in

Churn rate: o que é e 5 dicas para reduzir a taxa e reter seus clientes

Churn rate o que é e 5 dicas para reduzir a taxa e reter seus clientes

Para compreender como o negócio está atuando dentro do seu segmento, é fundamental ter um bom acompanhamento das operações e resultados. O churn-rate evita que muitos clientes não abandonem o negócio.

Obtendo seu significado com relação a rotatividade, o churn rate é a taxa de cancelamento ou de abandono que uma empresa consegue registrar com base em seus clientes, de forma que, ao ser acompanhada, ajuda a determinar o sucesso do negócio.

Especialmente porque está ligada com faturamentos e finanças da empresa ou, então, o impacto em estratégias de marketing por não conter mais um bom engajamento, refletindo assim em outras ações.

Por exemplo, se uma empresa de uniforme para segurança patrimonial, por exemplo, registrar um número de abandono muito alto, é fundamental que suas estratégias e ações sejam revistas para que o número seja revertido.

Essa métrica pode ser usada tanto por empresas no modelo de operação de B2C como também de B2B, fazendo com que a percepção dos seus clientes seja ainda mais abrangente para ajudar a saber como fazer as melhorias certas.

Se um empreendimento de buffet finger food a domicílio decide usar o churn rate como uma das métricas para saber o andamento e a operação dentro do negócio, compreender sua importância é fundamental para elaborar ações que possam reduzir a taxa.

E, com isso, saber alinhar as dicas para redução de taxa também oferece que o empreendimento saiba se preparar de uma melhor forma para quando a métrica apontar novos índices.

A importância de calcular

Fazer com que o cliente permaneça fiel ao empreendimento é uma ação indispensável da empresa, especialmente se estes consumidores estiverem ligados com o andamento de muitas estratégias que o negócio opera.

Embora a permanência ou não esteja ligada, em boa parte dos casos, somente ao que a empresa oferece, ainda assim é importante a companhia criar meios para que o empecilho não venha por uma má experiência com o negócio.

A importância de conhecer os cálculos e acompanhar os resultados deve-se ao fato de que, assim, as chances de fazer com que a satisfação do consumidor de fisioterapia ortopédica hospitalar fique em alta e possa haver retornos ou divulgações.

Para os amigos ou familiares que apresentarem a mesma necessidade, especialmente após uma boa experiência, as chances de indicação acabam aumentando e, com isso, fazendo com que a empresa conquiste mais consumidores.

Por isso, pode-se pontuar que a importância da realização de cálculo de churn rate está em torno de ações como:

  • Conhecer as necessidades;
  • Oferecer boas ofertas;
  • Sincronizar com a exigência do consumidor;
  • Superar as expectativas.

Ao compreender não apenas as necessidades mas o porque houve uma desistência por parte do cliente, a empresa sabe como fazer boas ofertas que levará a contratação do buffet para jantar de casamento, por exemplo.

Podendo até mesmo sincronizar com algumas exigências que houver por parte do consumidor, buscando oferecer sempre uma superação de expectativas que há em torno do produto ou do serviço.

Ao compreender as avaliações e como reduzir a taxa que o churn rate apresenta, as chances de fazer com que o empreendimento tenha um bom resultado e sucesso a longo prazo aumenta em boas proporções.

E, desse modo, o empreendimento que sabe como usar a estratégia como um indicativo do que deve melhorar, ganha chances de se destacar entre os demais empreendimentos para os consumidores e atrair um bom número de fidelizações.

A importância de calcular

Como fazer o cálculo?

Para que o negócio de rede de proteção para janela de banheiro, por exemplo, saiba como calcular o churn rate, é necessário ter alguns dados à disposição para tornar o procedimento mais fácil, especialmente os dados mensais.

A fórmula para que se calcule o churn rate é usar o total de clientes cancelados dentro do mês, e dividir pelo número de clientes que estavam ativos dentro deste mesmo período.

O resultado, posteriormente deve ser multiplicado por cem, e o segundo resultado que for apresentado é o que deve ser considerado, sendo transformado em percentual, tornando-se, assim, o resultado do churn rate.

Embora a redução seja algo ideal, é fundamental que a corporação mantenha este índice em menores taxas possíveis para indicar que ainda há uma presença de consumidores fidelizados dentro do negócio.

Isso porque em situações contrárias, a perspectiva não é bem vista dentro do mercado e faz com que a concorrência busque formas de crescer diante do aspecto negativo, atraindo a atenção dos consumidores.

Portanto, quanto mais a empresa buscar deixar os índices baixos com ajuda de dicas, melhores tornam-se os resultados do negócio a longo prazo.

Dicas para reduzir a taxa

Caso uma escola de aula de canto lírico tenha analisado que o churn rate estava em altas porcentagens, com algumas dicas, é possível que esse número mude e seja reduzido.

1. Entender os motivos

Compreender os motivos pelos quais levou o consumidor a abandonar o empreendimento é fundamental para o negócio porque, assim, há um indicativo do que pode estar afastando-os, especialmente se o número começar a ser muito alto.

Esse entendimento oferece que o negócio conheça ainda mais sobre suas atuações na prática, visto que em muitos casos somente observar na teoria não oferece um conhecimento mais aprofundado e, desse modo, gerando empecilhos.

Por isso, conhecer bem as operações do negócio e as razões pelas quais está tendo a rotatividade ajuda na elaboração de estratégias para reverter a situação.

2. Valorizar a experiência

Oferecer uma valorização para a experiência do consumidor dentro da empresa é fundamental para sua fidelização e o seu retorno, principalmente porque demonstra que a experiência com kit de cesta básica é essencial para as melhorias.

Com uma demonstração de ações que há uma valorização no que o consumidor teve, uma destas formas pode ser por meio de estratégias de pós-venda, cujo em muitos casos, se torna um dos pontos primordiais para a fidelização.

Sendo assim, a empresa que busca valorizar o que seus clientes estão tendo após a compra do produto e até mesmo durante o processo do funil de vendas, ganha maiores chances de conquistar ainda mais por um longo tempo.

3. Ouvir o cliente

Ouvir o cliente é uma ação importante que a empresa pode fazer para mantê-lo retido por mais tempo, principalmente porque há uma demonstração de que se importam com as experiências vivenciadas.

Usar canais de atendimento ou formas de comunicação para realizar essa ação é uma forma de fazer com que o cliente seja ouvido, e até mesmo que o feedback ajude na construção de estratégias futuras.

3. Ouvir o cliente

4. Alinhamento com expectativas

Alinhar o produto ou serviço da companhia com as expectativas que o cliente possui é uma boa forma de fazer com que a rotatividade seja reduzida, especialmente porque o consumidor sabe que terá suas necessidades atendidas.

Até mesmo esse alinhamento pode oferecer com que os clientes que chegaram por meio de indicação tenham suas expectativas atendidas de acordo com o que ouviram sobre o empreendimento e, com isso, se tornando fidelizados.

5. Ações com base nas sugestões

Para que as mudanças sejam realizadas com uma base mais fidelizada, uma dica é a empresa fazer suas ações com base nas sugestões dadas pelos clientes.

Isso demonstra que o empreendimento está atento ao que lhe é dado como feedback e o valoriza de modo que, assim, as melhorias possam ser feitas e estar em equilíbrio com o que o cliente espera.

Seja com a qualidade do produto, formas de pagamento ou logística, os meios para atendimento, fazendo com que o cliente também se sinta valorizado e possa ficar por mais tempo dentro da lista de contatos do negócio.

Considerações finais

A rotatividade dentro do mercado é algo comum ao empreendimento, contudo, em casos de larga escala apresentam aspectos negativos que podem atrapalhar o desenvolvimento dentro do segmento de atuação.

O churn rate é uma métrica que oferece a uma fabricante de totem para exposição a percepção de quantos clientes estão saindo e qual porcentagem ainda se mantém fiel, tudo isso com a ajuda de um cálculo que permite ter esta percepção.

Com a compreensão de como o churn rate oferece impactos e como o cálculo funciona, as chances de usar as dicas para melhorar os percentuais apresentados sobe em boas posições.

Fazendo com que a empresa se transforme em uma referência dentro do segmento de atuação e com isso, conquiste ainda mais espaço e consumidores com as suas atuações dentro do nicho.

Buscar ouvir o cliente é um dos pontos que oferece uma maior permanência de sua fidelização dentro do segmento, portanto, quanto mais a entidade realizar essa ação, melhores serão os índices de permanência e resultados positivos dentro do segmento.

Escrito por Certificado Cursos Online

A Certificado Cursos Online, fundada em 2017, é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos livres de qualificação profissional, tanto gratuitos quanto pagos. Legalizados conforme a legislação educacional brasileira, nossos cursos são acessíveis e focam no aperfeiçoamento profissional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que a melhoria contínua é a chave para o sucesso.

Como criar retenção de leads através do pop-ups

Como criar retenção de leads através do pop-ups

Como fazer retargeting para atingir leads no fundo do funil

Como fazer retargeting para atingir leads no fundo do funil?