in ,

Jornada de herói: O que é e como aplicá-la no marketing!

Jornada de herói O que é e como aplicá-la no marketing!

Jornada de herói é uma estratégia usada para contar histórias fascinantes para o público. A narrativa reúne todos os elementos necessários para prender a atenção dos usuários a um roteiro, essa estratégia inspirou obras bem-sucedidas no cinema e na literatura.

Mas esse conceito não precisa ser aplicado apenas na elaboração de obras de arte, ele também pode ser usado nas estratégias de marketing dos mais variados tipos de negócios.

Antes de entender um pouco mais sobre a metodologia, é importante dizer que, nos dias de hoje, produzir conteúdo de qualidade é fundamental para conquistar a confiança e atrair a atenção do público.

A marca pode investir na criação de materiais de diferentes tipos, e dentre os que mais se destacam estão aqueles que utilizam as práticas do Storytelling. Trata-se de uma estratégia que conta uma história que envolve a audiência e desperta sentimentos.

Ela vem sendo usada por empresas dos mais variados setores, por conta de sua eficiência e pelos resultados que é capaz de trazer. Mas ela pode melhorar ainda mais com a jornada do herói.

Neste artigo, entenda o conceito dessa ação, quais são as etapas de seu desenvolvimento e de que maneira aplicar a jornada do herói no marketing.

O que é jornada do herói?

Jornada do herói, também conhecida como monomito, é uma estrutura pertencente ao storytelling e é muito comum na elaboração de obras literárias de diversos tipos, como:

  • Mitos;
  • Lendas;
  • Romances;
  • Narrativas.

Foi criada por Joseph Campbell em 1949, e a ideia por trás é criar uma maneira cíclica de contar histórias, onde o protagonista supera desafios e se torna herói.

A prática está presente em diversas narrativas, incluindo fábulas e filmes modernos e a jornada permite uma fórmula de construção de histórias que envolve os leitores e espectadores.

Ao aplicá-la, uma clínica de pigmentação capilar deve criar uma história que gira em torno da trajetória de um herói, que sai de um mundo comum para viver aventuras em outros lugares, passando por várias provações.

Etapas da jornada do herói

A jornada do herói é dividida em 12 etapas diferentes, e todas se conectam entre si para levar a história adiante. Essa fórmula conecta o público ao herói e a todas as mensagens apresentadas no discurso.

A primeira etapa é o mundo comum, onde a história começa e ajuda a contextualizar e a mostrar o cenário. É o momento de revelar a história do herói, mostrar os problemas que ele enfrenta, seus objetivos e o que procura.

Etapas da jornada do herói

Na segunda etapa está a chamada para aventura, onde alguma situação acontece para o personagem e inicia sua jornada. Esse momento é importante porque muitas coisas acontecem tanto para o herói quanto para o público.

Se os acontecimentos não forem interessantes, dificilmente o leitor ou o espectador vai prosseguir com a história.

Depois vem a recusa do chamado, uma terceira etapa onde o estágio temporário na jornada do herói invoca medo e relutância. Algumas histórias incluem essa etapa enquanto outras já partem direto para o encontro do mentor.

Essa é a quarta etapa onde o herói é apresentado ao mentor, que nada mais é do que uma prova de que o problema pode ser resolvido. Ele atua como uma motivação para o herói seguir em frente.

Um fabricante de saco de papel decorado, ao investir na jornada do herói, precisa descrever a quinta etapa que é o cruzamento do primeiro limiar.

Depois que o herói conhece o mentor, parte para uma aventura onde surgem os primeiros desafios. São situações que mudam o psicológico do personagem e pode ser exemplificado por meio de travessias.

Um exemplo disso é quando o personagem descobre um segredo, adquire uma habilidade ou muda de lugar.

A sexta etapa é formada pelos testes, aliados e inimigos, visto que ao longo da história, o personagem se depara com situações positivas e negativas, assim como aliados e inimigos. São eles que vão testar e preparar o herói para o final.

Uma loja conserto celular Samsung pode investir na jornada do herói e trabalhar a sétima etapa, que consiste na aproximação da caverna secreta.

Nesse momento, que antecede o confronto final entre o personagem e seus questionamentos iniciais, ocorre um tipo de conflito interior.

Mas, mesmo que não exista um conflito anterior, é necessário usar essa etapa para que o público entenda a magnitude do desafio. Além disso, é uma pausa que ajuda a preparar o herói para o final.

A oitava etapa é a aprovação, e o personagem é desafiado por um obstáculo que precisa ser superado para que possa seguir seu destino. Em outras palavras, é um momento crucial para a história, visto que provoca transformações no personagem.

A nona etapa é a recompensa, e na estratégia de um fabricante de piso vinílico imitando madeira, é o momento onde o herói atinge seu objetivo e começa a ser recompensado.

Essa parte da história costuma comover o público e desperta nas pessoas o sentimento de merecimento. Já a décima etapa é a estrada de volta, onde o personagem volta para o mundo comum, mas transformado pelo processo.

Em muitas histórias, o herói costuma ser testado para ver se realmente aprendeu a lição. A 11ª etapa é a ressurreição, onde o inimigo do herói reaparece para um novo combate ao conflito ainda maior.

É aqui que o herói vai testar o que aprendeu e enfrentar um desafio final, antes de voltar totalmente para a vida normal.

Por fim, na 12ª etapa está o retorno, onde o herói retorna ao mundo inicial e o público entende o significado de sua jornada, concluindo assim a história.

Como aplicar no marketing

Uma loja de móveis para quartos planejados solteiro com duas camas pode investir na jornada do herói dentro de suas estratégias de marketing.

É uma prática muito vantajosa porque, de acordo com estudos, 92% dos consumidores desejam que as empresas anunciem e criem campanhas de marketing parecidas com histórias.

A metodologia pode ser aplicada no marketing de conteúdo, trazendo excelentes resultados para as taxas de conversão e para as campanhas de marketing de modo geral.

A estratégia ajuda a contar uma história que informa as pessoas sobre os produtos e serviços de alguma maneira, ao mesmo tempo em que a marca consegue agregar valor para o público.

Como aplicar no marketing

O método pode ser usado tanto para produzir artigos, quanto para campanhas, e-books, cases de sucesso, entre outros materiais.

Para que tudo funcione, uma empresa de injeção direta gasolina comum deve colocar o cliente como o herói da história. É ele quem deve superar uma luta e a organização vai fornecer meios e ferramentas para superar os obstáculos.

A metodologia funciona por meio de 3 pontos essenciais. Um deles é o adversário e precisa ser baseado em um ponto problemático que realmente aconteça na vida do cliente e que os produtos e serviços sejam capazes de resolver.

Outro elemento importante é o mentor, que dentro de uma estratégia de marketing é representado pela marca, mostrando para o cliente de que maneira ele pode superar seus problemas.

Então temos o terceiro elemento que é o herói, representado pelo cliente e quem vai vencer os problemas e sair vitorioso.

Uma empresa de reciclagem de oleo de cozinha deve primeiro procurar entender quais são os desafios e problemas de seu público para que sua história faça sentido.

Dentro de sua estratégia de marketing, a jornada do herói também pode ser aplicada de acordo com a realidade do cliente.

Por exemplo, a chamada para aventura representa o reconhecimento do problema, ou seja, quando o consumidor percebe que precisa de ajuda para uma necessidade.

Depois existe a recusa do chamado, muito bem representada pelas objeções dos consumidores no início da jornada de compra, uma vez que eles duvidam da capacidade de superar os obstáculos.

Também existem as provas, aliados e inimigos, e eles são mostrados por meio de pequenos desafios, como a superação de crenças limitantes e receios por parte dos consumidores.

Depois disso, uma empresa de teflon nylon vai fazer o caminho de volta, que nada mais é do que trabalhar o pós-venda, garantindo que o cliente retorne ao seu cenário inicial com novas perspectivas e aprendizados.

Considerações finais

Muitas marcas famosas, dos mais variados segmentos, investem na jornada do herói em suas estratégias de marketing para alcançar seus propósitos. Uma rápida pesquisa na internet ajuda a encontrar ações brilhantes e que fizeram toda a diferença.

O melhor de tudo é que a metodologia pode ser usada por organizações de qualquer tamanho, independentemente de seu nicho de atuação. No marketing de conteúdo e no storytelling, ela já se mostrou uma ação confiável e surpreendente para os negócios.

Escrito por Certificado Cursos Online

A Certificado Cursos Online, fundada em 2017, é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos livres de qualificação profissional, tanto gratuitos quanto pagos. Legalizados conforme a legislação educacional brasileira, nossos cursos são acessíveis e focam no aperfeiçoamento profissional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que a melhoria contínua é a chave para o sucesso.

Google Analytics Como ele auxilia em sua estratégia

Google Analytics: Como ele auxilia em sua estratégia?

Link Building saiba o que é

Link Building: saiba o que é