in , , , ,

Marketing pessoal: o que é, importância e dicas para usar

Marketing pessoal o que é, importância e dicas para usar

Marketing pessoal nada mais é do que um conjunto de estratégias que têm o objetivo de melhorar a imagem de um profissional e proporcionar uma percepção positiva sobre ele.

É uma forma de fazer com que o mercado enxergue a pessoa como autoridade em determinado tema, exaltando suas ações e habilidades, por meio de técnicas de marketing.

Ainda existe muita gente que se pergunta sobre a importância do marketing pessoal, só que trabalhá-lo, além de ser uma necessidade, é uma obrigação.

Diante do cenário atual, com marcas mais humanizadas, os consumidores querem ter contato com pessoas.

O rosto é tão significativo para as empresas quanto sua própria identidade visual, e mesmo que uma marca venha à falência, a impressão pessoal é algo que permanece durante a vida toda.

Trabalhar o marketing da carreira traz benefícios e ajuda os profissionais a alcançarem seus objetivos.

Por exemplo, um gestor que queira aumentar as vendas pode trabalhar a própria imagem para conquistar a confiança do público.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar o que é marketing pessoal, dar algumas dicas para colocar em prática, falar sobre sua importância e vantagens.

O que é marketing pessoal

Marketing pessoal nada mais é do que um conjunto de estratégias que tem o objetivo de melhorar a percepção do mercado em relação a um profissional. É por meio dele que as empresas e as pessoas vão observar o indivíduo como autoridade.

Mas, veja, não estamos falando de mentir para a audiência, mas de saber gerenciar uma imagem para que ela mostre os aspectos valorizados e desejados, em relação aos atributos pessoais.

Mais do que uma ferramenta que ajuda a vender, criar uma boa imagem pessoal é importante para que um fabricante de elíptico profissional movement possa ter uma boa representação física.

Esse tipo de marketing gera credibilidade e visibilidade para o empreendimento, e o termo empreendimento pode ser aplicado neste caso porque se trata da gestão da imagem e dos objetivos pessoais.

Isso porque quando cuidamos da carreira também estamos empreendendo, e é justamente por isso que existem outros termos relacionados ao assunto, como “marca pessoal”.

Importância do marketing pessoal

O marketing pessoal é importante porque gera uma percepção positiva por parte do público, só que ele também vai mais além.

Suas estratégias podem transformar empresas e carreiras, independentemente de qual seja seu porte ou nível profissional.

Existem vários exemplos interessantes no mercado, e se você pesquisar, vai encontrar muitos profissionais que se tornaram referência em diferentes âmbitos empresariais.

Importância do marketing pessoal

Por exemplo, no LinkedIn, o gestor de uma confecção de cortina com controle remoto pode se destacar por meio de conteúdos e ao estabelecer boas conexões com outros profissionais.

A partir do momento em que uma pessoa consegue um posicionamento de destaque, é natural que leve com ela a empresa onde trabalha ou o seu próprio negócio.

Como fazer marketing pessoal?

Agora que você já entende o conceito, vamos mostrar como fazer um bom marketing pessoal. A primeira coisa é identificar que tipo de qualificação você possui e de que maneira podem ser usadas no mercado.

Outro detalhe importante é definir sua visão, missão e valores, e, até mesmo, utilizar a matriz SWOT para compreender de que maneira vai competir com outros profissionais e como planejar o marketing pessoal.

Em linhas gerais, algumas das melhores estratégias para trabalhar essa prática do jeito certo são:

Definir missão, visão e valores

Quando começamos a trabalhar no marketing pessoal, transformamos o profissional em uma marca, assim sendo, é necessário definir alguns parâmetros para que ele se posicione como uma, sendo estes sua missão, visão e valores.

A missão nada mais é do que os motivos que movem o profissional e aquilo que ele pretende entregar enquanto trabalha.

A missão de um estúdio para ensaio norteia a estratégia do negócio para que os objetivos sejam explícitos.

Quanto à visão, trata-se de um planejamento de longo prazo que define onde o profissional quer estar daqui a alguns anos e de que maneira vai chegar lá.

Por fim, os valores orientam a postura profissional e são alicerces do marketing pessoal.

Estar presente nas redes sociais

As redes sociais são excelentes plataformas para fazer marketing pessoal e são acessíveis para qualquer pessoa.

Para se destacar, é necessário compreender seu funcionamento, visto que cada uma possui suas próprias características. Dentre as principais estão:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • Twitter.

Assim como as marcas, os profissionais precisam publicar conteúdo relevante e mostrar para os demais o quanto dominam sobre os assuntos relacionados à sua área de atuação.

Para uma fábrica de mini salgados, se promover nas redes sociais é muito mais barato do que investir em anúncios pagos ou estratégias de marketing tradicionais.

Da mesma forma, para os profissionais, estar nessas plataformas é mais barato do que anunciar.

Trabalhar como consultor virtual

Criar um blog também é uma excelente oportunidade de se transformar em consultor virtual. Publique conteúdos que falem um pouco mais sobre suas experiências profissionais e comentem de que maneira as empresas podem se beneficiar do seu trabalho.

Publicações explicativas são capazes de demonstrar sua expertises e transformá-lo em um tipo de consultor virtual.

Dessa forma, as pessoas vão procurá-lo toda vez que tiverem uma dúvida ou quiserem falar sobre assuntos específicos.

Envolver-se com projetos

Quem precisa criar um portfólio para se diferenciar dos demais pode se envolver com projetos que vão trazer mais destaque para a carreira, como no caso do trabalho voluntário.

Por exemplo, o gestor de uma empresa de iluminação gesso sala pode oferecer ajuda para uma ONG e receber divulgação em troca de seu trabalho.

Tarefas pro bono ajudam a ganhar experiência e trazem liberdade criativa, o que te ajuda a se envolver na execução e no planejamento de variadas estratégias.

Saber argumentar

Para fazer um bom trabalho com marketing pessoal, é fundamental desenvolver um speech. Trata-se de um modelo de contato que mostra suas qualificações e antecede uma proposta, sendo muito eficiente para conquistar clientes e investidores.

Com esse recurso, o profissional consegue aumentar as conversões, principalmente se puder adaptá-lo constantemente, de acordo com os feedbacks que obtém.

Saber argumentar

Vantagens do marketing pessoal

Depois de tudo o que falamos ao longo deste conteúdo, não é difícil imaginar as vantagens que o marketing pessoal pode trazer para a carreira.

Uma delas é a oportunidade de divulgar melhor o seu próprio trabalho. É comum ver pessoas que fazem um trabalho excelente, mas que poucos têm conhecimento ou conhecem.

Por exemplo, um profissional que faz um excelente trabalho em moldura de gesso para teto precisa fazer com que outras pessoas reconheçam seu empenho e dedicação, pois é assim que ele vai conquistar reconhecimento.

Por meio do marketing pessoal, o desempenho ganha notoriedade e, consequentemente, o indivíduo consegue gerar autoridade.

Um profissional de sucesso é visto como referência em sua área, e ao divulgar seu trabalho e suas habilidades, fica mais fácil mostrar que é um verdadeiro especialista, cativar pessoas e estabelecer um relacionamento com elas.

Outra vantagem é que o marketing pessoal é capaz de reduzir o ciclo de vendas, o que ajuda o profissional e o negócio a economizarem tempo e dinheiro.

Quando os clientes confiam no trabalho de uma pessoa, a tomada de decisão é muito mais rápida, e quanto mais pessoas confiarem em você, mais será capaz de alavancar a própria carreira.

Quem trabalha com manutenção macbook e diversas outras áreas sabe que apenas dedicação e trabalho duro nem sempre são o suficiente para conquistar uma promoção ou um aumento.

Mas quem investe em uma marca individual tem mais facilidade para ser notado, e com isso consegue aumentar sua carteira de clientes.

Fazer marketing pessoal é um ciclo virtuoso, visto que ao construir autoridade e conquistar um espaço maior na área em que você atua, naturalmente vai chamar mais atenção no mercado.

Então mais pessoas vão saber sobre o seu trabalho e vão se interessar por ele, o que te ajuda a conquistar clientes e oportunidades.

Não importa se você quer trabalhar para uma empresa ou abriu o próprio negócio de aluguel de impressora para escritório, investir em marketing pessoal é fundamental para alavancar sua carreira e a empresa.

Conclusão

Independentemente de qual seja a sua profissão ou qual carreira quer seguir no futuro, precisa de boas estratégias de marketing pessoal para alcançar seus objetivos.

É assim que o profissional constrói uma imagem positiva, ganha notoriedade e atrai oportunidades de trabalho.

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre o assunto e tudo o que precisa fazer para trabalhar a sua imagem no mercado.

 

Escrito por Certificado Cursos Online

A Certificado Cursos Online, fundada em 2017, é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos livres de qualificação profissional, tanto gratuitos quanto pagos. Legalizados conforme a legislação educacional brasileira, nossos cursos são acessíveis e focam no aperfeiçoamento profissional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que a melhoria contínua é a chave para o sucesso.

Dicas para quem precisa aprender inglês rápido

Dicas para quem precisa aprender inglês rápido

Gestão de mídia Como melhorar a gestão da comunicação em mídias digitais

Gestão de mídia: Como melhorar a gestão da comunicação em mídias digitais