Durante o tempo que uma pessoa passa navegando na internet, ela vai ser impactada por uma enorme quantidade de propaganda e diferentes mensagens relacionadas, contudo, nem sempre esse usuário toma uma atitude, por isso é preciso investir em um bom CTA.
Em geral, os CTAs aparecem como links e botões em sites que direcionam os visitantes para outras páginas onde ele terá acesso a mais conteúdo, a sigla CTA vem do termo em inglês Call to Action que pode ser traduzido como “chamado para ação”.
A importância desse termo é anterior ao crescimento do marketing digital.
Desde o início do comércio, o princípio de atrair a atenção e fazer com que o consumidor realize uma ação é fundamental, assim como entender quais ações mais adequadas para cada momento.
Por mais que esteja diretamente relacionado ao discurso de venda mais direto, as CTAs também cumprem um outro papel dentro de uma estratégia mais complexa de funil de marketing, demonstrando seu valor a cada etapa desse processo.
Uma pessoa que procura um veterinário especializado em cirurgia penectomia em gatos pode buscar um nas redes sociais, recebe uma chamada de ação para seguir o perfil, depois uma para comentar em uma publicação e uma de agendamento de consulta.
A função fundamental do CTA é incentivar uma decisão do consumidor, mas é importante que ela esteja bem posicionada dentro de uma estratégia de marketing. Propor uma decisão de compra antes do momento ideal pode resultar na evasão desse consumidor.
Uma das formas mais comuns de se encontrar uma chamada para ação no dia a dia enquanto se navega na internet é através de botões como mensagens como “saiba mais” ou “clique aqui”.
Além de ser uma ferramenta de venda e aproximação de uma marca de etiqueta adesiva branca a4 com o seu consumidor, ela também serve como um guia para que esse cliente saiba sempre como avançar no domínio da empresa até concluir a venda.
Por esse caráter informativo, as CTAs precisam de um certo grau de clareza, chamadas confusas ou excesso de opções podem confundir e frustrar a experiência do consumidor no contato com a marca e com sua estratégia de venda.
O que são os Call to Action (CTA)?
A sigla CTA significa chamada para ação, o termo vem do inglês Call To Action e serve para identificar os mecanismos que indicam para os consumidores a próxima ação que eles devem realizar para avançar na proposta de uma empresa.
Ao utilizar bem os CTAs, as empresas de relógio comparador centesimal apresentam melhores resultados em número de oportunidades aproveitadas, o que impacta de forma direta no faturamento e na taxa de conversão de vendas de uma empresa.
Assim como dentro dos canais de contato digital, os chamados para a ação podem também ser chamados para a interação, onde o consumidor deixa de receber informações de forma passiva e passa a participar da construção da comunicação da empresa.
Além de pensar na estrutura de uma chamada para ação, é importante ressaltar que, para que uma pessoa interrompa as ações do seu dia a dia para interagir e avançar na proposta de uma empresa, ela deve ter recebido algo que incentive essa interação.
Isso mostra que o conceito de chamado para a ação vem na prática acompanhado de uma proposta de valor, para que um consumidor interaja com o botão de ação, precisa ser oferecido algo que desperte desejo nessa pessoa.
Em estratégias mais avançadas de marketing é importante também que qualquer promessa que seja colocada para atrair o consumidor e captar o seu clique seja cumprida logo depois.
Quando isso não acontece, a taxa de interação tende a diminuir.
Por que usar o Call to Action?
Agora que se sabe a função do chamado para ação, tanto para uma estratégia de marketing, quanto para um discurso de conclusão de vendas, é preciso explorar os benefícios desse conceito para uma empresa de agulha para etiquetadora tag.
Os CTAs podem ser utilizados em praticamente todas as fases e canais de comunicação da marca, desde os perfis de redes sociais até seu site ou envio de e-mail precisam ter junto a sua mensagem um convite para que o consumidor avance e tome uma atitude ou decisão.
A ideia de CTA como convite para um próximo passo do consumidor diante de uma empresa tem a ver não só com as vendas, mas com uma aproximação entre a marca e seus compradores.
É importante compreender que uma empresa de tapete de sisal sintético sob medida disputa a atenção do seu cliente com seus concorrentes, mas também com todos os pontos de foco da internet.
Essa disputa faz com que, muitas vezes, a possibilidade desse contato seja sempre superficial.
Sendo assim, é através das chamadas para a ação e uma boa oferta de valor que a empresa chama seus clientes para dentro da sua estratégia.
A chamada para a ação bem utilizada faz com que o consumidor conheça mais sobre essa marca, desvende seus produtos e serviços, e pode, em muitas oportunidades, concluir a compra com grandes chances de se repetir.
Dentro das estratégias de marketing, também existem mecanismos que fazem com que as redes sociais, o blog e outros canais de contato operem como ferramentas de captação. Para isso, esses canais devem conter CTAs para direcionar o público para o seu site.
Para usar as CTAs de forma eficiente, é necessário que essa ferramenta esteja sendo bem utilizada, como elo de conexão entre os canais de contato, as chamadas para ação precisam estar bem visíveis e devem conter uma mensagem clara.
Como utilizar chamadas para a ação?
As CTAs são as melhores ferramentas para, a partir da atenção do consumidor, garantir uma ação da parte dele.
Através de uma boa chamada de ação, uma empresa de micro mist capilar garante mais resultados tanto em vendas, quanto em engajamento nos seus canais.
Contudo, existem alguns fatores relevantes a serem analisados antes de colocar uma CTA, entre eles, estão:
- As personas da empresa;
- O contexto da chamada para ação;
- A clareza da mensagem;
- A etapa no funil de vendas.
Como a função é justamente propor uma ação ao visitante, em geral, as chamadas para ação são iniciadas e marcadas por um verbo. A complementação desse verbo deve indicar qual é a proposta de valor oferecido.
Uma empresa de cortina motorizada horizontal pode disponibilizar um documento PDF com seu catálogo de produtos, mostrar alguns itens selecionados na sua rede social e seguir essa publicação com a chamada para ação “baixe o catálogo completo aqui”.
Por mais que seja simples, essa condição de estrutura das chamadas para a ação não é absoluta e pode ser alterada conforme o seu perfil de consumidor, produto ou identidade de marca definida.
Para aumentar a potência do uso das CTAs dentro da comunicação de uma empresa, é necessário realizar testes a partir dos dados de conversão, clique e engajamento.
Assim, é possível entender qual linguagem gera mais resultados.
Uma das formas de aumentar a eficiência de uma chamada para a ação é relacionar a redação da mensagem com o uso de gatilhos mentais que aumentam o grau de atratividade da ação proposta.
Descontos, valores especiais, vagas limitadas e outras formatações desses gatilhos podem ser utilizados para fazer com que mais consumidores tomem decisões rápidas e passem a interagir com o post ou conhecer mais sobre determinados produtos.
Considerações finais
O CTA, sigla para Call to Action, termo do inglês que pode ser traduzido para chamada de ação ou chamado para a ação, é um conceito refinado de um elemento dos discursos de marketing e vendas que estão na vida e no dia a dia das pessoas há muito tempo.
Quando um pneu 225 40 r17 tem ao lado de seu bocal a escrita “retire aqui”, essa pode ser definida como chamada para ação de instrução.
Essa é só uma das formas que a CTA se aplica no cotidiano e pode facilitar tanto a utilização de um produto, quanto sua compra.
Dentro do marketing digital, as chamadas para ação tomaram o papel de protagonistas de diversos tipos de estratégias, desde marketing em redes sociais, e-mail marketing, inbound marketing ou estratégias baseadas em site.
Sua relevância se dá porque as pessoas são atingidas todos os dias por vários anúncios e peças publicitárias, mas a taxa de interação é muito menor.
A função da CTA é direcionar o público para tomar uma decisão e interagir ou realizar uma conversão de venda.