in ,

Conheça os fatores de rankeamento do Google

Conheça os fatores de rankeamento do Google

A Internet possui papel crucial nas estratégias de marketing. Aliás, antes da alta nas tendências de marketing digital, outros métodos receberam notoriedade, como o sistema de rankeamento de páginas, que é feito pelo Google.

As páginas na web possuem familiaridade com os anúncios de jornais, os quais eram o principal veículo de comunicação das estratégias de marketing.

Entretanto, com a velocidade na troca de informação, demais meios foram destacados.

Para uma empresa fornecedora do serviço de drenagem de águas pluviais em terrenos, direcionar os recursos para a Internet foi essencial no sentido de potencializar os resultados e com baixo investimento.

Devido à pluralidade vista no meio virtual, isto é, a capacidade de atingir um amplo número de pessoas com poucas movimentações, se faz indispensável um levantamento de público, o qual deve estar alinhado com os objetivos gerais e específicos da empresa.

O respaldo de um planejamento auxilia na etapa de segmentação, bem como o apoio no encontro do nicho de mercado adequado, aumentando as oportunidades de atingir os efetivos clientes com interesse em veterinário especializado em aves.

Embora tenha conquistado popularidade nos últimos anos, o marketing, incluindo na sua modalidade tradicional, é um recurso relevante nas organizações.

Sendo assim, pode-se levar em pauta as técnicas de SEO, um recurso preciso nas estratégias de marketing digital.

O que é o SEO?

Entende-se por Search Engine Optimization, ou SEO, um conjunto de técnicas aplicadas em conteúdos publicados na web, com a finalidade de aproximar leitores e clientes em potencial das empresas que concentram ações na internet.

Paralelamente ao apelo da aceleração digital feito no mercado, as companhias dos mais variados segmentos e portes foram convidadas a fazer adaptações, vislumbrando atender a demanda corriqueiramente fomentada.

Isto é, para que um pequeno negócio local pudesse reforçar a autoridade em seu nicho de atuação, foi crucial contar com o apoio da Internet para anunciar o oferecimento de diferentes soluções ao público, como lembrancinha de álcool em gel.

Tendo em vista que a comunicação é o principal caminho para os negócios, quando se está presente na Internet, é essencial dispor das diferentes linguagens da comunicação. Entre elas, podem ser enfatizadas:

  • Comunicação escrita;
  • Comunicação verbal;
  • Comunicação não verbal;
  • Comunicação visual.

Essas são as principais formas de linguagem utilizadas pelas pessoas, no geral, e que também podem ser vistas nas estratégias empresariais e aplicadas nas negociações.

Contextualizando com o funcionamento da Internet, deve-se considerar que o ambiente virtual é separado por sites e páginas, os quais contêm endereços individuais que correspondem a determinadas empresas.

Além disso, analisando os impactos de questões como o alto volume de informações transitadas e as movimentações da demanda, as empresas precisam diferenciar o modo de abordagem de clientes, neste caso, leitores.

O que é o SEO?

Se por um lado abordagens diretas e inteiramente comerciais têm se mostrado dificultosas no meio virtual, a divulgação de conteúdos se apresenta como o recurso atual para potencializar serviços de instalação de loja com o marketing digital.

O chamado marketing de conteúdo é uma modalidade das ações promocionais e de publicidade presentes na Internet, exigindo a criação de textos para sites e páginas na web.

As técnicas de SEO são aplicadas nos textos publicados, consistindo no uso de palavras-chave e termos procurados com frequência pelos clientes em potencial na Internet. 

A estratégia faz o uso do rankeamento para mostrar os resultados e, por isso, é conhecida também como a otimização dos mecanismos de busca.

Conheça o rankeamento na prática

Na prática, o funcionamento do sistema de otimização dos mecanismos de busca atua diretamente com a análise feita pelos algoritmos.

Os algoritmos são sistemas presentes em diferentes mecanismos de busca, como a ferramenta Google, que fazem de forma automática a classificação de páginas e sites condizentes com a pesquisa feita pelos usuários.

A partir disso, os algoritmos, que também são um sistema de inteligência artificial e programada, fazem a leitura das palavras-chave, passando a sugerir páginas que podem interessar ao leitor.

Visando exemplificar o funcionamento, pode-se considerar que um usuário inseriu as palavras-chave para pesquisar sobre banner para loja feminina na barra de pesquisa da plataforma de busca.

Em conformidade com a programação feita pela equipe desenvolvedora da ferramenta, os algoritmos fazem a análise dos termos questionados e, assim, passam a apresentar uma série de resultados de acordo com aquilo que foi pesquisado.

Todavia, ao notar a relevância que esse recurso possui, as empresas fornecedoras das ferramentas de busca, e ainda as agências de marketing, elaboraram estudos para rentabilizar a funcionalidade.

Ou seja, se antes uma loja virtual precisava apenas elaborar o site de maneira simples e compartilhar os anúncios e conteúdos ao público, atualmente, é crucial dispor de técnicas para alavancar as vendas de cadeira para escritório sem rodinha.

Isso se dá devido ao alto volume de informações compartilhadas diariamente na web, pois, com isso, os leitores passaram a ser ainda mais seletivos para com os conteúdos consumidos. Neste cenário, se dá a aplicação das técnicas de SEO no rankeamento.

Visto que, ao incluir as palavras-chave e termos regularmente pesquisados com o público-alvo, neste sentido, clientes em potencial, os conteúdos publicados recebem maior acesso e, por consequência, uma posição de destaque no hall de resultados.

Saiba sobre os fatores de rankeamento

Após o entendimento generalizado do sistema de rankeamento, pode-se levar em conta que foram desenvolvidos estudos para aprimorar o modo pelo qual os resultados são exibidos em tela aos usuários.

Em outras palavras, isso significa que, além dos cliques feitos pelos usuários, outros pontos são levados em consideração durante a análise de algoritmos para determinar a posição que uma página terá.

É importante validar que segmentos específicos requerem a aplicação direta de palavras-chave, ou seja, aplicação de termos que efetivamente condizem com o nicho de pessoas e público a ser atingido.

Se presencialmente o nicho de clientes de transporte de carga em motocicleta é diferente de uma empresa distribuidora de flores, por exemplo, na Internet estes fatores precisam ser observados. 

Aliás, a segmentação é indispensável nas estratégias e modalidades de marketing digital, uma vez que o ambiente virtual possibilita o aumento de clientes em potencial a serem contatados.

Por isso, deve-se ter em mente que o processo de rankeamento feito pelos mecanismos de busca possui o respaldo de diferentes fatores.

Saiba sobre os fatores de rankeamento

São eles:

1. Pagerank

O primeiro fator em pauta trata-se de uma métrica que qualifica as palavras-chave usadas em uma página ou site.

A qualificação se dá a partir de notas que indicam a autoridade, qualidade e quantidade de links de uma página.

Entretanto, assim como boa parte dos recursos fundamentais para o bom andamento de estratégias organizacionais, o Pagerank deixou de ser um dado transparente e público, tornando-se um recurso pago.

Sabendo da funcionalidade que o recurso possui para as estratégias de SEO e do marketing de conteúdo, foi encontrada outra plataforma com funcionamento semelhante. A alternativa é o Page Authority.

A principal diferença entre os recursos similares, é que a análise feita pelo Page Authority acerca do conteúdo publicado na web com técnicas de SEO para instalação elétrica aparente externa, conta com a observação logarítmica e não algorítmica.

2. Autoridade de domínio

O Domain Authority, ou autoridade de domínio, é uma análise metrificada por uma fornecedora de ferramentas para marketing digital, que faz o uso de diferentes critérios para mensurar a autoridade e qualidade de uma página na Internet.

Toda página possui um domínio, porquanto, a análise feita se expande para demais sites e domínios relacionados com o domínio principal, avaliando, assim, a autoridade e confiabilidade no momento de rankear.

Vislumbrando uma análise mais assertiva, o Domain Authority conta com a observação por notas que variam de um a cem, sendo o número maior o qual aponta mais autoridade ao domínio.

3. Relevância dos links

Outro fator de importância é a quantidade de vezes em que um link foi usado em páginas. Esse ponto se trata não das fontes de links utilizadas, mas sim do processo reverso.

Quanto mais vezes um link ou página for referenciado por outros sites na Internet, maior será a posição obtida pelo negócio nos resultados exibidos na tela do cliente e usuário.

O processo pode acontecer inteiramente de maneira orgânica.

Mas, uma vez que um dos principais objetivos da Internet é potencializar o alcance das técnicas de maneira assertiva, subentende-se que é preciso dispor de métodos adicionais em prol do crescimento rápido.

Com isso, uma estratégia de link building é recomendada neste cenário, dispondo também do desenvolvimento de parcerias estratégicas para blogs complementares ao do negócio.

4. Conteúdo, estrutura e qualidade

Conteúdo, estrutura e qualidade são aspectos essenciais a serem analisados no momento de criação de conteúdos para a Internet.

Por isso, é indispensável estar atento para as normas e recomendações feitas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Considerações finais

O Google apresenta-se como um das principais plataformas com ferramentas empresariais, apoiando desde o funcionamento do operacional, e estendendo-se até a construção de campanhas.

Contudo, o sistema de rankeamento feito pelo Google, e pelos demais mecanismos de busca, exige o uso de técnicas em prol do ganho de notoriedade das páginas.

Escrito por Certificado Cursos Online

A Certificado Cursos Online, fundada em 2017, é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos livres de qualificação profissional, tanto gratuitos quanto pagos. Legalizados conforme a legislação educacional brasileira, nossos cursos são acessíveis e focam no aperfeiçoamento profissional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que a melhoria contínua é a chave para o sucesso.

Como criar um planejamento de conteúdos em 7 passos

Como criar um planejamento de conteúdos em 7 passos

Screencast entenda o que é e como gravar vídeos com ele

Screencast: entenda o que é e como gravar vídeos com ele