in ,

Passo a passo para criar um calendário editorial para Instagram

Passo a passo para criar um calendário editorial para Instagram

A criação de um calendário editorial para profissionais de marketing digital lidarem com suas tarefas é uma ótima maneira de aumentar a visibilidade online de um negócio.

Nessa estratégia, fazer a publicação dos conteúdos seguindo um calendário editorial ajuda a aumentar uma série de métricas importantes.

Um calendário editorial mostra que não basta apenas publicar qualquer conteúdo, é necessário ter um plano muito bom, incluindo personas, métricas e objetivos, para alcançar o sucesso.

Para ajudar os leitores a entenderem mais sobre calendário editorial, o artigo a seguir explicará o passo a passo para criar um, os benefícios de usá-lo e a importância.

Como criar um calendário editorial?

Siga as dicas apresentadas abaixo para aprender o passo a passo de como criar um calendário editorial para o seu negócio no Instagram, seja ele de vendas de saco de ráfia laminado ou qualquer outra coisa.

1. Entenda o mercado que o negócio está

Esse passo inicial é o ponto de partida para saber quais oportunidades de desenvolvimento de conteúdo precisam ser adicionadas no calendário editorial do Instagram.

Mas, para fazer isso é necessário manter a clareza sobre o grupo de pessoas que podem se interessar pelas soluções e quais os problemas o negócio pode resolver.

Com essa análise, se torna possível criar um esboço com temas relevantes que podem ser trabalhados nas páginas do Instagram da marca.

Nesse primeiro passo também é válido fazer o mapeamento das sazonalidades importantes do negócio, assim as tendências do momento podem ser aproveitadas.

2. Conheça bem a persona

Para uma empresa fabricante de uniforme de trabalho feminino nem sempre é fácil ter boas ideias para produzir conteúdos.

Na hora de realizar essa tarefa muitas pessoas levam horas e horas para pensar no que seria interessante trabalhar, mas não pensam na audiência sendo a resposta para isso.

Independente da estratégia de marketing usada, ela precisa ter o foco em uma persona, isso garante que as ações sejam mais assertivas para o público que a empresa busca atingir.

É possível fazer vários tipos de pesquisas ataques de plataforma especializadas em entender melhor os assuntos que o público gosta e se interessa.

3. Saiba quais são as dúvidas dos clientes

Outro assunto que pode ser trabalhado na hora de montar um calendário editorial para Instagram são as dúvidas que os clientes e o público em geral tem.

Essas informações permitem esclarecer alguns pontos que precisam ser explicados para as pessoas, isso os ajuda a aumentar seu nível de consciência sobre as soluções que a empresa oferece.

Isso ajuda também a empresa a entender melhor todo o processo de decisão que leva o cliente até a compra, para que seja possível criar conteúdos que facilitem esse processo.

3. Saiba quais são as dúvidas dos clientes

4. Entenda a jornada da sua persona

Como mencionado anteriormente, é necessário conhecer cada uma das etapas que um lead passa antes de se tornar de fato um cliente.

Uma empresa despachante CNH suspensa, por exemplo, precisa avaliar várias informações sobre a persona antes de oferecer seus serviços a um público. 

No momento inicial essa persona pode não saber a diferença que o produto ou serviço certo pode fazer na qualidade do seu dia a dia.

Portanto, a empresa deve pensar em conteúdos que mostrem ao público o porquê deles precisarem das soluções que a empresa está oferecendo.

Depois que eles entenderem sobre as soluções é preciso mostrar as opções que a empresa tem e as mais indicadas para o caso do cliente em questão.

Somente depois de passar por essas etapas o cliente poderá tomar a decisão de fechar negócio com a empresa prestadora de serviços de limpeza ou não.

5. Mapeie os temas e planeje os conteúdos

Depois de seguir cada um dos passos mostrados será possível mapear os assuntos que podem despertar mais interesse entre os seguidores da rede social.

Faça a distribuição dos temas ao longo do ano e o mais indicado é postar conteúdos pelo menos uma vez ao dia. 

O calendário deve ter algumas informações como:

  • Assunto dos conteúdos;
  • Formato do post;
  • Data e horário das publicações;
  • Problemas que ele soluciona;
  • Tipo de Call to action (chamado para a ação).

É possível ainda fazer vários posts com o mesmo tema como um tipo de teste, para saber quais formatos fazem mais sucesso com os seguidores.

Além de saber isso é essencial ficar de olho nas novidades que o mercado apresenta, assim a empresa fabricante de cortina de vidro fachada pode aproveitar para se posicionar sobre temas que estão em alta.

Benefícios em adquirir essa ferramenta?

O uso dessa ferramenta como visto pode trazer uma série de benefícios, conheça um pouco mais sobre as maiores vantagens para quem a adota o uso do calendário editorial. 

Melhora a organização e o planejamento

Um calendário editorial ajuda a fazer o planejamento das publicações e marcar as datas para serem produzidas de maneira mais fácil.

Com isso fica mais fácil acompanhar o andamento de cada matéria e analisar se todos os processos estão correndo bem assim como era o esperado.

Isso ajuda a melhorar a realização das demandas no prazo correto e os atrasos se tornam menos frequentes em cada uma das etapas.

Vale destacar que o calendário editorial ajuda também a manter a frequência de publicações, evitando a falta de conteúdos para fazer a divulgação de campanhas.

Outra vantagem do uso dessa ferramenta é a organização das tarefas dos membros da equipe do setor de marketing, que ficam mais fáceis de entender e são melhor divididas.

Aumenta o controle de estratégias de conteúdo

Além de programar conteúdos que serão entregues futuramente, um calendário editorial funciona como um documento das publicações feitas pelo negócio.

Olhando conteúdos anteriores é possível saber quantos materiais são produzidos para cada uma das personas e verificar se existe precisão do equilíbrio de proporção.

Isso aumenta as chances de alcançar um público maior, principalmente, quando a empresa de serviços de revitalização de pintura automotiva usa técnicas de SEO junto dele.

Aumenta o controle de estratégias de conteúdo

Permite a avaliação de resultados anteriores

Assim como em qualquer estratégia usada no marketing, é importante medir os resultados obtidos nas campanhas e saber o que deu certo e o que pode ser melhorado no futuro.

Com as informações adicionadas no calendário se torna possível avaliar uma série de coisas como os melhores dias e horários para publicações, frequências ideias de postagem, e muito mais.

Esses e outros dados ajudam a fazer com que a estratégia de marketing de conteúdo se torne cada vez melhor, aumentando a audiência que se interessa sobre esses assuntos.

Fácil entendimento da estratégia de marketing

O calendário editorial para Instagram pode fornecer uma visão geral e de entendimento muito mais fácil para uma estratégia voltada para o marketing de conteúdos.

Por conseguir centralizar várias informações, ele ganha um papel importante na maioria de comunicação e de conhecimento da equipe em datas e prazos.

Além disso, possibilita que toda a equipe da empresa de serviços de impermeabilização de piscina com manta asfáltica faça o acompanhamento dos processos, ajudando na realização deles e alcançando os objetivos mais rápido.

Importância de ter um calendário editorial

É importante contar com um calendário editorial para estratégias de marketing de conteúdo na empresa para facilitar a visualização do que precisa ser feito e para cumprir os prazos.

Ele se torna importante também na hora de fazer alguma alteração por conta de fatores externos que podem interferir no sucesso que a campanha faz.

Além disso, se mostra importante para uma série de coisas como, aumentar o tráfego do site, aumentar os leads qualificados e aumentar as taxas de conversão.

Para uma empresa de eventos que faz churrasco para festa de casamento a noite essa organização na visão de planejamento e a facilidade no controle estratégico é um grande diferencial.

Considerações finais

Como visto, um calendário editorial, seja para o Instagram ou para qualquer outro canal, é uma importante base estrutural de planejamento e um dos pilares dos cronogramas de ações.

Uma série de fatores contribuem para a criação de boas estratégias de distribuição de conteúdos que compõem a comunicação e também a divulgação do serviço ou produto.

Entretanto, para tudo isso funcionar é preciso ter constância, mas isso não significa que é preciso fazer várias postagens ao dia, em suma apenas uma ao dia já é o suficiente para manter os seguidores engajados na campanha.

Vale ressaltar que nem sempre quantidade vai significar qualidade, portanto, avalie bem a situação e garanta que os conteúdos postados regularmente sejam de qualidade, mesmo que disponibilize apenas um por dia.

Escrito por Certificado Cursos Online

A Certificado Cursos Online, fundada em 2017, é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos livres de qualificação profissional, tanto gratuitos quanto pagos. Legalizados conforme a legislação educacional brasileira, nossos cursos são acessíveis e focam no aperfeiçoamento profissional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que a melhoria contínua é a chave para o sucesso.

Conheça 5 ações para aumentar as vendas no varejo

Conheça 5 ações para aumentar as vendas no varejo

Como manter um site seguro e minimizar os riscos de invasão

Como manter um site seguro e minimizar os riscos de invasão?