Hoje em dia, já não é mais suficiente ter um diploma de curso superior, e se você trabalha em uma empresa ou pretende trabalhar, fazer uma pós-graduação psicologia organizacional pode fazer toda diferença no seu currículo.
Além disso, o mercado está cada vez mais exigente e em busca de profissionais especializados em suas áreas de atuação, o que mostra a necessidade de uma formação complementar.
Portanto, se essa é uma área que te interessa, mas ainda está pensando se vale a pena fazer uma pós, reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre a pós em Psicologia Organizacional!
O que é pós-graduação psicologia organizacional?
A pós-graduação psicologia organizacional tem como principal objetivo capacitar o profissional para entender os fenômenos do comportamento humano que ocorrem dentro do ambiente de trabalho.
Dessa forma, o profissional será capaz de intervir em ações que visem o bem-estar dos colaboradores, condições favoráveis de trabalho, promover bons relacionamentos, o que se reflete em resultados melhores para a empresa.
É interessante saber que, até a década de 70, os psicólogos organizacionais se limitavam ao recrutamento, treinamento e avaliação dos colaboradores.
No entanto, a realidade hoje é outra: são profissionais cada vez mais requisitados nas empresas, visto que a saúde mental no trabalho tem impacto direto na produtividade dos colaboradores.
O curso tem como objetivo promover conhecimento acerca das principais linhas da Psicologia e a contribuição das mesmas no ambiente organizacional.
Além disso, contribui na reflexão sobre os impactos do ambiente organizacional na saúde mental dos colaboradores.
O que faz o psicólogo organizacional?
Como já mencionado, o psicólogo organizacional tem o papel de promover o bem-estar dentro do ambiente de trabalho, focado na gestão de pessoas e desenvolvimento dos profissionais.
Vale ressaltar que, com o avanço de tecnologias, muitas organizações têm optado por contratar psicólogos online para essa função, de forma a criar um ambiente saudável para todos.
Em geral, o psicólogo organizacional faz parte do RH e é responsável por:
- Recrutamento e seleção;
- Treinamentos;
- Avaliação de desempenho e comprometimento dos colaboradores;
- Elaboração de plano de carreira;
- Mediação de conflitos;
- Desenvolvimento de equipes;
- Implantação de programas de bem-estar;
- Suporte psicológico.
Enfim, é um trabalho mais complexo, que traz muitos benefícios para a empresa, como maior produtividade, menor rotatividade, e ainda a contratação de pessoas com perfis mais alinhados com a cultura da empresa.
O que se aprende na pós-graduação psicologia organizacional?
A grade curricular pode variar de instituição para instituição, mas geralmente, as competências desenvolvidas no curso incluem:
- Comunicação interpessoal;
- Gestão de pessoas;
- Ética nas relações de trabalho;
- Criatividade e iniciativa;
- Seleção e retenção de talentos;
- Desenvolvimento de lideranças;
- Processos de coaching;
- Administrar conflitos;
- Análise organizacional;
- Gestão de carreira.
Isso capacita o profissional a aplicar as melhores práticas, técnicas e ferramentas em gestão de pessoas.
Pós-graduação psicologia organizacional: vale a pena fazer?
Você quer se aprofundar no comportamento humano nas organizações, propor melhorias no ambiente de trabalho e mais importante, preservar a saúde mental dos colaboradores de uma empresa?
Então a pós-graduação psicologia organizacional é para você!
Seja você psicólogo, terapeuta, assistente social ou outro profissional com curso superior, na pós, irá aprender a identificar, planejar e propor soluções para situações comportamentais que ocorrem em um ambiente de trabalho.
O profissional que tem a especialização em psicologia organizacional contribui no desenvolvimento de uma cultura organizacional, onde os objetivos da empresa andam lado a lado com o bem-estar dos colaboradores.
Por consequência, a Psicologia Organizacional tem relação direta com o bom andamento da organização.
Além disso, ter uma pós-graduação no currículo ajuda a conquistar salários mais altos, e tem maior taxa de empregabilidade, já que o mercado de trabalho oferece mais oportunidades para quem é especialista em uma determinada área.
O próprio Conselho Federal de Psicologia já mencionou que ter conhecimento aprofundado em uma área pode abrir um leque de oportunidades.
Por isso, se você se identifica com essa área, vale apostar em uma pós em Psicologia da cultura Organizacional.
Onde fazer pós-graduação psicologia organizacional?
Se você deseja aprofundar seus conhecimentos em psicologia organizacional, então o caminho é fazer uma pós-graduação.
Mas, provavelmente, você deve estar se perguntando em qual instituição fazer o curso.
Atualmente, muito em razão da flexibilidade de horários e mensalidades mais acessíveis, as pessoas têm optado pelo curso na modalidade Ead, ou seja, as aulas são ministradas em um ambiente virtual.
Assim, é possível conciliar a pós com o trabalho e outras atividades cotidianas.
Voltando à instituição, procure se informar se ela é reconhecida pelo MEC, pois essa é a garantia de um curso de excelência.
Seria interessante também verificar a grade curricular e se realmente oferece o que você está buscando.
E se a sua preocupação é quanto ao diploma, saiba que o diploma da pós EaD tem a mesma validade de um curso presencial, e aceito em todo o território nacional.
Conclusão
Portanto, se você deseja promover um bom ambiente organizacional, trabalhar com gestão de pessoas e ajudar no crescimento profissional de pessoal, fazer uma pós-graduação psicologia organizacional é o caminho!