A gestão de qualidade garante que todos os produtos e serviços oferecidos por uma empresa compram suas funções, além de cuidar das formas de fabricação e distribuição.
O controle é fundamental para evitar problemas e garantir a satisfação e a segurança dos clientes, nesse sentido, a gestão de qualidade é fundamental para qualquer negócio.
Na indústria alimentícia, por exemplo, com alimento estragado pode provocar doenças e até mesmo desencadear problemas judiciais para a marca. Isso destrói a reputação da empresa e é muito difícil lidar com os problemas posteriores.
As companhias precisam adotar mecanismos que ajudem a criar processos seguros em suas atividades e é a gestão de qualidade que garante tudo o que o produto ou o serviço precisa ter para ser comercializado.
Mesmo sendo de fundamental importância para os negócios, ainda existem gestores e empreendedores que não veem razões para investir nessa prática, mas em algum momento ela vai se mostrar muito necessária.
Geralmente, isso acontece quando alguma situação ruim já se desenvolveu.
Para evitar que isso aconteça, neste artigo, vamos explicar o que é gestão de qualidade, como colocá-la em prática e quais são seus objetivos. Confira.
O que é gestão de qualidade?
Gestão de qualidade é uma metodologia que estimula uma visão sistêmica dentro das empresas.
Ela funciona por meio de conceitos e práticas conhecidas no mundo todo e que são requisitos obrigatórios para a manutenção da organização no mercado.
Suas ações são direcionadas para o controle de processos organizacionais, incluindo gestão de pessoas, finanças e informações.
As organizações conseguem melhorar seus produtos e serviços e garantem clientes mais satisfeitos.
Por essa razão, o gestor de uma empresa de LTCAT precisa conhecer esse processo, afinal, ele também colabora com o crescimento e o desenvolvimento da corporação, de maneira eficiente.
Ademais, a gestão de qualidade contribui para que o negócio mantenha a sua competitividade e consiga competir com os seus concorrentes.
Muitos empreendimentos procuram utilizar uma gestão baseada em processos sistematizados e compatíveis com seus valores. É assim que eles se tornam mais contributivos na organização da sociedade.
É muito comum que gestão de qualidade adote algum tipo de certificação, mas mesmo sem esse documento, é capaz de trazer mais credibilidade para a companhia por conta de seus princípios. São eles:
- Foco no cliente;
- Liderança proativa;
- Melhorias contínuas;
- Decisão baseada em fatos;
- Boa relação com fornecedores;
- Visão sistêmica;
- Gerenciamento por processos;
- Conscientização dos colaboradores.
Vamos falar um pouco mais sobre esses pilares que são os objetivos da gestão de qualidade mais à frente, mas antes, é fundamental saber como colocá-la em prática.
Como fazer uma boa gestão de qualidade
Para que a gestão de qualidade de um fornecedor de pena de galinha seja realmente eficiente e capaz de trazer resultados efetivos, é necessário criar uma rotina que envolva a todos e padronize os processos. Algumas dicas são:
Envolver todos os colaboradores
Uma equipe engajada sempre foi sinônimo de sucesso para qualquer empresa, tendo em vista que os funcionários estão relacionados com a qualidade dos produtos e serviços.
Ao implantar um sistema de gestão de qualidade, é necessário estabelecer uma comunicação clara e investir em treinamentos.
Todos precisam participar, visto que a colaboração do quadro de funcionários proporciona melhorias contínuas e qualidade total.
Mas, isso requer tempo e dedicação para estabelecer uma cultura de qualidade.
Definir o que gera impactos para o negócio
Se a organização possui um mix de produtos muito grande ou diferentes processos, é muito complexo e difícil implementar a gestão de qualidade em todos eles.
Se este for o caso do seu negócio, procure selecionar produtos e serviços que geram mais impacto para o desempenho dele.
Geralmente, são aqueles que vendem mais ou que são capazes de aumentar o faturamento.
Definir os indicadores
Um fabricante de tesoura hidraulica deve definir quais indicadores são mais importantes e precisam ser monitorados em relação ao desempenho das soluções e processos internos.
Em relação aos produtos, procure determinar a conformidade da matéria-prima, dimensões que ele precisa ter, características da embalagem, acabamento, defeitos, entre outros.
Sobre os processos, veja como está o recebimento de matéria-prima, o transporte, produção, envio, armazenamento e assim por diante.
Evite analisar uma grande quantidade de indicadores e procure selecionar aqueles que realmente atendem às exigências dos clientes e dos critérios de qualidade.
Saber coletar as informações
O gestor precisa saber quando os indicadores são coletados, visto que coletas muito frequentes trazem resultados mais confiáveis, embora sejam mais caras.
Outro ponto fundamental é determinar de que maneira a coleta será realizada, podendo ser manualmente ou com a ajuda de ferramentas de automação.
Se a coleta de um fabricante de piso uretano for manual, é necessário contratar funcionários para que as informações sejam disponibilizadas em tempo real e sigam um padrão.
Se ele quiser fazer uma coleta automatizada, fica mais fácil padronizar o fluxo de informações em tempo real e garantir a segurança dos dados.
Para decidir o tipo de coleta que vai fazer, considere o tamanho da produção e sua distribuição, nível de detalhes que deseja e quantos funcionários estão habilitados para o controle de qualidade.
Acompanhar os indicadores
Sabendo quais informações estão disponíveis, chegou o momento de definir a periodicidade e quem será o profissional responsável pelo acompanhamento dos indicadores.
Ele também precisa cuidar das ações corretivas e tomar providências quando os indicadores estiverem fora dos limites aceitáveis.
Se a corporação quiser um acompanhamento mais eficiente, deve investir em sistemas de atualizações e alertas automáticos, pois eles avisam sobre ocorrências, facilitam o acompanhamento e ajudam o gestor a dar atenção para o que precisa.
Objetivos da gestão de qualidade
Quando um fabricante de calandra de perfil motorizada investe em gestão de qualidade, trabalha seus 8 objetivos.
Um deles é o foco no cliente, de modo a satisfazer as necessidades das pessoas, superar suas expectativas e padronizar a qualidade dos produtos e serviços. Mas, é fundamental observar as necessidades deles para atendê-los com eficiência.
Outro objetivo da gestão de qualidade é garantir uma liderança proativa, pois os líderes precisam transmitir a cultura da companhia e criar um ambiente de trabalho agradável.
A liderança proativa se antecipa a mudanças, modelam pensamentos e promovem comportamentos e ações que facilitam a criação de novos cenários.
Os processos são otimizados continuamente, daí a necessidade de implementar processos mais modernos e aumentar o desempenho do trabalho.
É assim que a gestão de qualidade feita por uma empresa de rede de proteção equiplex garante melhoria contínua.
Outro objetivo importante é a decisão baseada em fatos, visto que é fundamental se basear em uma abordagem factual, utilizando dados concretos e provenientes dos indicadores.
Isso faz com que as análises se tornem mais confiáveis e melhorem vários aspectos da companhia, como no caso da boa relação com os fornecedores, o quinto objetivo da gestão de qualidade.
É fundamental que exista um relacionamento benéfico entre os fornecedores e as organizações, pois isso garante a satisfação dos clientes.
Dentro das empresas, a gestão de fornecedores ajuda a fortalecer parcerias, garantir a aquisição de insumos e a continuidade de ambas as partes no mercado.
Para um despachante que regulariza placa do Mercosul, a gestão de qualidade também é uma forma de ter visão sistêmica e tomar decisões que geram impactos positivos nos lucros da companhia.
Trata-se da habilidade de fazer com que os líderes consigam analisar o cenário amplamente e considerar fatores internos e externos que possam influenciar o funcionamento da corporação.
O sétimo objetivo é o gerenciamento por processos, que ocorre depois que todas as atividades são mapeadas, estabelecendo metas e estratégias que aumentam o desempenho e corrigem em conformidade.
Por fim, a gestão de qualidade também serve para conscientizar todos os colaboradores, pois o papel do gestor é promover o envolvimento dos profissionais com os resultados, estratégias e metas.
Dentro de um fabricante de espelho lapidado para banheiro, é indispensável que os funcionários estejam entrosados, independentemente de seu nível hierárquico.
Também precisam compreender o impacto de seu trabalho no resultado, pois isso aumenta o engajamento e o comprometimento com as metas estabelecidas.
Ademais, investir em capacitação e treinamento promove o bom atendimento ao cliente, padronizar os procedimentos e garante a qualidade do processo produtivo.
Considerações finais
Sendo assim, cuidar da qualidade dos processos, produtos e serviços de uma empresa é indispensável para que ela esteja de acordo com as exigências do mercado e com as normas impostas para suas soluções.
Se não houvesse esse controle, a qualidade de tudo o que consumimos estaria comprometida e com isso muitos problemas de saúde entre outros poderiam aparecer.
É justamente aqui que entra a gestão de qualidade, garantindo a satisfação do mercado como um todo.