesmas coisas e, caso exista alguma superioridade, a concorrência ganhará o cliente.

Se esse mesmo indivíduo entrar no dia seguinte e a página ainda estiver desatualizada, é provável que ele não volte nunca mais.

Um conteúdo atualizado e revisado de forma eficiente gera mais confiança do público, de forma que ele vai saber que pode voltar à mesma página e encontrar peças novas e de qualidade de ponta.

Por essa razão, essa mesma página que for considerada digna dessa forma será igualmente merecedora não só de ser guardada na memória, mas também na própria aba dos favoritos.

De forma que a atividade consistente possui o poder de passar a imagem de que o negócio é verdadeiramente ativo e engajado, e ainda agrega mais oportunidades para os novos clientes que chegam até o blog.

Assim, quando essa ferramenta é usada da forma correta e é devida e periodicamente atualizada, a empresa facilmente poderá:

  1. Otimizar a criação de relacionamentos;
  2. Aumentar a visibilidade;
  3. Fazer alinhamento com as mídias digitais;
  4. Se diferenciar da concorrência.

Por que o blog sempre deve estar atualizado?

São muitas as coisas que são ditas a respeito da importância das mídias digitais para as empresas. Elas são uma maneira extremamente eficiente para a realização dos contatos com o público, para a disseminação da marca, e para as pesquisas de mercado.

O seu crescimento certamente tirou uma parcela do espaço dos blogs para companhias corporativas. Porém, apesar disso, elas não o substituíram, pois da mesma forma que um kit shimano altus 24v pode ser vendido e falado nas mídias, também se vende no blog.

Dispor de um blog para uma corporação ainda tem benefícios bastante significativos. E explorar essas vantagens é o objetivo número um de quem está se propondo a manter a sua página sempre atualizada, e é o próximo assunto a ser abordado abaixo.

Vantagens de ter um blog corporativo

Existem muitas coisas que podem ser citadas a respeito do uso dos blogs corporativos, mas, para que se estabeleçam quatro critérios fundamentais, é possível dizer que um blog:

  1. Otimiza o engajamento com o público-alvo;
  2. Proporciona mais credibilidade;
  3. Alcança um melhor posicionamento no Google;
  4. Pode ser feito por qualquer pessoa.

Até mesmo os empreendedores de primeira viagem podem se beneficiar dessa ferramenta, desde que se preparem da forma adequada para criá-la do zero.

Dicas de como criar um blog para os negócios

Enfim, e para que até mesmo um nicho de banheiro com moldura possa ser bem vendido no meio digital, é necessário que os empreendedores saibam que, para criar um blog do zero, é preciso:

  1. Planejar a estratégia;
  2. Determinar a plataforma;
  3. Escolher o domínio;
  4. Definir um tema;
  5. Construir o layout;
  6. Baixar os plugins;
  7. Estipular os assuntos;
  8. Construir os textos;
  9. Aplicar tudo.

Através da observância fiel de cada um desses passos, será possível enveredar por um caminho de sucesso no empreendedorismo digital.

Considerações finais

O marketing feito na internet nos tempos de hoje possui diversas particularidades que antes eram impensáveis.

Dessa forma, conhecer o conceito, o funcionamento, as vantagens e as dicas para criar um blog é fundamental para alcançar o sucesso desejado.

Escrito por Certificado Cursos Online

A Certificado Cursos Online, fundada em 2017, é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos livres de qualificação profissional, tanto gratuitos quanto pagos. Legalizados conforme a legislação educacional brasileira, nossos cursos são acessíveis e focam no aperfeiçoamento profissional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que a melhoria contínua é a chave para o sucesso.

O que é e como fazer a trilha de aprendizagem

O que é e como fazer a trilha de aprendizagem

Autoridade Digital como destacar sua empresa na internet

Autoridade Digital: como destacar sua empresa na internet