Curso de Nr 25 Básico – Resíduos Industriais

Capa do Curso de NR 25 Básico – Resíduos Industriais

Curso de NR 25 Básico – Resíduos Industriais Grátis – 20 Horas

O nosso Curso de NR 25 Básico – Resíduos Industriais é Grátis  e conta com *Certificado opcional válido em todo Brasil.

O Certificado do Curso de NR 25 Básico – Resíduos Industriais, do nosso portal é válido somente para:

  • Extensão Universitária;
  • Horas extracurriculares;
  • Enriquecer o seu currículo;

O nosso curso livre da norma NR 25, de nível básico, tem caráter meramente informativo, portanto, não é um treinamento profissionalizante de formação técnica.

Assim sendo, a mera participação, como a posse do certificado de conclusão de leitura do presente curso online da norma NR 25 Básico – Resíduos Industriais, não garante ao aluno o direito de exercer qualquer atividade como técnico em segurança do trabalho, conforme instruções do MTE.

Ao assinar o curso online grátis da norma NR 25 Básico – Resíduos Industriais, o aluno confirma que está de acordo com as informações.

Veja como é o certificado do Curso de NR 25 Básico – Resíduos Industriais:

Certificado do Curso de NR 25 Básico - Resíduos Industriais

OBS. Se seu objetivo com esse Curso de NR 25 Básico – Resíduos Industriais  é o certificado CLIQUE AQUI  e saiba mais.

CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE GRÁTIS

Conteúdo programático do Curso de NR 25 Básico – Resíduos Industriais:

  • O que são resíduos industriais?
  • O que diz a Norma NR 25
  • Classes de Resíduos Industriais
  • Resíduos Gasosos
  • Resíduos Sólidos
  • Resíduos Líquidos
  • Resíduos Radioativos
  • Resíduos de Risco Biológico
  • O Acidente com o Lixo Hospitalar Radioativo de Goiânia (1987)
  • Fiscalização Ambiental
  • Responsabilidades do Empregador
  • Vídeos Complementares
  • Bibliografia/Links Recomendados

CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE GRÁTIS

Curso de NR 25 Básico – Resíduos Industriais Grátis | Porque Fazer?

Curso de NR 25 Básico - Resíduos Industriais

O Curso de NR 25 Básico – Resíduos Industriais tem como finalidade classificar e normatizar sobre os resíduos industriais que são provenientes dos processos industriais, eles podem ser de forma sólida, líquida ou gasosa ou combinação dessas.

Indicamos este presente curso para estudantes ou trabalhadores que estão interessados em melhorar os seus conhecimentos.

Continue a sua leitura neste artigo, abordaremos todo o conteúdo programático.

Se ao final da sua leitura você venha a se interessar pelo curso, se inscreva e comece a estudar conosco.

O que são resíduos industriais?

Nesta primeira parte do Curso de NR 25 Básico – Resíduos Industriais você verá que os resíduos industriais são originados das atividades dos diversos ramos da indústria, que será do setor: metalúrgico, automotivo, químico e petroquímico, papelaria, indústria alimentícia, entre outros.

O que diz a Norma NR 25

Abordaremos aqui que a NR 25 é uma norma regulamentadora que foi criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que tem o objetivo de proteger a segurança e a saúde do trabalhador através de destinação adequada dos resíduos industriais.

A norma tem como missão prevenir os acidentes e as possíveis doenças causadas pelos resíduos industriais das empresas.

Classes de Resíduos Industriais

Veremos nesta unidade Curso de NR 25 Básico – Resíduos Industriais que os resíduos industriais são classificados em 3 classes:

  •         Classe 1 – Resíduos perigosos: são aqueles que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, que vai exigir um tratamento e disposição especiais em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade.
  •         Classe 2 – Resíduos não-inertes (possíveis contaminantes): são os resíduos que não apresentam periculosidade. Podem ter propriedades tais como: combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade em água. São basicamente os resíduos com as características do lixo doméstico.
  •         Classe 3 – Resíduos inertes: são aqueles que, ao serem submetidos aos testes de solubilização, não têm nenhum de seus constituintes solubilizados em concentrações superiores aos padrões de potabilidade da água. Muitos são recicláveis e não se degradam ou não se decompõem quando dispostos no solo.

Resíduos Gasosos

Resíduos Gasosos

Analisaremos aqui sobre os resíduos gasosos industriais, eles são altamente poluentes e, em alguns casos, tóxicos.

Os gases vêm preocupando a sociedade em geral e os governantes de todo o mundo. Não é somente a indústria a responsável pela emissão de gases tóxicos, mas as queimadas também liberam esses resíduos e, diferentemente dos sólidos, não há maneira de conter a emissão depois de lançada na atmosfera e muito menos tratá-la.

Resíduos Sólidos

Veremos aqui três assuntos: resíduos sólidos industriais, resíduos em estado sólido e semi-sólidos, eles vão resultar na atividade industrial dentro do ecossistema.

Resíduos Líquidos

Os Resíduos Líquidos também são conhecidos por efluentes industriais líquidos, eles são os resíduos provenientes das atividades industriais, que são lançados de volta à natureza. Veremos que esses resíduos líquidos possuem algumas características químicas, físicas e biológicas que vão variar conforme o ramo da atividade industrial.

Resíduos Radioativos da Indústria Nuclear

Neste momento do Curso de NR 25 Básico – Resíduos Industriais veremos que a indústria nuclear é uma das poucas atividades com interferência humana que tem capacidade para controlar totalmente os rejeitos que produz. E os rejeitos são classificados pelo seu teor de radioatividade.

Resíduos de Risco Biológico | Curso de NR 25 Básico – Resíduos Industriais

Resíduos de Risco Biológico

Os resíduos de risco biológico também são conhecidos por lixo hospitalar.

Você sabe o que compõem o lixo hospitalar?

O lixo hospitalar é um resíduo descartado por hospitais, clínicas e necrotérios que vai oferecer um alto teor de contaminação biológica para o ser humano e para o meio ambiente se não for descartado corretamente, segundo as orientações da ANVISA.

O Acidente com o Lixo Hospitalar Radioativo de Goiânia (1987)

Nesta etapa do Curso de NR 25 Básico – Resíduos Industriais abordaremos que em 13 de Setembro de 1987, Goiânia foi atingida por aquele que é considerado o maior acidente radiológico do mundo. A tragédia envolvendo o césio-137 deixou centenas de pessoas mortas e contaminadas pelo elemento radioativo e outras tantas com sequelas irreversíveis

Fiscalização Ambiental

Qual o órgão responsável pela fiscalização ambiental?

Dependendo do tipo de atividade econômica, caberá ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e/ou órgãos estaduais e municipais a fiscalização ambiental.

Responsabilidades do Empregador

Analisaremos aqui sobre a Lei Federal no 9.605/98, ela vai introduzir a criminalização da conduta do empregador e determina as penas previstas para as condutas danosas ao patrimônio ambiental.

Vai destacar nesta lei a questão da tripla responsabilidade.

Vídeos Complementares

Nesta última unidade do Curso de NR 25 Básico – Resíduos Industriais, você verá um vídeo sobre o acidente de Goiânia – Césio 137.

E se você leu até aqui, o que acha de melhorar o seu conhecimento e o seu currículo? Vem acesse o curso e seja mais um aluno do Certificado Cursos Online.

Te esperamos.

CLIQUE AQUI E CADASTRE-SE GRÁTIS

Capa do Curso de NR 25 Básico - Resíduos Industriais

Detalhes do Curso

  • Leituras 13
  • 830647
  • Duração 20 Horas
  • Nível de Habilidade Básico
  • Linguagem Português
  • Alunos 30
  • Certificado R$49,90
  • Critérios de avaliação Sim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *