in , , ,

Como aumentar a taxa de abertura dos e-mails marketing

Como aumentar a taxa de abertura dos e-mails marketing

A taxa de abertura de e-mail é uma métrica importante e que precisa ser acompanhada pela empresa para se certificar de que a estratégia está trazendo os resultados esperados.

Ela representa o número de pessoas que abriram a mensagem, dividido pelo número de contatos que receberam. É uma das métricas mais importantes para medir os resultados e a atratividade do assunto.

O e-mail marketing é uma das maneiras mais eficientes de se relacionar com clientes e leads.

Por meio dele, a organização disponibiliza um canal aberto de comunicação com as pessoas e ajuda seus potenciais clientes a atravessarem a jornada de compra.

A taxa de abertura é usada para saber como está o andamento dessa ação, pois representa um indicador direto para conhecer um pouco mais a performance e mensurar a atratividade do conteúdo abordado.

Existem várias ferramentas que podem ser usadas para medir a taxa de abertura e elas disponibilizam indicadores relevantes para o acompanhamento.

Neste artigo, será possível compreender por que é importante acompanhar a taxa de abertura de e-mail, de que maneira ela é calculada e saber algumas dicas para aumentá-la.

Importância da taxa de abertura de e-mail

A taxa de abertura de e-mail não diz se o contato leu o conteúdo todo ou apenas algumas palavras, mesmo assim, a métrica é importante porque serve como termômetro para descobrir informações preciosas.

Por meio dela, fica mais fácil definir o assunto durante um teste A/B, saber qual é o melhor horário para enviar o e-mail e conhecer um pouco mais sobre a atratividade da campanha.

Se uma empresa de corte e dobra de chapa galvanizada envia e-mails relevantes, com boa frequência e consegue manter a lista engajada, provavelmente terá uma boa performance em relação à taxa de abertura.

É necessário relacionar a performance da taxa de abertura com o assunto do e-mail, pois é por meio dele que o usuário vai identificar se o tema é interessante para ele ou não.

O teste A/B funciona como uma ferramenta importante para ter bons resultados com as estratégias de e-mail marketing.

Ele ajuda a empresa a selecionar uma base de leads reduzida e avaliar qual assunto traz uma melhor performance.

Com o resultado, é possível enviar o mesmo e-mail para uma base maior e ter a certeza de que o resultado será bom o suficiente.

Como calcular a taxa de abertura

A empresa deve usar uma fórmula bem simples para calcular a taxa de abertura, sendo esta: taxa de abertura de e-mail = e-mails abertos / (e-mails enviados – e-mails rejeitados).

Quando o usuário abre o e-mail enviado por uma empresa de internet fibra, existe uma imagem oculta que se abre automaticamente e fica salva no cache do servidor.

É dessa forma que a visualização de todos é contabilizada uma única vez.

Como calcular a taxa de abertura

Isso porque o usuário pode abrir o mesmo e-mail várias vezes, fazendo com que a taxa de abertura fique muito abaixo do desejado.

Mesmo assim, é importante ter esse número para medir o desempenho.

Além de saber qual é a taxa de abertura, o negócio pode criar mecanismos de monitoramento e mudar sua estratégia, com base na análise realizada. A tendência é que ela melhore e se mantenha em alta ao longo do tempo.

No entanto, além de analisar a taxa de abertura de e-mail, é necessário investir em maneiras de melhorá-la. Ao observar uma baixa na métrica, é possível investir em várias estratégias que ajudam a aumentá-la.

Só que é importante dizer que esse processo exige análise e dedicação para rever a ação e alcançar o resultado desejado.

Uma coisa é fato. E-mails com textos pessoais e que conversam diretamente com os leões, têm resultados muito melhores.

Isso acontece porque eles abordam o problema diretamente e trazem uma solução para as dores dos contatos.

Dicas para melhorar a taxa de abertura

Existem algumas estratégias que um fabricante de etiqueta adesiva kraft pode investir para alcançar bons resultados e melhorar a taxa de abertura. São elas:

  • Atentar-se ao timing do envio;
  • Ter objetivos claros;
  • Saber formatar o e-mail;
  • Considerar o tamanho da base de leads.

O e-mail marketing é uma estratégia que se baseia no interesse dos leads pelos conteúdos da empresa a qualquer momento.

Mas embora a ação parta desse pressuposto, não é certo enviar e-mails todos os dias.

Os conteúdos precisam ser muito bem planejados, avaliando o timing certo, de modo que tudo seja baseado na jornada de compra.

É assim que a companhia vai entender o volume de campanhas de e-mail que deve trabalhar.

O timing também precisa estar associado ao perfil de cada contato, pois quando o lead atinge uma pontuação dentro da jornada de compra, como depois de realizar uma ação, pode começar a receber e-mails específicos para seu momento.

Com isso, o timing de um fabricante de tecnil fará toda a diferença na abertura do e-mail e na adesão aos conteúdos enviados por parte dos contatos.

Assim como em qualquer outra estratégia de marketing digital, antes de pensar em aumentar a taxa de abertura de e-mail, é necessário ter um objetivo em mente.

Essa preocupação é muito importante para escolher quais contatos vão receber a campanha, algo que vai desde a definição do assunto até a produção do conteúdo.

Ao criar uma lista para facilitar o relacionamento com os leads, ela não deve relaxar o planejamento para que os leads realizem as ações esperadas após abrir o e-mail.

Tanto a conexão quanto a comunicação precisam ser claras, como acontece em uma conversa entre amigos. Para despertar o interesse das pessoas, é indispensável saber quem são elas e criar um senso de urgência na mensagem.

Para uma empresa de insumos tampografia, ter metas claras faz toda a diferença nas tomadas de decisões, o que também melhora a motivação, as ações e a taxa de abertura.

É necessário criar linhas de assunto e títulos descritivos e curtos, além de trabalhar com bons CTAs, que são Call To Actions.

Isso ajuda a melhorar a abertura e o engajamento das ações, sem falar no fato de que a maneira como o e-mail é formatado pode impactar o modo como as pessoas interagem e percebem as informações.

A personalização é um processo muito importante, por isso, usar o nome do contato ajuda a chamar a atenção e faz o conteúdo parecer mais pessoal, relevante, útil e informal.

Para personalizar as campanhas de e-mail marketing, basta escolher uma boa ferramenta de automação.

Não se esqueça de que a empresa está competindo com outros e-mails na caixa de entrada, assim, dizer claramente o que o usuário precisa fazer para obter a informação é sempre fundamental.

Uma empresa especializada em banheiro planejado apartamento pequeno deve garantir que cada um dos e-mails tem apenas uma mensagem e um objetivo,

Se o contato gosta e aproveita o primeiro e-mail, é bem provável que vá baixar e ler os próximos conteúdos enviados, e isso melhora a taxa de abertura.

Dicas para melhorar a taxa de abertura

O e-mail possui um tema que será tratado e por trás dele existe um objetivo que a marca deseja alcançar, e ele se reflete no CTA. Por essa razão, nem todos os contatos terão interesse nos mesmos e-mails produzidos.

O tamanho da base de leads de um fabricante de adesivo jateado para porta de vidro personalizado interfere diretamente nas ações de e-mail, uma base pequena pode funcionar muito bem com essa estratégia.

No entanto, quando a quantidade de contatos é maior, é indispensável trabalhar com fluxo de nutrição.

É assim que a companhia consegue analisar de maneira minuciosa e separar cada contato, de acordo com o seu status atual.

De nada adianta enviar vários assuntos e materiais juntos, sem ter por trás um critério e uma estratégia.

Atualmente, a companhia pode segmentar pelo estágio em que o lead se encontra na jornada de compra.

Ela precisa usar todas as informações que tiver sobre essas pessoas para criar uma abordagem assertiva.

Quando a comunicação no e-mail está equivocada, pode fazer com que a organização perca leads que poderiam ser convertidos.

Mas, antes que isso aconteça, primeiro a taxa de abertura vai diminuir, assim sendo, uma empresa de lavagem de carpete deve considerar o tamanho e a segmentação de sua base de leads.

Considerações finais

O e-mail marketing é uma excelente estratégia para as organizações se comunicarem com seus clientes e potenciais clientes, mas para alcançar os resultados almejados, é necessário acompanhar a taxa de abertura.

Ela vai mostrar se os contatos estão interessados nos conteúdos enviados pela companhia ou se é necessário fazer alguma alteração para melhorar os resultados.

E as dicas mostradas neste conteúdo ajudam a alcançar esse propósito.

Escrito por Certificado Cursos Online

A Certificado Cursos Online, fundada em 2017, é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos livres de qualificação profissional, tanto gratuitos quanto pagos. Legalizados conforme a legislação educacional brasileira, nossos cursos são acessíveis e focam no aperfeiçoamento profissional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que a melhoria contínua é a chave para o sucesso.

Endomarketing Entenda o que é e como engajar seus colaboradores

Endomarketing: Entenda o que é e como engajar seus colaboradores

Mobile payment conheça a tendência de pagamento

Mobile payment: conheça a tendência de pagamento