in

Por que fazer um curso de panificação?

Por que fazer um curso de panificação

A panificação é uma arte voltada para a fabricação de pães dos mais variados modos, sabores, recheios e afins.

Uma especialidade dominada por padeiros talentosos, e uma prática culinária muito presente nos lares.

Um ramo que se desenvolve de forma satisfatória no nosso país, pois se trata da fabricação de um alimento que nunca sai de moda e está enraizado na cultura alimentar dos brasileiros. 

Entretanto, para ter sucesso na profissão é importante investir em um curso de panificação.

Setor alimentício no Brasil e a panificação

Podemos afirmar com propriedade que este é um setor que sempre estará em constante evolução e mudança, mas que nunca deixará de existir.

É o setor que mais movimenta a economia no Brasil, e representa 10,6% do PIB (Produto Interno Bruto) do país, segundo a ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos).

Além de ser de extrema importância, afinal constitui a base da sobrevivência humana, que é a alimentação.

No ano de 2020, segundo a ABIA, o setor alimentício gerou 1,6 milhão de empregos, contribuindo também, de forma indireta, com a economia do país.

É uma bela alternativa para os que buscam um setor de sucesso para empreender, ressaltando o ramo da panificação, que atualmente está entre os seis maiores segmentos da indústria brasileira.

A panificação sempre presente na história

A história de amor da humanidade com os pães é antiga e dura centenas, ou até milhares de anos, alguns estudos apontam que ainda na Rona Antiga, já havia por volta de 400 padarias em funcionamento, e até na Bíblia os pães são citados diversas vezes, e eram usados até como moeda de troca, tamanha sua importância e valor. 

Alguns séculos seguintes, através da chegada de italianos no Brasil, e com a influência portuguesa na culinária local, o pão chegou até a mesa das famílias do Brasil para nunca mais sair.

E como prova desse amor dos brasileiros pelos pães, podemos citar que, um estudo feito pelo SEBRAE, indicou que o consumo por brasileiro atualmente é de 22,6 kg de pães ao ano. É pão demais, não é?

A panificação sempre presente na história

Faturamento e geração de empregos

A pandemia foi um período longo e de bastante dificuldade para os empreendedores no Brasil, mas mesmo assim, o mercado de panificadoras chegou a marca de R$91,94 bilhões de reais no ano de 2020, sendo 61,65% em produtos de fabricação própria.

Além deste faturamento bastante alto e impressionante, o ramo das panificadoras ainda gerou 1,5 milhão de empregos de forma indireta e 700 mil empregos diretos.

Curso de panificação e seus benefícios

Diante de todos esses dados animadores, não restam dúvidas de que vale a pena investir no ramo da panificação, e isso começa com investimento em uma qualificação profissional na área.

Com a procura em alta no setor de panificação, investir em conhecimentos específicos e aperfeiçoar técnicas tidas como tradicionais pode ser um grande diferencial no mercado.

Incluir novas receitas, novas técnicas no preparo, pães diversos para grupos de intolerantes a determinados ingredientes, investir em alimentação inclusiva, tudo isso tende a se tornar bastante lucrativo nos próximos anos.

Esteja com a mente aberta e pronto para inovar. Um curso de panificação pode te ensinar a ver este ramo com outros olhos, abrir um leque de possibilidades no preparo de pães, doces, bolos que conquistem os variados públicos, prezando sempre pela qualidade do produto oferecido.

Durante o curso de panificação, é provável que você aprenda também como vender o seu produto.

Não se trata simplesmente de produzir um bom pão na chapa, ou um bom bolo, mas de saber como oferecê-los e como despertar no cliente a vontade de experimentar o que está sendo produzido por você.

Estratégias de marketing de negócio também são vantagens indispensáveis ao concluir um curso de panificação.

Sem contar, é claro, com os benefícios financeiros. Por ser um dos maiores segmentos da indústria brasileira, a panificação é um ramo alimentício altamente lucrativo, pois está sempre em alta e muito presente na alimentação de pessoas ao redor de todo o mundo.

Então, investir num curso de panificação e empreender no ramo certamente não será um erro.

A tecnologia como aliada na panificação

Os avanços tecnológicos estão por toda a parte, portanto não esqueça de considerá-los ao optar pela panificação.

Existem máquinas extremamente modernas no mercado pensadas para otimizar os processos e torná-lo mais rápido e sistematizado.

Pense neles como uma ferramenta de praticidade e economia de tempo, afinal a grande maioria dos processos na panificação, se feitos manualmente, demandam algumas horas de dedicação.

Ao fazer um curso de panificação o aluno estará a par dessas ferramentas e aprenderá a manuseá-las no desenvolvimento dos produtos do ramo.

A tecnologia como aliada na panificação

Aprender a armazenar e conservar meus produtos de forma adequada

Alguns erros são cometidos pela simples falta de conhecimento no assunto, e não há problema nisso. Por isso é importante estar sempre disposto a aprender e buscar melhoras.

Durante o curso de panificação escolhido para cursar, o aluno – seja ele empreendedor no ramo da panificação ou alguém que já está inserido no mercado e busca aperfeiçoamento – aprenderá formas mais práticas e seguras de armazenar seus produtos e conservá-los a fim de evitar desperdícios provenientes de mau armazenamento.

Esta é uma vantagem excelente em se matricular num curso de panificação.

Existem diversos benefícios e motivos para investir num curso de panificação, um ramo que nunca sairá de moda certamente.

Os pães e bolos entraram na vida e na alimentação dos brasileiros e de pessoas ao redor do mundo inteiro e não tem a menor pretensão de sair delas.

Escrito por Certificado Cursos Online

A Certificado Cursos Online, fundada em 2017, é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos livres de qualificação profissional, tanto gratuitos quanto pagos. Legalizados conforme a legislação educacional brasileira, nossos cursos são acessíveis e focam no aperfeiçoamento profissional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que a melhoria contínua é a chave para o sucesso.

Qual curso precisa para trabalhar em Laboratório

Qual curso precisa para trabalhar em Laboratório?

Como presentear seus colaboradores de forma criativa

Como presentear seus colaboradores de forma criativa