in

Qual curso precisa para trabalhar em Laboratório?

Qual curso precisa para trabalhar em Laboratório

Se você deseja trabalhar em laboratório, saiba que não basta apenas enviar um currículo para o laboratório de sua escolha e esperar ser chamado.

Para dar início a sua carreira em laboratório, é preciso ter conhecimento sobre laboratórios e mandar seu currículo para uma área específica, de acordo com a sua função. 

Um laboratório clínico contrata profissionais de várias áreas da saúde para atuar em sua clínica. Por isso, é necessário contar com um bom currículo e ser capacitado para atuar em tal área. 

Em um laboratório é possível encontrar os seguintes profissionais:

  • Bioquímico;
  • Técnico de laboratório;
  • Farmacêutico;
  • Diretor técnico;
  • Auxiliar de laboratório;
  • Analista clínico;
  • Químico;
  • Físico;
  • Perito criminal;
  • Técnico em patologia.

Lembrando que depende muito do tipo de laboratório. Pode ser que em um laboratório você encontre todos esses profissionais, como pode ser que você encontre apenas alguns desses profissionais. 

Mas afinal, qual curso é necessário para trabalhar em um laboratório? O curso mais procurado para pessoas que atuam ou vão atuar em laboratório é o curso de análises clínicas.

Esse curso dá a capacidade necessária ao aluno para trabalhar na área da saúde.

O profissional formado nesse curso consegue fazer o diagnóstico de vários tipos de doenças, por meio de análises rigorosas, inclusive tendo capacidade para colher sangue.

Ele pode optar por trabalhar em qualquer local relacionado à saúde, podendo escolher locais como hospitais, clínicas laboratoriais, instituições de ensino, indústrias cosméticas, farmacêuticas, alimentícias ou postos de saúde.

Funções do Técnico em Analises Clinicas

O curso mais procurado por pessoas que desejam atuar na área laboratorial é o curso de técnico em análises clínicas, que envolve os seguintes assuntos:

  • Coleta de sangue;
  • Ajuda a diagnosticar doenças;
  • Manusear os equipamentos laboratoriais e assegurar o funcionamento dos mesmos;
  • Demonstrar confiança e dar a devida orientação aos pacientes sobre o processo a ser feito;
  • Conduzir testes laboratoriais;
  • Realizar os exames de acordo com os requisitos estabelecidos pelo médico do paciente. 

Funções do Técnico em Analises Clinicas

O valor do curso pode variar de 500 a 600 reais mensais em média, com duração de 1200 horas. Porém, algumas instituições oferecem desconto realizando o pagamento até um determinado dia. 

Para ser um bom técnico em análises clínicas, é necessário atender aos seguintes requisitos:

Não ser distraído

O profissional realizará técnicas de manuseio onde sua atenção será necessária, portanto, sua concentração deve ser total para a ação que está sendo realizada.

Qualquer tipo de distração pode acarretar em uma alteração indesejada no resultado do exame!

Ser dedicado

Essa é uma área que vive em constante evolução, principalmente tecnológica. Sendo assim, o profissional nessa área se encontra frequentemente estudando e se adaptando às novas tecnologias.

Concentrado e aplicado

Para que haja concentração, é necessário que haja total silêncio no laboratório, por isso o profissional precisa se manter em silêncio durante todo o processo.

Ter uma boa interação com os pacientes

Saber lidar com os pacientes e pessoas é fundamental para dar a devida orientação para os exames a serem feitos. Seja sempre educado e gentil. 

Demais cursos que podem trabalhar em laboratório

Não existe apenas o curso de técnico em análises clínicas para quem deseja atuar em laboratórios, até porque já citamos outras profissões que trabalham neste local.

Veja a seguir outros cursos relacionados à essa área, mas não menos importantes:

Farmácia

O profissional formado nessa área pode atuar em diversas áreas, como em farmácias, drogarias, hospitais, diferentes tipos de indústrias, órgãos públicos, empresas que distribuem fármacos e laboratórios.

A função do farmacêutico é fabricar medicamentos e cosméticos, seja em grande, média ou pequena escala, realizar testes em novos princípios ativos, fazer o controle de qualidade dos produtos, analisar a composição, preparar medicações específicas, descobrir o que cada substância faz no organismo, dentre diversas outras funções.

Farmácia

Biomedicina

Um biomédico pode atuar em clínicas de estética, órgãos públicos, laboratórios e hospitais.

Vale lembrar que para atuar em clínicas de estética, o biomédico precisa ter sua especialização em biomedicina estética. 

Um biomédico (sem ter envolvimento com a estética) trabalha realizando pesquisas sobre as doenças humanas e suas causas, e também como devem ser tratadas.

Depois que o estudante adquire seu diploma, ele passa a ser capacitado para estudar sobre as partículas, microorganismo e células, classificando e identificando-as

Os biomédicos também atuam realizando a busca por medicamentos e vacinas corretas para um determinado enfermo ou doença. 

Química

O químico pode atuar nas seguintes áreas de produção, oferecendo melhor otimização nas produções, desenvolvendo substâncias e realizando pesquisas precisas.

O profissional que decidir buscar por sua licenciatura, estará habituado para dar aula a alunos do ensino fundamental e médio.Depois de sua formação, é possível que o profissional faça sua pós graduação e passe a dar aulas em universidades privadas e públicas. 

Neste artigo mostramos qual curso precisa para trabalhar em laboratório. Nossas dicas servem para basear a pessoa que quer seguir carreira nesta área tão importante.

Desta forma, se você gostou e se identificou com alguma delas, comente abaixo, mostre-nos qual foi sua preferência. 

Compartilhe com aquele amigo ou amiga que gosta da área da saúde e quer fazer algum curso relacionado. 

Escrito por Certificado Cursos Online

A Certificado Cursos Online, fundada em 2017, é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos livres de qualificação profissional, tanto gratuitos quanto pagos. Legalizados conforme a legislação educacional brasileira, nossos cursos são acessíveis e focam no aperfeiçoamento profissional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que a melhoria contínua é a chave para o sucesso.

Entenda a diferença entre chave comum e chave codificada

Entenda a diferença entre chave comum e chave codificada

Por que fazer um curso de panificação

Por que fazer um curso de panificação?