in ,

Como criar retenção de leads através do pop-ups

Como criar retenção de leads através do pop-ups

Os pop-ups são uma janela que se abre no navegador ao visitar uma página da web ou ao direcionar um link. Normalmente, essa nova janela exibe informações do site em destaque ou anúncios e propagandas.

E quem trabalha com marketing digital entende a real importância de gerar leads para as empresas, principalmente em um cenário cada vez mais competitivo que é o mercado atual.

Com isso, as empresas precisam buscar maneiras para reter seus potenciais clientes em suas redes digitais, afinal, um negócio que trabalha com locação de tobogã precisa garantir que terá pessoas interessadas em seus produtos.

Dessa forma, os pop-ups são um dos recursos que ajudam a prender a atenção de um usuário no site de uma empresa. Apesar de os pop ups terem uma reputação um tanto negativa, se forem feitos da forma correta, trarão resultados.

Para isso, é preciso entender um pouco mais sobre a definição de pop-ups, como eles realmente podem ajudar nas estratégias de marketing e como utilizá-los da forma ideal para trazer os melhores resultados na retenção de leads.

Definição de pop-ups

Os pop-ups são um recurso publicitário dos desenvolvedores de sites que tentam chamar a atenção dos internautas, mas acabam incomodando a maioria deles.

Porém, atualmente os navegadores de internet mais populares como: Firefox, Google Chrome, Opera, Safari e  Microsoft Edge, já possuem extensões que auxiliam no bloqueio de pop-ups, já que a grande maioria dos conteúdos exibidos fogem do interesse do usuário.

No entanto, os usuários da internet podem habilitar pop-ups se necessário para execução em sites específicos, como em uma plataforma de curso de instrutor de voo, para citar um exemplo.

No entanto, também é válido ressaltar que o chamado anúncio pop-up é um anúncio especialmente utilizado para veicular anúncios. Ads, portanto, é a abreviação da palavra em inglês Advertising, que em português significa “propaganda”.

Quais as vantagens de utilizar pop-ups?

As vantagens que uma empresa de cuidado domiciliar ao idoso pode usufruir ao ter pop-ups bem estruturadas em seu site são diversas.

Alguns desses benefícios podem ser notados logo que a implementação é feita, mas outros precisam de uma atenção maior devido a sua necessidade de manutenção de acordo com os objetivos do negócio. Eles são:

  • Fazer divulgação de novidades da marca;
  • Promover conteúdos;
  • Trazer ofertas de produtos e serviços;
  • Mantém os usuários mais tempo nas páginas;
  • Ajuda na captação de leads.

Visto isso, é de grande importância conhecer detalhadamente a respeito de cada uma das vantagens, para que não restem dúvidas sobre elas.

Fazer a divulgação de novidades da marca

Os pop-ups podem ser utilizados para reforçar a atenção dos usuários em um site específico. Por exemplo, o site de uma loja de artigos para piscina pode usar um pop-up para divulgar uma nova rede protetora para piscina que acabou de ser lançada.

Outro bom uso é utilizar os pop-ups para divulgar as atualizações, novidades sobre a marca, publicações no blog da empresa, lembrete de eventos, entre outros usos. A base para esse pop-up pode ser sempre de cadastro ou redirecionamento.

Promover conteúdos

Os pop-ups do site também podem fornecer conteúdo aos visitantes no momento certo. Ao mostrar interesse, os visitantes podem se tornar leads e a marca pode se comunicar de forma mais tópica.

Por exemplo, o site de uma marca de automóveis pode fornecer conteúdos sobre caminhão Scanner para seus visitantes e, dessa forma, filtrar os leads que se interessam por esse tipo de tema e produto.

Promover conteúdos

Mas é preciso certificar-se de que o que os conteúdos fornecidos pelos pop-ups que estão no site faz sentido para seus visitantes, caso contrário, os pop-ups são apenas irritantes.

Trazer ofertas de produtos e serviços

Os pop-ups também funcionam se uma marca de escorredor de louça para cozinha industrial quiser direcionar seus visitantes para alguma promoção de seu produto.

Eles podem chamar a atenção e fazer com que os visitantes se interessem por uma oferta ou condição especial.

Isso é particularmente útil quando um usuário sair do site da empresa e em seguida recebe esse pop-up antes de fechar a página.

Esse tipo de popup fica no fundo do funil e só deve ser incluído em páginas alinhadas ao momento da compra, caso contrário, irá atrapalhar a fluidez de navegação no site, o que pode acabar causando uma percepção negativa do negócio.

Mantém os usuários mais tempo nas páginas

É também um recurso pensado para manter os visitantes por mais tempo na página, pois mais informações estão disponíveis para eles e, quando planejadas e configuradas adequadamente, podem gerar interesse.

Com isso, uma fabricante de chapa de acm aço escovado pode fornecer informações úteis que convençam o usuário a se manter no site. Basta utilizar pop-ups de redirecionamento para outras páginas internas no site.

Ajuda na captação de leads

Os pop-ups podem ajudar as empresas a reunir dados de clientes interessados em seus serviços de forma muito mais eficaz.

Como o pop-up deve ser bem objetivo, as informações que serão coletadas ali devem ser as mais básicas, como nome, e-mail e no máximo telefone.

Isso aumenta as chances de que o usuário não se sinta incomodado e após a realização do cadastro, pode ser interessante dar algo em troca para que o lead se sinta recompensado com esta ação.

Com esse contato gerado, a empresa pode incluir esses leads em um processo mais completo para entender melhor seu nível de qualificação e perfil de interesse.

Como reter leads com os pop-ups?

Quando um usuário visita um site e visualiza um pop-up criado por uma empresa, ele receberá um cookie que servirá para que o negócio identifique quantas vezes cada usuário poderá ver cada oferta e garantir que ele não reaja negativamente em todas elas.

Ao utilizar os pop-ups de maneira correta, poderá ter um grande aumento na retenção de usuários no site e ainda uma taxa de conversão muito mais alta. Para isso, basta seguir alguns passos.

Gerar leads com o Scroll Box

Essa é uma maneira sutil, mas muito eficaz de usar pop-ups. Uma caixa de rolagem nada mais é do que uma pequena caixa, geralmente localizada na parte inferior de um lado de um site.

É tão pequena que a maioria dos visitantes não nota, mas converte uma boa margem dos visitantes sem afetar a experiência de todos os outros.

Nesse caso, como há pouco espaço suficiente para desenvolver uma oferta, normalmente é oferecido um simples opt-in para o boletim informativo da entidade e é usado um gatilho de rolagem para chamar a atenção dos visitantes em um ponto específico da página.

Gerar leads com o Scroll Box

Gerar leads com publicações em PDF

Uma forma muito interessante de gerar leads é oferecer uma versão PDF do post para download, usando um pop-up para convertê-lo. Isso é mais relevante quando a postagem é muito grande ou é um tutorial com instruções, o que é útil em um contexto off-line.

Para criá-lo, basicamente deve-se usar um plugin para converter a página em PDF e fazer o upload desse arquivo para o domínio, redirecionando potenciais clientes para lá.

Para fazer isso, será preciso criar um acionador de clique e um link para ele na publicação que será feita. Um exemplo é uma loja de móveis fornecer um manual em PDF sobre como montar uma divisória de eucatex para quarto, para clientes que compraram esse produto.

Oferecer material relevante 

Se uma empresa produz materiais e conteúdos relevantes com certa frequência e possui uma página para consolidá-los, é interessante criar materiais de destaque que abrangem a relação de interesse do público-alvo.

Nesse caso, é preciso entender primeiro qual material mais interessa o público (que pode ser descoberto através de testes) e configurar um pop-up para surgir depois de um determinado período de tempo da navegação do usuário.

Oferecer assistência

Se o usuário está navegando em uma página sobre preços e funcionalidades de um produto ou serviço, pode ser interessante utilizar um pop-up oferecendo ajuda ao visitante.

Isso porque as pessoas que chegam até esse tipo de página estão buscando justamente compreender como elas ou a empresa em questão poderá ajudar com seu problema. Dessa forma, basta mostrar o caminho para isso.

Nesses casos, é interessante criar um pop-up oferecendo um material de fundo de funil, com relação ao produto ou serviço da página, e assim captar os dados desse usuário para que o time de vendas entre em contato direto para oferecer mais detalhes.

Mas, novamente, para esse tipo de estratégia funcionar é preciso realizar testes para encontrar os “produtos campeões” da marca, que são aqueles que geram mais interesse do público-alvo e consequentemente, têm mais chances de converter leads em clientes.

Assim, a empresa consegue definir bem quais páginas de produtos e serviços os pop-up deverá ser acionado. Com isso a navegação dos usuários não é afetada e ainda aumenta as taxas de conversão.

Considerações finais

Os pop-ups possuem funcionalidades muito úteis se forem bem utilizados, por isso tudo que uma empresa precisa fazer é traçar um objetivo para seu uso e testar qual a melhor maneira de implementá-los em seu site.

Eles possuem vários formatos e podem ser fundamentais para atingir resultados mais expressivos na captação de leads em um site, portanto, é interessante que as corporações busquem formas inteligentes de usá-los para alavancar seus resultados.

Escrito por Certificado Cursos Online

A Certificado Cursos Online, fundada em 2017, é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos livres de qualificação profissional, tanto gratuitos quanto pagos. Legalizados conforme a legislação educacional brasileira, nossos cursos são acessíveis e focam no aperfeiçoamento profissional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que a melhoria contínua é a chave para o sucesso.

Criatividade no design gráfico qual a importância de inovar nos seus projetos de design

Criatividade no design gráfico: qual a importância de inovar nos seus projetos de design

Churn rate o que é e 5 dicas para reduzir a taxa e reter seus clientes

Churn rate: o que é e 5 dicas para reduzir a taxa e reter seus clientes