in

Arquitetura e Design de Interiores:

Especialização nas áreas

Design de Interiores

Nos dias atuais, a especialização em design de interiores é fundamental, pois os clientes, principalmente empreendedores, buscam profissionais já preparados para realizar suas funções.

O conhecimento que a especialização de um curso te proporciona, permitirá que você execute atividades com eficácia e alta qualidade – o que gera a diferenciação positiva!

Está pensando em fazer um curso de arquitetura e design de interiores, mas ainda não sabe qual especialização escolher? Chegou ao lugar certo!

Pegue um papel e uma caneta e vá fazendo anotações durante a sua leitura ou tire um print do seu pc ou celular, para não esquecer nenhum detalhe.

Afinal de contas… 

É sempre possível faturar mais! Quer saber como? Continue a leitura!

[imagem 1]

Entenda a importância da especialização

Antes de comentarmos sobre as especializações em curso de arquitetura e design de interiores é importante lembrarmos um fato!

A especialização oferece vantagens que vão desde a eficácia na execução de projetos arquitetônicos, até uma melhor retenção de funcionários, caso você atue como arquiteto comercial, por exemplo.

Isso porque no mundo da arquitetura e design de interiores, há dois tipos distintos de empresas: 

  • As grandes, generalistas, multidisciplinares, com grande massa, impulso e potência;
  • As empresas boutique, com proporção menor, mais ágeis, especializadas em determinados mercados.

Os profissionais que transitam no meio destes dois parâmetros, podem encontrar dificuldades de evolução profissional, e consequentemente financeira.

A especialização através de um curso de arquitetura e design de interiores – por causa das habilidades envolvidas e do trabalho envolvido – pode ser uma profissão gratificante com muitas oportunidades e retorno financeiro!

Quais são as áreas de especialização?

Conhecer as funções e salários de vários cargos pode ajudá-lo a se preparar para sua próxima busca de emprego e principalmente, abrir seu próprio negócio!

E é fato! O aumento da concorrência e o que muitos descrevem como a mercantilização da arquitetura, é uma grande preocupação que você deve levar em consideração.  

Durante anos, vimos como é difícil a expansão empresarial. Vimos empresas lutarem para atrair talentos ou até mesmo se manterem no mercado.

Por isso, reunimos especializações em cursos de arquitetura e design de interiores, que possam lhe trazer um retorno positivo financeiro, e claro, profissional.

Especializações que são tendências

Vamos falar sobre dinheiro? A especialização pode tornar a execução do projeto mais eficiente, mas isso você provavelmente já sabe! 

Saber quais perguntas fazer, quais armadilhas observar, quais são os pontos chave, os pontos cego, como aproveitar a experiência, o fluxo, a funcionalidade do espaço, e por aí vai. 

Essas perguntas permitem que você, arquiteto, seja mais inteligente na gestão de tempo e dinheiro. 

Aqui vai uma dica: Especializar significa analisar e priorizar rapidamente os problemas, reconhecendo as oportunidades que os outros perderiam, mas você não!

Arquitetura Comercial

Um arquiteto comercial projeta e desenvolve ideias para ambientes comerciais, podendo atuar dentro de um escritório de arquitetura ou para uma empresa específica especializada em gestão imobiliária, por exemplo. 

O termo “comercial” pode abranger projetos arquitetônicos, relacionados à execução ou prestação de um serviço em: escritórios, restaurantes, cafeterias, lojas de varejo, hospitais, clínicas e muito mais.

Dentro da arquitetura comercial, existem vertentes como complemento e uma delas é o visual merchandising, que iremos abordar no próximo tópico.

Visual Merchandising

O visual merchandising é uma prática de marketing que utiliza as plantas baixas dos projetos arquitetônicos, as cores, a iluminação, os displays, a tecnologia e outros elementos para atrair a atenção do cliente.

Seu objetivo é criar um espaço de varejo para gerar mais vendas, destacando a loja, a marca e atraindo mais e mais compradores.

Pode parecer estranho ser uma prática de marketing, mas acreditem! Um curso de arquitetura e design, envolve muito mais do que projetos. Existe um estudo ramificado de várias vertentes que necessitam de alinhamento para chegar no melhor resultado!

Arquitetura de Iluminação

Seu objetivo é a projeção de um ambiente iluminado de forma funcional e econômica, assim como o cuidado com a valorização estética. Ou seja, uma iluminação é capaz de transformar um ambiente simples em algo sofisticado, elegante.

Você sabia que as lâmpadas com temperatura de cor mais quente são recomendadas para áreas sociais, enquanto as de cores frias são mais indicadas para áreas de trabalho e cozinha?

E quanto às normas da NBR 5410? Estes são apenas alguns detalhes que um curso de arquitetura de iluminação pode te proporcionar. Preparando e auxiliando em pontos-chave e pontos-cego de um projeto arquitetônico.

Arquitetura e Ambiente Sustentável

Nosso lar é um requisito crítico para a sobrevivência humana, por isso devemos desenvolver soluções inovadoras e criativas para problemas, incluindo quando o tema são as crises habitacionais e falta de espaços limpos e habitáveis ​​nas cidades.

Os impactos da arquitetura no futuro poderão ser imensos se não cuidarmos, e é aí que entra o curso de arquitetura e ambiente sustentável.

Essa especialização leva em consideração todas as medidas de prevenção dos principais danos ao ecossistema, ou seja: local onde será construído, os perigos para a saúde das pessoas (colaboradores, até os clientes ou moradores) e também preza pela relação da obra com o ambiente local, regional e nível global.

Note, por exemplo, como a arquitetura sustentável deixou de ser uma tendência e se tornou uma regra na maioria das construções.

Designer de Interiores

Já o curso de designer de interiores, é responsável por planejar e projetar os mais diferentes espaços internos, podendo ser: residenciais, comerciais e institucionais.

Sempre focando na distribuição dos elementos funcionais, pensando na estética, conforto, saúde e segurança dos usuários.

E quando falamos em áreas de atuação, o designer de interiores possui um leque de opções para se escolher!

Hoje, este profissional pode criar móveis, gerenciar uma obra, trabalhar com paisagismo, projetar os mais diversos espaços e ambientes que vão desde o interior de uma casa até o comercial. 

Conclusão

Note como todas estas especializações em cursos de arquitetura e design de ambientes são alinhadas com o propósito de otimizar você, arquiteto!

Se você está iniciando agora a sua carreira de arquiteto e busca por um emprego, note como a maioria das empresas buscam profissionais com especialização – e isso gera um diferencial imenso.

Principalmente se você está pensando em abrir seu próprio escritório de arquitetura.

E lembre-se! A arquitetura é uma arte e também uma ciência, que nos permite alinhar o que melhor funcionará, com a cultura e a auto-expressão.

Até a próxima!

Escrito por Certificado Cursos Online

A Certificado Cursos Online, fundada em 2017, é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos livres de qualificação profissional, tanto gratuitos quanto pagos. Legalizados conforme a legislação educacional brasileira, nossos cursos são acessíveis e focam no aperfeiçoamento profissional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que a melhoria contínua é a chave para o sucesso.

Como Ensinar uma Criança a Ler

Como Ensinar uma Criança a Ler

O que é ponte rolante

O que é ponte rolante: Quem pode operar?