in ,

Identidade visual: você conhece sua importância?

Identidade visual você conhece sua importância

Por muito tempo, as empresas entendiam a identidade visual como um elemento secundário ou até apenas como uma extensão dos gostos e da personalidade do proprietário, mas hoje esse recurso é muito mais utilizado de forma estratégica.

A identidade visual é hoje entendida como um conjunto de elementos visuais e gráficos que tem como objetivo passar mensagens para o seu público de forma mais eficiente e mais rápida que a comunicação verbal no dia a dia.

Esse recurso vai muito além do logotipo da empresa, o seu nome fantasia, seu slogan, suas cores, letras, embalagens, mensagens, redes sociais e outras peças de comunicação se consolidam como um elemento fundamental de divulgação.

Para entender como a identidade visual aparece cumprindo um papel fundamental tanto para uma empresa da tecnologia quanto para uma demolidora de obras, é preciso compreender de forma mais profunda o seu conceito.

Assim como é importante saber diferenciar a identidade visual de outras ideias que, normalmente, são associadas a esse conceito, mas que representam coisas diferentes como a marca e o branding de uma empresa.

Em linhas gerais, esses três elementos, que são identidade visual, branding e marca, fazem parte de um mesmo espectro, mas são diferentes entre si.

A confusão entre eles é bastante comum até mesmo entre os gestores de empresas que não contam com profissionais especializados.

Criar a identidade visual de uma empresa é associar seu trabalho a um conjunto amplo de conceitos visuais de produto e serviço. A partir da identidade, é possível comunicar não só verbalmente e de forma consciente com o cliente, como apelar para o inconsciente.

Todos os aspectos e materiais que acompanham o produto ou o serviço e até elementos que acompanham o dia a dia da companhia fazem parte e devem ser pensados dentro de uma estratégia visual.

Em geral, o objetivo será criar uma atmosfera visual convidativa para o seu consumidor, esse movimento passa por entender quem é o seu consumidor, o que ele espera da sua empresa e como essa mensagem pode ser transmitida através do apelo visual do trabalho.

O que é identidade visual?

Entender de forma mais profunda e definitiva o que é a identidade visual, e qual o papel desse conceito dentro da estratégia de marketing de uma empresa, é crucial para que se possa desenvolver essa identidade da forma correta.

Com as redes sociais, a presença de elementos gráficos, visuais e até de uma linha editorial de publicação de conteúdo passou a ser um elemento fundamental para o desenvolvimento da empresa nesse ecossistema.

Um dos pontos de partida dessa demanda é a necessidade que essas empresas têm de serem lembradas, isso significa que a empresa de refrigerador tipo industrial precisa de uma identidade para ser reconhecida por seus consumidores.

Nesse sentido, a identidade visual funciona de forma bastante parecida com uma assinatura.

O que é identidade visual?

Cada negócio vai buscar manter elementos repetidos tanto no seu espaço físico quanto na sua presença digital para que o público possa fazer essa relação de forma mais direta.

Além de ser esse item que relaciona todas as ações da empresa de maneira uniforme nos seus meios, fazendo com que ela seja facilmente identificada na sua embalagem, uniforme ou até em postagens das redes sociais, ele cumpre também um papel de conexão.

Cada vez mais o consumidor busca nas marcas mais do que o produto, ou serviço ou um bom preço, em grande parte das ocasiões o que o consumidor realmente quer é uma experiência agradável e a identidade visual pode contribuir muito.

Uma oficina que oferece formações como um curso harmonização facial masculina pode, através da sua identidade visual, inspirar confiança, inovação, agilidade e qualquer outra ideia que reforça o desejo pelo seu trabalho.

Por que investir em identidade visual?

Por muito tempo, desenvolver sua identidade visual foi um luxo destinado apenas para as empresas mais conhecidas em seus mercados. Empresas menores em geral tinham o seu logotipo, nome e identidade relegados aos gostos pessoais do seu proprietário.

O aumento dessa relevância dentro do marketing, em especial do marketing digital, fez com que mais companhias pensassem nesse elemento como uma ferramenta estratégica de comunicação e até um fator de impacto nas vendas.

Quem trabalha com marketing, seja para um restaurante ou para uma empresa como uma loja especializada em persiana vertical com blecaute, sabe que a comunicação não verbal é tão ou mais importante que o discurso de vendas direcionado para o consumidor.

Na maioria das decisões de compra que acontecem no dia a dia, a identidade visual cumpre o papel de gerar o primeiro contato com o público, é por meio desse recurso que os clientes entendem, mesmo que de forma subjetiva e subconsciente, o que sua empresa faz.

Entender qual é o seu produto ou serviço é um sinal importante de uma boa identidade visual. Contudo, os melhores exemplos vão um pouco além disso. Uma identidade bem estabelecida é capaz de apresentar de forma clara seus valores, missões e visões.

Isso passa por um entendimento muito mais profundo da marca e da identidade visual como conceito essencial para que o trabalho seja realizado de forma coerente, tanto para o aumento do seu alcance quanto para a construção mais sólida dessa imagem positiva.

Além de grandes empresas que gastam muito dinheiro para o investimento em identidade visual, os pequenos empreendimentos como uma loja de placa de vidro jateado podem colher benefícios se usar os recursos de identidade visual possíveis de forma estratégica.

Como criar uma identidade visual?

Em geral, as pequenas empresas que começam a sua atuação muitas vezes de forma incipiente não contam com um elementos mais estruturados de marketing, vendas e até de identidade visual.

Entretanto, no mundo atual, em especial no que se refere ao marketing digital, esse fator de identidade visual e uma assinatura visual das empresas se torna cada vez mais fundamental e precisa receber uma atenção mais destacada dos empreendedores.

Uma empresa especializada em lavagem de fachada de prédio preço pode, através da identidade visual, apresentar ao seu consumidor em potencial parte da sua expertise, muitas vezes isso acontece até de forma indireta e subconsciente quando bem aplicada.

Como criar uma identidade visual?

Além de contar com um profissional apto a preparar essa identidade visual, é preciso seguir uma série de critérios que definem uma identidade que cumpra o seu papel de forma eficiente. Entre esses critérios, estão:

  • Expertise de um profissional capacitado em design;
  • Verificação da exclusividade dessa identidade;
  • Conexão com a cultura da empresa e com os consumidores;
  • Generalização dessa identidade para todos os elementos da marca.

A partir do momento que uma identidade visual das empresas passou a ser uma demanda muito latente no mercado, empreendimentos como um centro de usinagem high speed tiveram disponibilizados muitos serviços que oferecem ferramentas mais baratas e rápidas.

Porém, é crucial compreender que o barato pode sair muito caro e ainda mais importante entender a formulação de uma identidade visual como um processo de constante refino e aperfeiçoamento dos elementos visuais, gráficos e textuais presentes no dia a dia.

A identidade visual vai muito além de criar desenhos e fontes bonitas, pois passa por um estudo profundo da empresa e a representação em imagem dos seus valores, missões, propósitos aplicados ao trabalho e estabelecidos na identidade para todos verem.

Considerações finais

Algumas marcas estão tão gravadas na memória das pessoas que mesmo descaracterizando elementos do seu logotipo ou trocando de cores, podem ser reconhecidas de forma muito fácil e isso acontece por uma série de motivos.

Seja por captar a atenção das pessoas, gerar empatia e conexão ou por aparecer com frequência nos meios digitais ou física no dia a dia. O elemento visual das marcas, ou seja, a sua identidade visual é essencial para o crescimento e reconhecimento de uma empresa.

Por muito tempo, os negócios que investiram nesse elemento de identidade visual eram apenas aqueles que já eram referência nos seus respectivos mercados, agora, em especial por conta das redes sociais, esse elemento se tornou fundamental para qualquer negócio.

Enquanto grandes empresas de tecnologia focam em criar um ar minimalista, futurista e inovador, uma empresa pequena focada em piso vinílico em manta rolo pode propor com elementos visuais elementos como qualidade de serviço, prestatividade e confiança.

A importância de uma identidade visual mais consolidada passa por compreender que a comunicação entre uma marca e os seus consumidores não é apenas verbal, mas todos os elementos visuais cumprem um papel importante na comunicação e impactam nas vendas.

Escrito por Certificado Cursos Online

A Certificado Cursos Online, fundada em 2017, é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos livres de qualificação profissional, tanto gratuitos quanto pagos. Legalizados conforme a legislação educacional brasileira, nossos cursos são acessíveis e focam no aperfeiçoamento profissional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que a melhoria contínua é a chave para o sucesso.

Data Marketing Você conhece essa estratégia

Data Marketing: Você conhece essa estratégia?

Marketing Disruptivo o que é e como funciona como estratégia

Marketing Disruptivo: o que é e como funciona como estratégia