in , ,

Como criar um planejamento de conteúdos em 7 passos

Como criar um planejamento de conteúdos em 7 passos

Atualmente, milhões de sites estão ativos no mundo inteiro, o que leva ao crescimento de tráfego nas páginas cresce a cada dia.

Portanto, para que o negócio deslanche no ambiente online é necessário o planejamento de conteúdos.

Todo negócio objetiva destaque em meio a tantos conteúdos publicados na internet e o número não para de crescer. 

Assim, considerando o período de um ano, o tráfego de um site oficial de micro market empresas pode crescer mais de 7,8%.

O que é planejamento de conteúdo?

É uma estratégia de marketing que foca principalmente na criação, divulgação e distribuição de conteúdos importantes para o público-alvo de um negócio, em qualquer segmento em que ele atua.

O objetivo de postá-los é educar clientes potenciais (conhecidos como leads), para que eles estejam preparados no momento de compra de ribbon de resina para impressora argox.

Os conteúdos se dividem em três fases: topo, meio e fundo de funil. Os que estão no topo são mais generalizados, e falam sobre um determinado tema, e os conteúdos de fundo mais direcionados em abordar o produto ou serviço de um negócio.

Nesta segunda fase, o lead estará mais próximo do momento de compra de banheira de hidromassagem aquecida, por exemplo, quando então atinge o estágio do funil.

Quais os benefícios do marketing de conteúdo?

Quando um bom planejamento de conteúdo é bem elaborado, as estratégias de marketing utilizadas trazem muitas vantagens para um negócio e a lista mostra algumas delas, tais como:

  • Aumento do tráfego no site;
  • Melhoria no relacionamento com o consumidor;
  • Aumento da percepção da marca do uniforme hospitalar colorido;
  • O negócio ganha autoridade no mercado.

O efeito imediato do planejamento de conteúdo é visto pelo aumento do número de visitas no site da empresa, visto que os conteúdos são direcionados para ele.

Se for pensado a médio e longo prazo, as visitas orgânicas também vão aumentar e quando o conteúdo possui qualidade, ao ser produzido, a tendência é que o site irá aparecer entre as primeiras páginas de pesquisa do Google. 

Isso é muito importante porque a maioria dos usuários utilizam o Google para as suas pesquisas, em busca de informações sobre os produtos ou serviços que pretendem adquirir.

Estar com a marca de máquina de café expresso para hotel presente nos primeiros resultados, além de aumentar o tráfego orgânico, também representa uma oportunidade de abrir portas para potenciais clientes.  

O planejamento e a produção de conteúdos relevantes para o público provoca uma maior proximidade com o cliente ou potencial cliente, quando eles se identificam com os conteúdos, e a relação entre marca e cliente torna-se bem mais agradável.

Isso significa que na primeira oportunidade em que o consumidor precisar de um produto ou serviço, ele certamente irá se lembrar da empresa em destaque nas pesquisas.

Obviamente, aumentando o tráfego no site de alugar caçamba para entulho por meio das redes sociais, a percepção da marca também tende a crescer no conceito dos consumidores.

Quais os benefícios do marketing de conteúdo?

Isso significa que a produção de conteúdos relevantes sobre uma área de atuação, a marca nesse segmento vai se destacar entre o público, gerando autoridade para o negócio, tornando-o referência diante dos demais.

Além disso, se os conteúdos forem ricos e compartilhados nas mídias sociais, os seguidores podem se engajar muito mais, porque a página vai trazer informações úteis para o público.

No planejamento de conteúdo é que são definidos quais os materiais a serem produzidos, identificando para qual fase do funil eles serão direcionados, prazos e atribuição das atividades, sempre focado na persona do negócio.

Vale lembrar que persona é a representação falsa de um cliente ideal, e assim, tudo que for planejado e produzido terá como base a persona.

Porque fazer um planejamento de conteúdo?

Porque ele é a base para a produção de materiais digitais de qualidade e esse processo tem como propósito direcionar adequadamente os profissionais de marketing, responsáveis pela produção dos conteúdos.

Isso evita problemas com os clientes, quando eles navegam pelo ambiente online, pesquisando seus interesses, visto que por meio dos conteúdos relevantes, eles são direcionados para as páginas ou sites colocados em primeiro lugar no Google.

Consequentemente a produtividade será maior, porque as possibilidades de atrair clientes potenciais vai criar margem para que mais vendas sejam concluídas, gerando maior lucratividade para a empresa de assistência técnica LG de TV

7 passos para elaborar um planejamento de conteúdo

A seguir, para conhecimento, os 7 passos devem ser seguidos, para a elaboração de um planejamento de conteúdo:

Definir um objetivo claro

É importante definir os objetivos específicos para um negócio, por exemplo, que tipo de público a empresa espera atingir ou de que maneira a estratégia será utilizada para aumentar a percepção da marca na visão dos clientes.

Sendo definido claramente os principais objetivos, é necessário definir e analisar as prioridades, e na sequência, traçar metas de distribuição de conteúdos de aluguel de empilhadeira diária.

Entender quem é a persona

Após ser definido o objetivo da estratégia, é preciso estabelecer para quem a empresa irá se comunicar.

Aqui, a criação da persona é fundamental, uma vez identificado quais os gostos e preferências dela, será fácil definir o tipo de linguagem utilizada.

Estabelecer um cronograma com prazos viáveis 

O cronograma deve conter prazos viáveis, sem projeções inalcançáveis, porque além de causar estresse na equipe, a qualidade dos conteúdos pode ser afetada.

É melhor ter poucos conteúdos em prazos viáveis, do que muitos deles sendo feitos rapidamente.

Sendo assim, mesmo com poucos conteúdos por mês, eles precisam ter relevância e qualidade para o público. Por isso, é que um cronograma de postagem detalhado deve ser fornecido para os colaboradores.

Lembrando que é justamente por meio da qualidade dos conteúdos postados, que a empresa conseguirá se comunicar adequadamente com o público certo.  

Entender a jornada do cliente

A jornada do cliente é o caminho que ele percorre em todas as etapas, até o momento posterior à venda e ela deve ser mapeada, tornando mais fácil a identificação dos desafios e problemas do lead, para depois traçar conteúdos estratégicos das soluções. 

Entender a jornada do cliente

Focar em vários canais de comunicação

É muito importante que conteúdos diferentes sejam direcionados para vários canais de comunicação, pois isso tornará o alcance do produto ou serviço bem maior. 

As pessoas costumam acessar conteúdos em diferentes meios de comunicação. Sendo assim, é melhor não focar nos conteúdos somente no blog. 

O formato de vídeo é uma ótima possibilidade de alcançar outros clientes em potencial, é uma outra maneira de explorar a comunicação, também.

Produzir diferentes formatos de conteúdos 

Para que os seus conteúdos fiquem disponíveis em diferentes canais de comunicação, eles precisam ter formatos diferentes, tais como:

  • E-mail marketing;
  • Infográficos;
  • Vídeos;
  • Redes sociais;
  • Blogs.

Nunca deve-se esquecer que a linguagem precisa estar adaptada para cada canal de comunicação, podendo ser mais leve, como nas redes sociais ou mais formal.

Fazer pesquisa de mercado

Os dados obtidos em uma pesquisa de mercado são muito importantes no momento do planejamento de conteúdo. 

Ela dá a possibilidade de que perguntas estratégicas sejam feitas para o público-alvo, como conteúdos de preferência, por exemplo.

Bom, a partir de tudo o que foi exposto, como dicas, passo a passo, na elaboração do planejamento de conteúdo e a sua importância, a empresa poderá criar estratégias capazes de aumentar os resultados de suas páginas e do seu site.

Considerações finais

Sendo assim, o planejamento de conteúdo é muito importante para a criação de conteúdos relevantes e de qualidade.

Portanto, ele precisa ser feito com cautela para evitar erros, como a postagem de conteúdos que não são relevantes para os potenciais clientes.

Eles devem ser assertivos, aproximarem os consumidores e serem estabelecidos a partir de um cronograma viável, que não acelere nem estresse a equipe de marketing.

Um bom planejamento de conteúdo possibilita o aumento do tráfego no site e melhora a comunicação entre a empresa e o cliente, dando autoridade ao negócio no mercado, fazendo com que ele se destaque entre os concorrentes.

Além de tudo isso, ele também aumenta a percepção da marca diante do cliente, fazendo com que ele não se esqueça dela no momento em que decidir comprar algo, optando então para a empresa que mais se destacou nas pesquisas pela internet.

Produzir conteúdo de qualidade é essencial para que uma empresa se mantenha bem posicionada no mercado digital.

É importante investir nesse processo que traz inúmeros benefícios, aumentando o leque de possíveis vendas, e certamente, gerando maiores lucros para a empresa, a médio ou longo prazo.

Escrito por Certificado Cursos Online

A Certificado Cursos Online, fundada em 2017, é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos livres de qualificação profissional, tanto gratuitos quanto pagos. Legalizados conforme a legislação educacional brasileira, nossos cursos são acessíveis e focam no aperfeiçoamento profissional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que a melhoria contínua é a chave para o sucesso.

A importância da linguagem inclusiva no marketing de conteúdo

A importância da linguagem inclusiva no marketing de conteúdo

Conheça os fatores de rankeamento do Google

Conheça os fatores de rankeamento do Google