in ,

Qual a diferença entre Monografia, Artigo Científico e TCC?

Qual a diferença entre Monografia, Artigo Científico e TCC

Quando chega a hora de se deparar um com um trabalho de estudo bastante complexo, que pode ser desde a escola, como também na universidade.

Alguns desses trabalhos são bem semelhantes, se diferenciando por alguns poucos detalhes. Agora vamos fazer uma definição de todos para que fique mais claro para você sobre o que cada um aborda em um trabalho acadêmico.

O que é TCC?

O trabalho de conclusão de curso ou TCC se aplica principalmente aos estudantes universitários.

No momento em que você irá terminar a sua graduação ou pós-graduação, o aluno precisa apresentar um trabalho que mostre que ele está apto após os anos que passou no curso e que se encontra preparado no mercado de trabalho.

Para a apresentação do TCC, o aluno também conta com a possibilidade de apresentar uma monografia, que pode também ser um artigo científico, uma tese para pós-graduação ou doutorado, até mesmo um relatório de estágio.

A decisão do TCC irá depender do seu curso e também da instituição.

O que é Monografia?

De antemão, é interessante que você conheça a Monografis, uma plataforma que facilita na hora do estudante elaborar a sua monografia.

Essa ferramenta, que está com desconto, foi elaborada pelo Douglas Tybel, Analista de Sistemas, Pós-Graduado em Engenharia de Software e professor na Faculdade FVC.

A monografia é um trabalho científico que tem uma temática bastante específica.

Um documento escrito irá detalhar sobre os temas da pesquisa, que têm como foco um tema único, além de um recorte de realidade.

O que é Monografia?

Uma monografia normalmente é feita por apenas uma pessoa, com o dever de apresentar um formato claro e uma estrutura lógica sobre os resultados da pesquisa realizada.

Para que a monografia seja aceita, ela precisa conter:

  • Capa, folha de rosto, uma dedicatória, epígrafe, agradecimentos, resumo, sumário e listas;
  • Introdução de textos, desenvolvimento, conclusão e configurações;
  • Utilizar as referências bibliográficas.

O que é um artigo científico?

O artigo é definido como um trabalho monográfico e que apresenta uma forma objetiva. Um artigo geralmente é destinado para instituições, revistas ou um site que seja especializado no tema que você escreveu.

Um artigo pode ser o resultado de uma pesquisa independente, como resultado de um desenvolvimento acadêmico. Normalmente um artigo deve seguir as normas de formatação gerais.

Para fazer um artigo, é preciso:

  • Realizar a escolha dos temas;
  • Faça a análise;
  • Utilizar fontes que sejam confiáveis e que citem da onde foram tiradas as informações;
  • Filtrar o conteúdo;
  • Sempre colocar o autor em que foi baseado;
  • Definir o formato do texto que será elaborado.

O que é um artigo científico?

Por que os universitários se preocupam tanto com um TCC?

Uma das maiores preocupações dos universitários é o período em que necessitam realizar e defender o seu TCC.

Será necessário expressar tudo o que você aprendeu ao longo dos seus estudos, sendo que em muitas instituições de ensino superior é necessário apresentar um TCC para finalizar o curso.

Para receber a aprovação do seu TCC, é necessário seguir as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT. Por isso é necessário seguir as fontes, tamanho e cor do texto adequadas.

 Em resumo

Para finalizar, é importante saber que tanto a monografia quanto o TCC são necessários uma apresentação pública, que conta com uma banca que traz como convidados alguns professores e eventualmente algum especialista no tema tratado pelo aluno.

Ficou claro a diferença entre eles? Espero que as nossas explicações tenham ajudado a sanar algumas de suas dúvidas de estudos.

Em caso de dúvidas ou sugestões, não esqueça de deixar um comentário, vamos adorar responder. Volte sempre!

Escrito por Certificado Cursos Online

A Certificado Cursos Online, fundada em 2017, é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos livres de qualificação profissional, tanto gratuitos quanto pagos. Legalizados conforme a legislação educacional brasileira, nossos cursos são acessíveis e focam no aperfeiçoamento profissional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que a melhoria contínua é a chave para o sucesso.

Confira 05 dicas de como manter sua equipe motivada

Confira 5 dicas de como manter sua equipe motivada

É necessário ter curso para manipular uma máquina de tosa

É necessário ter curso para manipular uma máquina de tosa?