in , , ,

6 dicas para realizar vendas diretas

6 dicas para realizar vendas diretas

As vendas diretas são um modelo de distribuição e comercialização de produtos que oferece excelentes retornos para quem trabalha com elas e para as marcas, e o melhor é que elas podem ser utilizadas com algumas práticas.

Qualquer pessoa que conheça um pouco mais sobre vendas diretas costuma relacioná-las com o marketing multinível, e isso acontece porque eles possuem motor de divulgação e conversão muito semelhante, para não dizer o mesmo.

A venda direta acontece de uma pessoa para outra, sem que para isso seja necessário um intermediário, como no caso de uma loja.

Por outro lado, o marketing multinível é quando você compra alguma coisa do vendedor e ele obtém lucros com essa venda e com as vendas realizadas por outros vendedores que estejam abaixo dele.

Embora essas possibilidades sejam muito parecidas, deu para perceber que não se trata da mesma coisa. Por isso, no caso das vendas diretas, é fundamental conhecer algumas estratégias para obter bons resultados.

Se você se interessa pelo assunto, leia este artigo, pois vamos explicar o que são vendas diretas, dar algumas dicas para realizá-las e falar um pouco sobre seus benefícios. Confira.

Entenda o que são vendas diretas

Pode-se conceituar a venda direta como um método de distribuição e vendas, que aposta no trabalho independente dos vendedores, freelancers e autônomos, na comercialização de produtos.

Em linhas gerais, esse método pode ser praticado por quem produz a mercadoria, por um representante ou por um vendedor que crie seu estoque de produtos e venda para o público.

Ao contrário do que acontece com os vendedores de um fabricante de rótulo laminado, que são registrados pela empresa, quem pratica a venda direta tem como remuneração exclusivamente a comissão de suas conversões.

Ele também cuida de todos os assuntos previdenciários e de ser o enquadramento fiscal, que pode ser como microempreendedor individual (MEI).

Quanto aos meios de produção e os materiais usados para isso, são totalmente escolhidos por quem trabalha com as vendas diretas e fazem parte dos investimentos dessa pessoa.

Muitos criam uma loja virtual para oferecer as mercadorias em diferentes canais da internet e é totalmente responsável pela hospedagem e soluções de pagamento. 

Eles também são responsáveis por outros pontos importantes, como:

  • Estratégias de vendas;
  • Carga horária;
  • Canais de divulgação;
  • Público-alvo.

Mas, para que as vendas sejam um sucesso e a comissão compense esses investimentos, é necessário saber como trabalhar esse método.

Como impulsionar as vendas diretas?

Agora que você já compreendeu o conceito de vendas diretas, chegou o momento de saber algumas estratégias que vão te ajudar a vender mais. São elas:

1. Estabelecer um objetivo

Para trabalhar suas estratégias de marketing, um fabricante de vidro temperado primeiro estabelece um objetivo. É assim que ele vai saber quais ações devem trabalhar e o quanto precisa investir.

Da mesma forma, as vendas diretas exigem um objetivo, e é ele que vai dizer a energia que você precisa colocar nesse projeto, o quanto precisa se esforçar, além de fazer com que você mantenha o foco.

Não terá um chefe cobrando resultados, mesmo assim, é fundamental ter muita responsabilidade e compromisso, caso contrário, o vendedor não ganha dinheiro e não consegue alcançar seu propósito.

1. Estabelecer um objetivo

2. Conhecer seu público

Nem todas as pessoas vão se interessar pelos produtos que você vende, pois assim como acontece com todas as outras empresas, existe um público-alvo que realmente deseja comprar as mercadorias.

Para direcionar suas estratégias de marketing e divulgação e até mesmo saber como conversar com seus potenciais clientes, é fundamental conhecer o perfil deles, considerando a classe social, idade, preferências, entre outros.

3. Manter-se em contato com os clientes

A base das vendas diretas é ter contato pessoal com as pessoas para que elas comprem, por isso, manter um bom relacionamento com elas é fundamental para criar um vínculo de confiança.

Até mesmo as marcas, como uma empresa de envasamento de alimentos, precisam se relacionar com os consumidores, mas no caso das vendas diretas, isso é ainda mais importante.

Organize uma agenda com todos os seus contatos e envie mensagens em datas específicas, como aniversário, se estiver fazendo alguma promoção, para perguntar o que a pessoa achou do produto que comprou e assim por diante.

O revendedor precisa se mostrar interessado pelas necessidades dos consumidores, pois isso faz dele uma referência e será lembrado todas as vezes que as pessoas precisarem comprar seus produtos.

4. Conhecer as mercadorias

É impossível vender alguma coisa que você não conhece, pois a falta de conhecimento prejudica o argumento que você vai usar para convencer alguém.

Quando o cliente percebe que o vendedor conhece o que ele vende, se sente mais confiante para comprar. Não importa se você está vendendo cosméticos ou pino guia rosca, experimente o produto para realmente saber do que se trata.

5. Ter um bom estoque

Se você tiver produtos disponíveis para entregar, vai atrair mais pessoas interessadas porque isso é um diferencial quando se trata das vendas diretas.

Veja quais são as mercadorias que saem mais e aquelas que as pessoas gostam de comprar para uso próprio ou para presentear alguém. Crie o seu estoque e utilize um aplicativo para controlá-lo pelo celular.

Essa organização é fundamental para que você sempre tenha disponível o produto que a pessoa deseja.

6. Criar um perfil nas redes sociais

As pessoas estão cada vez mais conectadas à internet, principalmente pelo celular, acessando as redes sociais, assim sendo, também é fundamental que você utilize esses canais.

Mas assim como no caso de um fabricante de persiana de PVC externa, não basta apenas criar um perfil, é necessário que ele seja ativo e que aproxime você de seus clientes e potenciais clientes.

Procure transmitir profissionalismo e criar conteúdos que sejam capazes de engajar seus seguidores. Com base nas informações sobre eles, escolha as redes sociais que mais utilizam.

Fale sobre dicas, informe sobre os produtos, com o de quais são os lançamentos e reúna depoimentos de pessoas que compraram com você e que gostaram da mercadoria.

Benefícios das vendas diretas

Agora que você já sabe como impulsionar as vendas diretas, vamos mostrar um pouco sobre os benefícios que este trabalho pode trazer. São eles:

Mais proximidade com os clientes

As pessoas se identificam muito mais com outras pessoas do que com as empresas, tanto é que muitas marcas investem em estratégias de humanização para atrair o consumidor.

Quem trabalha com isso terá uma relação mais direta e personalizada com os produtos que vende, com os clientes e ainda criar uma experiência de compra mais acessível.

Isso é o que muita empresa, como uma de laudo insalubridade, procura fazer, mas para os vendedores de vendas diretas, é muito mais fácil conseguir.

Mais proximidade com os clientes

Possibilidades de expansão

Não é de hoje que essa metodologia vem sendo aplicada no mercado e a tendência é que ela cresça cada vez mais. Nesse tipo de negócio, os consumidores não são tão resistentes, pois eles estão negociando diretamente com outra pessoa.

O vendedor pode trabalhar de qualquer lugar, por isso, pode visitar seu cliente pessoalmente, tanto em casa quanto em qualquer outro lugar que ele preferir, o que agiliza o processo de vendas.

Aliás, fica muito mais fácil expandir o negócio porque se o vendedor estiver viajando, pode aproveitar para vender também.

Baixo investimento

Muitas pessoas gostariam de ter o próprio negócio, como uma loja de materiais de construção que vende chapa de drywall. Mas, para abrir uma empresa é necessário fazer um investimento que muitos não conseguem.

Por outro lado, para começar a trabalhar com vendas diretas, você só precisa escolher uma marca e começar. Existem algumas que pedem para fazer um investimento inicial, mas ele sempre é baixo e simbólico.

Geralmente, esse valor se refere a algum material para aprender sobre os produtos, algumas amostras grátis e assim por diante.

Melhora a imagem da marca

Toda empresa é responsável por controlar sua imagem e a maneira como aborda os consumidores, mas quando ela começa a trabalhar com vendas diretas, consegue se humanizar e com isso favorecer sua imagem.

Vender equipamentos de impressão digital dessa forma aproxima o negócio do público, e é justamente por isso que a imagem se torna muito mais positiva.

Uma pessoa real vai esclarecer as dúvidas dos potenciais clientes, oferecer produtos personalizados, terá tempo de ouvir o que eles precisam, além de oferecer um atendimento muito mais próximo e pessoal.

Considerações finais

Sendo assim, as vendas diretas são um método de trabalho conhecido há um bom tempo, tendo muitos adeptos no mundo todo, tanto por parte das empresas quanto por parte dos profissionais.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre essa metodologia e o que precisa fazer para alcançar bons resultados e ganhar excelentes comissões.

Gostou de nossas dicas sobre vendas?

Então não perca a oportunidade de conhecer o nosso curso de vendas gratuito.

Escrito por Certificado Cursos Online

A Certificado Cursos Online, fundada em 2017, é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos livres de qualificação profissional, tanto gratuitos quanto pagos. Legalizados conforme a legislação educacional brasileira, nossos cursos são acessíveis e focam no aperfeiçoamento profissional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que a melhoria contínua é a chave para o sucesso.

Budget Qual a sua função e importância

Budget: Qual a sua função e importância?

Saiba tudo sobre o sistema Kanban

Saiba tudo sobre o sistema Kanban