in

O que é Plano de Negócios? Faça o Seu em Apenas 7 Passos!

o que é plano de negócios

Os termos “o que é plano de negócios”, “como fazer um plano de negócios”, “para que serve um plano de negócios”, “como fazer plano de negócios passo a passo nunca foram tão populares como hoje em dia.

Você pode pensar que já está tudo encaminhado para abrir seu próprio negócio. Porque finalmente você deu o primeiro passo para colocar sua ideia no papel, e está pronto para assumir esse desafio.

Mas calma, sem pressa! Como você montou esse planejamento? Foi apenas um rascunho básico? Tudo bem, este é um grande passo. No entanto, para realizar sua ideia, você precisa saber exatamente como fazer um plano de negócios. Você sabe como fazer isso?

No plano de negócios é onde fica toda a descrição de uma empresa, e o modelo que a apoiará. Por isso que é essencial saber o que é plano de negócios. Muitos empresários, e isso é característico desse perfil, tendem a ir diretamente para a parte prática.

Mas antes disso, você precisa gastar algum tempo fazendo o planejamento. Ou seja, execução é disciplina, e disciplina requer planejamento. Portanto, é essencial saber para que serve um plano de negócios e preparar o seu antes de anunciar sua nova empresa.

O que é Plano de Negócios? Faça o Seu em Apenas 7 Passos!

Em primeiro lugar, antes mesmo de buscar como fazer plano de negócios passo a passo, é preciso estabelecer o motivo da ideia de se tornar uma empresa. Então tente entender se o que você vai oferecer é importante na vida dos seus futuros clientes.

Essa é a maneira mais eficiente de iniciar um plano de negócios: confirmar que sua ideia é realmente necessária para um público específico. De fato, a validação é uma das principais vantagens de se saber como fazer um plano de negócios.

Portanto, no artigo de hoje veremos:

  • O que é plano de negócios?
  • Para que serve um plano de negócios?
  • Porque fazer um plano de negócios?
  • Como fazer plano de negócios passo a passo!
  • Qual é o principal objetivo do plano de negócios?
  • Qual a importância desse planejamento?
  • Quais as vantagens de um plano de negócios?

o que é plano de negócios

O que é Plano de Negócios?

Plano de negócios, conhecido também como plano empresarial, é uma declaração que descreve na forma escrita, uma empresa que se quer abrir ou que já está em atuação. Essa é a explicação mais básica sobre o que é plano de negócios.

Para que o seu negócio seja o que você sempre sonhou, é preciso aprender a elaborar e saber para que serve um plano de negócios. Mas antes de começar a pôr isso em prática, você precisa conhecer o fundamento deste documento.

O plano de negócios é o onde fica todo o planejamento dos seus negócios. Ou seja, todos os objetivos e estratégias que devem ser adotados para alcançá-los. Portanto, saber como fazer um plano de negócios pode fazer toda a diferença.

Com ele, você pode acompanhar diversas áreas do seu setor. Assim você pode mapear a melhor maneira de realizar suas tarefas e resolver seus problemas. No entanto, você deve ter um pouco de cuidado quando for preparar seu plano de negócios.

Porque ele vai além de só uma combinação de ideias, deve incluir uma análise de mercado para a criação e desenvolvimento da empresa. Bom, agora sabemos melhor o que é plano de negócios, mas para que ele serve? Iremos ver a resposta dessa pergunta no tópico a seguir.

Para que Serve um Plano de Negócios?

Acima vimos melhor o que é plano de negócios, então podemos prosseguir. É preciso ter em mente que o plano de negócios não pode prever como será o futuro da sua empresa. 

Portanto, a ideia não é prever antecipadamente todas as etapas do seu negócio, mas sim delinear as orientações gerais. Elas mostrarão onde você está, onde quer chegar, e mais, como chegar lá. Então saber como fazer um plano de negócios é fundamental para sua empresa.

Um plano de negócios servirá como um guia e também pode facilitar sua vida cotidiana. Ou seja, como você já definiu suas estratégias antes de começar o trabalho, será mais fácil descobrir o que deve ser feito e quais decisões são as melhores.

Obviamente, na vida real tudo pode acontecer de forma diferente, ou em um momento distinto do planejado no plano de negócios. Mas não se preocupe, a seguir vou te passar como fazer plano de negócios passo a passo.

Mas como você já sabe para onde quer ir, basta adaptar suas estratégias para concretizar seus objetivos. Agora que entendemos melhor para que serve um plano de negócios, vamos ao próximo tópico.

o que é um plano de negócios 02

Porque Fazer um Plano de Negócios?

Hoje em dia, existem diversos modelos predefinidos de planos de negócios na Internet, e até em livrarias. No entanto, o mais recomendado é criar seu próprio plano de negócios, personalizado e com base na sua realidade.

Ainda mais, um bom plano de negócios é atualizado com frequência e pode ser ajustado de acordo com o seu crescimento. Portanto é de extrema importância para o empreendedor saber o que é plano de negócios.

Seu plano será útil de várias maneiras e, embora algumas delas não possam ser previstas, aqui estão algumas delas:

  • Primeiramente, o plano identificará e se concentrará no seu objetivo, usando as informações e análises corretas;
  • Você pode utilizá-lo como uma forma de promover sua empresa para bancos e investidores;
  • Um plano de negócios bem feito pode preencher lacunas ou deficiências no planejamento, permitindo uma intervenção a tempo;
  • Você pode usar o plano para obter opiniões e conselhos de outras pessoas, que podem dar o conselho que você precisava para ter sucesso. O indicado é solicitar a opinião de investidores, banqueiros, familiares, mentores, advogados e outras empresas.

Portanto, se você quer ser um empresário de sucesso, saiba que é essencial saber como fazer um plano de negócios

Este documento é muito importante para as empresas, independentemente do tamanho ou nicho de mercado. Se você estava buscando para que serve um plano de negócios, essa parte também pode te ajudar.

Como Fazer Plano de Negócios Passo a Passo!

Bom, agora você deve ter entendido melhor a importância do plano de negócios para sua empresa, certo? Então chegou a hora de realmente conhecer o passo a passo inicial de como fazer o seu. Mas nunca tente fazê-lo sem antes saber o que é plano de negócios.

Para elaborar o plano de negócios da sua empresa, você precisa seguir 7 etapas: sumário executivo, análise de mercado, planejamento triplo, produtos e serviços, segmentação de clientes, plano de marketing e seu plano financeiro.

Abaixo estão todos os detalhes de como fazer plano de negócios passo a passo e quais informações cada parte deve conter:

  • Passo 1: Sumário executivo;
  • Passo 2: Análise de mercado;
  • Passo 3: Planejamento triplo;
  • Passo 4: Produtos e serviços;
  • Passo 5: Segmentação de clientes;
  • Passo 6: Plano de marketing;
  • Passo 7: Faça seu plano financeiro.

como fazer plano de negócios passo a passo

Passo 1: Sumário Executivo

O sumário executivo deve ser a parte inicial do seu plano de negócios. Ou seja, nele você resume as principais informações da sua empresa. Daí a importância em se saber o que é plano de negócios.

Nessa etapa você deve incluir:

  • Descrição da sua empresa e seu diferencial no mercado;
  • Sua missão comercial;
  • Perfil dos funcionários: se você está recrutando, isso o ajudará no processo de seleção!
  • Quais serão os serviços, produtos e seus principais benefícios;
  • Qual o perfil do seu cliente em potencial;
  • Forma jurídica;
  • Sua localização: se houver uma sede física;
  • Seu investimento total;
  • Tributação.

Fique tranquilo, quando se trata de como fazer um plano de negócios, não há necessidade de escrever um sumário muito longo! No entanto, ele deve ficar claro, porém breve. Seja criativo! É através dele que você atrairá a atenção e despertará o interesse dos clientes. 

Mas também é importante que seu documento transmita profissionalismo e seriedade. Ao final de todas as etapas da criação do seu plano de negócios, o indicado é revisar e atualizar o seu sumário. Então não deixe de buscar mais a fundo o que é plano de negócios e suas funções.

Passo 2: Análise de Mercado

A 2ª etapa sobre como fazer plano de negócios passo a passo. Você tem uma ideia de negócio, certo? Mas a pergunta que não quer calar: ela é viável? 

Nessa etapa sobre como fazer um plano de negócios, você precisa ter certeza de que a ideia que você quer investir vale a pena. Além disso, é com base na análise de mercado que uma empresa prepara seu plano de marketing.

A análise de mercado consiste principalmente em 5 etapas:

  • Clientes: Descubra quem comprará os serviços ou produtos oferecidos.
  • Fornecedores: Determine quem fornecerá produtos, recursos ou matérias-primas.
  • Concorrentes: Saiba quem são seus concorrentes, seus pontos fortes e fracos e como superá-los. 
  • Setor: Analise o setor em que sua empresa atua e suas perspectivas de desenvolvimento.
  • Segmento: Descubra em quais nichos de mercado sua empresa deve operar.

Passo 3: Planejamento Triplo

Outra etapa muito importante sobre o que é plano de negócios e como fazer o seu, é o planejamento triplo. Mas por que triplo? Porque você deve planejar três pontos da sua empresa: operações, finanças e marketing. 

Ainda mais, você deve planejar esses pontos com base em três níveis lógicos: tático, estratégico e operacional. 

É nessa parte que você percebe melhor para que serve um plano de negócios, assim pode preencher as seções como operações, finanças e marketing. Ou seja, essas seções devem funcionar em paralelo, no espírito de planejamento geral.

Por exemplo, se você decidir fazer anúncios no Facebook, isso mudará seu planejamento de marketing (marketing). 

Além disso, também afeta suas atividades do dia a dia e recursos humanos (operações) e, assim, suas despesas iniciais e operacionais (finanças). Essa é mais uma etapa essencial de como fazer plano de negócios passo a passo.

Passo 4: Produtos e Serviços

Como estamos falando sobre o que é plano de negócios e os passos para fazer o seu, essa etapa não podia ficar de fora. Seus serviços e produtos serão destacados em várias áreas do seu plano empresarial. 

Mas é essencial criar uma seção que descreva seus detalhes importantes, de forma que fique tudo claro no documento final. Quando o assunto é como fazer um plano de negócios, definir os detalhes do seu produto é fundamental.

Em outras palavras, se você vende vários produtos, pode colocar informações mais gerais para cada tipo de produto. 

Se você estiver vendendo apenas alguns itens, coloque informações mais detalhadas sobre cada item. Se sua questão era “para que serve um plano de negócios”, saiba que essa etapa de informações é uma de suas funções principais.

como fazer plano de negócios passo a passo 02

Passo 5: Segmentação de Clientes

A 5ª etapa de como fazer plano de negócios passo a passo. Seu cliente em potencial, também conhecido como mercado-alvo, deve ser o foco do seu plano de marketing. Para obter uma visão geral do seu cliente em potencial, é preciso descrever várias características específicas. 

Portanto, a segmentação de clientes geralmente inclui:

  • Qual a faixa etária;
  • Onde moram;
  • Padrões gerais de comportamento;
  • Qual seu nível educacional;
  • O que fazem no tempo livre;
  • Quais tecnologias usam;
  • Onde trabalham;
  • Em que áreas trabalham;
  • Sua faixa de renda;
  • Suas crenças, valores e opiniões.

Essas informações variam de acordo com o que você está vendendo. Mas sabendo exatamente o que é plano de negócios, essa etapa será bem mais fácil. 

No entanto, elas devem ser específicas o suficiente para deixar claro quem são seus clientes. A dica é pensar por que você tomou essas decisões. Ou seja, tudo com base em quem são seus clientes e do que eles precisam.

Passo 6: Plano de Marketing

Essa parte é muito importante sobre como fazer um plano de negócios. Após concluir as etapas anteriores, já teremos o necessário para desenvolver um plano de marketing. Ou seja, é por meio desse plano que a empresa determinará como fará seu marketing, e seus 5 Ps:

  • Produto: O que pretende vender e seus diferenciais;
  • Preço: O custo final, levando em consideração fatores externos e internos;
  • Praça: O local ou locais onde sua empresa vai operar;
  • Promoção: Como a empresa anunciará e promoverá seus produtos ou serviços;
  • Pessoas: Como a empresa vai atender os clientes, colaboradores e partes interessadas.

Na etapa do plano de marketing, você também deve determinar sua proposta de valor e o segmento de clientes. Ainda mais, seus meios de distribuição, relacionamentos, recursos, receitas e despesas, além das principais atividades.

Passo 7: Faça Seu Plano Financeiro

Nosso último tópico sobre como fazer plano de negócios passo a passo. Depois de saber o que é plano de negócios e concluir todas as etapas acima, é hora de identificar os investimentos necessários para iniciar seu negócio. 

Os custos iniciais, valores fixos e custos variáveis ​​de toda a estrutura devem ser estimados. Do mesmo modo, quando se trata de como fazer um plano de negócios, você deve considerar todo o investimento inicial, que levará em consideração os seguintes aspectos:

  • Investimento total;
  • Capital de giro;
  • Investimentos estimados em ativos fixos;
  • Custo estimado de matérias-primas ou produtos;
  • Renda mensal estimada;
  • Demonstração do resultado (DRE);
  • Estimativa de custos com mão de obra;
  • Eficiência econômica;
  • Ponto de equilíbrio;
  • Rentabilidade;
  • Tempo para o retorno do investimento (ROI).

Estes são apenas alguns dos pontos finais sobre como fazer um plano de negócios. Depois de identificar todos esses aspectos, é essencial avaliar se a empresa terá potencial de crescimento. Assim você terá muito mais segurança para fazer seus investimentos na empresa.

Como fazer um plano de negócios

Qual é o Principal Objetivo do Plano de Negócios?

Bom, agora você sabe melhor o que é plano de negócios, certo? Mas qual seu objetivo? O plano de negócios é usado para auxiliar no processo de planejamento da empresa. Ou seja, é muito importante entender claramente quais são os seus objetivos.

Portanto, ele serve para atingir os seguintes objetivos da empresa:

  • Analisar a viabilidade do negócio: Com base em um plano de negócios, é obtida uma análise da sua viabilidade econômica, que mostra se a sua ideia é economicamente viável ou não. Essa etapa é essencial, porque garantirá a segurança do empreendedor em relação ao início do seu negócio;
  • Conduzir a estratégia da empresa: O empresário poderá estabelecer planos táticos e operacionais para sua empresa;
  • Atrair recursos financeiros: Bancos, fundos de investimento e investidores geralmente solicitam um plano de negócios para fazer uma análise sobre a empresa. Assim decidem sobre o fornecimento de recursos financeiros.

A busca sobre como fazer um plano de negócios é mais comum entre empresas em um estágio inicial. Mas a decisão sobre quando implementá-lo se concentra no objetivo que deve ser alcançado. 

Além disso, também pode ser implementado quando há a necessidade de fazer mudanças estratégicas afim de obter melhores resultados. Por isso muitos tem buscado como fazer plano de negócios passo a passo.

Ou seja, o plano de negócios pode ser aplicado em qualquer estágio do desenvolvimento da empresa. Se você se perguntava para que serve um plano de negócios, conhecendo seu objetivo fica mais fácil entender essa parte.

Qual a Importância Desse Planejamento?

Agora que você já sabe o que é plano de negócios, e conhece melhor o seu objetivo, fica mais fácil entender sua importância nos negócios.

Mesmo se você for um especialista no desenvolvimento de um plano de negócios, vale ressaltar que nenhum risco acaba com sua criação. No entanto, a grande vantagem desse planejamento é sempre evitar erros, fazendo com que você tome melhores decisões.

Além disso, podemos dizer que elaborar um plano de negócios pode te ajudar a:

  • Organizar suas ideias para iniciar um novo negócio;
  • Expandir seus negócios no setor em que atua;
  • Gerenciar estrategicamente seus negócios;
  • Facilitar a comunicação entre administradores, funcionários e clientes;
  • Atrair mais recursos para o desenvolvimento da empresa.

Nossa, minha empresa vai ter todos esses benefícios! Eu preciso saber como fazer um plano de negócios agora mesmo! Sim, eu concordo! Ainda mais, não são só esses benefícios, ao elaborar seu próprio plano de negócios você terá muitas outras vantagens. É sobre isso que vamos falar no tópico a seguir.

para que serve um plano de negócios

Quais as Vantagens de um Plano de Negócios?

O plano de negócios ajuda os empresários a compreenderem o que é necessário para desenvolver sua ideia. Com ele também é possível analisar seu potencial no mercado. Por isso é fundamental saber o que é plano de negócios.

Assim você reduz drasticamente o risco de fazer um mau investimento. Acima de tudo, um plano de negócios pode ser utilizado como uma forma de comparação em sua implementação. Daí a importância em se saber como fazer plano de negócios passo a passo.

Ainda mais, dessa forma é possível verificar se os resultados estão alinhados com as previsões estabelecidas no seu plano. Portanto, se usado corretamente, o plano de negócios permite que você tome medidas administrativas mais rápido.

Ao saber o que é plano de negócios e como utilizá-lo, você pode:

  • Checar a viabilidade da sua ideia de negócio;
  • Apresentar com precisão os negócios da empresa;
  • Verificar as etapas estratégicas (quais serão as próximas etapas);
  • Atrair mais recursos financeiros;
  • Ganhar novos parceiros de negócios.

Saber como fazer um plano de negócios pode levar a empresa a um caminho mais seguro. Onde o responsável pode tomar melhores decisões com base em pesquisas consolidadas.

Conclusão

O plano de negócios é uma das estratégias mais importantes que toda empresa deve levar em consideração. Mas acredite: sua estrutura não é tão complexa como muitos pensam. Além disso, ele será muito útil para seu desenvolvimento e tomada de decisões.

Em suma, no artigo de hoje você viu o que é plano de negócios e como fazer plano de negócios passo a passo para sua empresa.  

Assim você pode colocar sua ideia em prática ou expandir seus negócios. Ao saber como fazer um plano de negócios, você vai saber como agir para alcançar os resultados desejados!

No entanto, quem mais vai utilizar o seu plano é você mesmo. Além disso, preparar um plano de negócios é algo que exige comprometimento, dedicação e pesquisa. Fatores essenciais para o sucesso de uma empresa. 

Ao explorar e entender para que serve um plano de negócios, conhecer seu mercado, seus concorrentes e seus clientes, você estará mais do que pronto para liderar um negócio de sucesso! 

Saiba mais sobre plano de negócios  conhecendo nosso curso de plano de negócios CLICANDO AQUI.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

O que é eletricidade

O que é eletricidade? Entenda tudo [2021]

como vender no mercado livre

Como Vender no Mercado Livre | O SEGREDO [2021]