in ,

É necessário ter curso para manipular uma máquina de tosa?

É necessário ter curso para manipular uma máquina de tosa

Mais do que nunca, os animais de estimação são considerados parte da família.

Não existe mais uma grande distinção entre cuidar de um familiar e cuidar de um animal, já que as pessoas não têm vergonha alguma em admitir que aquele animal de estimação vale mais para ela do que muitas pessoas por aí.

Por isso tentamos dar o maior conforto possível para aqueles animais que tanto amamos, seja com a alimentação, com a saúde e até com a beleza.

Quantas pessoas não foram fazer o fechamento de contas no final do mês, e percebeu o quanto acabam gastando com os animais? Mas sempre com a sensação de que no fim, valeu a pena.

Mas exatamente porque gastamos caro com nossos cachorros, exigimos sempre que o tratamento e o atendimento sejam sempre de muita qualidade.

Nós queremos o máximo de profissionalismo possível em absolutamente tudo o que consumimos, principalmente se os valores não forem nada baixos. 

E por isso, muitas pessoas se perguntam se um tipo específico de funcionário de pet shop precisa ter algum tipo de formação profissional para poder trabalhar normalmente.

Estamos falando dos tosadores, um trabalho que realmente pode ser muito difícil dependendo do animal e também dependendo do cliente.

É necessário ter curso para manipular uma máquina de tosa

Não podemos esquecer que existem muitas pessoas que são tão impacientes e ciumentas com seus animais, que se eles voltam com algum pelo faltando, a pessoa se irrita e muito. 

Mas nesse caso nem podemos apenas falar do resultado estético, porque também tem o risco de vida.

Uma pessoa que vai tosar um animal, vai manusear objetos que podem representar perigo para os animais, se não forem usados da forma certa.

 Então fica a dúvida: é necessário curso para manipular uma máquina de tosa? É justamente sobre isso que vamos falar hoje.

O que a lei diz?

Primeiro, vamos falar sobre o âmbito legal, afinal, ele é extremamente importante.

Um médico não pode tocar em você sem ter licença para isso, é o mesmo vale para veterinários, então algumas pessoas imaginam que se não tem uma licença especial para que a pessoa possa tosar um animal, ela não vai poder fazer isso.

Mas por incrível que pareça, essa informação está incorreta. Não existe nenhuma obrigação legal que diz que o tosador precisa ter formação profissional para poder fazer esse tipo de trabalho.

O mesmo vale para outras áreas que envolvem animais, como, por exemplo, a pessoa que dá banho em pets, ou até mesmo um adestrador.

Por lei, nenhum desses profissionais precisa ter qualquer tipo de formação profissional. 

Exigências das empresas

Dito isso, também precisamos lembrar que essa informação não significa que os petshop vão colocar qualquer para trabalhar tocando seus animais.

Esse é um trabalho extremamente delicado, e como já dissemos, pode até machucar feio o bichinho se for feita por uma pessoa desprovida de experiência na área.

Por conta disso, os pet shops têm suas maneiras de fazer com que só tenham pessoas confiáveis na equipe.

Exigências das empresas

Uma forma é exigindo sim que a pessoa tenha uma formação na área. Existem diversos cursinhos de tosagem, e existem lugares que para contratar, exigem que algum curso tenha sido feito.

Isso é claro, serve para comprovar que a pessoa entende do assunto, e não só acreditar que ela sabe fazer porque ama os animais”. Amar os pets não é suficiente, é preciso conhecimento técnico. 

Existem ainda empresas que gostam de dar chances e geralmente contratam alguém inexperiente para aprender com algum outro funcionário da casa.

Isso acontece mais quando o pet shop já tem um funcionário que entende de coisa, mas pretende ter outro por qualquer motivo que seja, e faz com que o funcionário mais velho, ensina ao mais novo. 

Algumas empresas que levam seu trabalho ainda mais a sério costumam apresentar algumas palestras e cursos a seus funcionários, a fim de que eles sigam evoluindo. 

Isso ajuda muito pelo fato de que um pet shop vai atender diversos tipos de animais, e um vai ser completamente diferente do outro na hora da tosagem.

Existem animais grandes, animais pequenos, animais super peludos, animais com menos pelo, animais mais sensíveis e aqueles mais brutos, e cada um tem que ter um cuidado diferente. 

Outro ponto importante, é que existem alguns cuidados com a saúde do animal que devem ser levados em conta na hora do casamento, como por exemplo, existem animais peludos que não podem ser muito dotados.

Mesmo se for época de calor, alguns animais precisam do pelo justamente para poder se refrescar, através do pelo, da pele e da respiração. 

E isso é algo que o tosador tem que saber para alertar aos clientes vez ou outra que eles pedirem uma tosagem completa de um animal.

Em resumo, apesar de não haver nenhuma obrigação legal para uma formação, é muito difícil acreditar que um pet shop sério é contrário e deixaria uma pessoa sem nenhum conhecimento técnico para trabalhar.

Escrito por Certificado Cursos Online

A Certificado Cursos Online, fundada em 2017, é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos livres de qualificação profissional, tanto gratuitos quanto pagos. Legalizados conforme a legislação educacional brasileira, nossos cursos são acessíveis e focam no aperfeiçoamento profissional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que a melhoria contínua é a chave para o sucesso.

Qual a diferença entre Monografia, Artigo Científico e TCC

Qual a diferença entre Monografia, Artigo Científico e TCC?

Marketing de conteúdo em redes sociais funciona

Marketing de conteúdo em redes sociais funciona?