in , , ,

Quais as habilidades mais importantes em um empreendedor?

Quais as habilidades mais importantes em um empreendedor

Uma atividade que está sempre em crescimento no Brasil é a de ser um pequeno empreendedor, isso tendo em vista que mais de 98% das empresas do país são pequenos ou médios negócios.

E mesmo que esses negócios produzam em torno de 30% do PIB do país e que nos últimos anos milhões de novas empresas tenham sido criadas, pesquisas apontam que de cada 10 empresas 6 fecham as provas antes dos 5 anos.

Muitos especialistas defendem a teoria de que o problema é a carga de impostos ou a disputa acirrada entre empresas de letreiro luminoso bar, por exemplo.

Mas, a verdade é que nenhuma empresa, por mais promissor que seja o nicho que ela siga, resiste a uma liderança sem preparo.

Isso pode ocorrer no caso de falta de planejamento, falta de experiência, má gestão financeira, má divulgação da marca e dos produtos, entre muitas outras coisas.

Portanto, para ser um empreendedor preparado para o mercado atual é necessário contar com um conjunto de habilidades e características específicas que a maioria adquire com o tempo, mas muitos nascem com uma aptidão.

Sendo assim, para ajudar a jornada de um novo empreendedor o presente artigo explicará a definição do que é ser um empreendedor e apresentará algumas habilidades essenciais para isso.

Por fim, dará algumas dicas importantes para quem está buscando evoluir nas suas tomadas de decisões e empreender com sucesso.

Entenda o que é empreender

Empreender é ter em mente que é necessário estar sempre buscando atingir e ultrapassar as metas e os objetivos apesar das incertezas e dos riscos possíveis.

E é uma profissão tão em alta porque cada dia mais o mundo precisa e busca por empreendedores, e não só os donos de um negócio como um cemitério com jazigo familiar.

Mas, também aqueles que sabem empreender em seus empregos, dentro de escolas, dentro de comunidades, nas ONGS, entre outros lugares.

Esse ato revolucionário chamado empreendedorismo começa pela própria pessoa e é capaz de trazer resultados positivos para todos os outros à sua volta.

Entretanto, em um resumo mais simplificado, um empreendedor é alguém especializado em realizar ações em prol de melhorar sua ou a empresa que trabalha, fabrique ela portão de ferro tubular, painéis de televisão, ou outras coisas.

Mas, também é possível ser empreendedor em outros vários aspectos da vida, alguns exemplos são:

  • Um professor que empreende na faculdade;
  • Um pai empreendedor em casa;
  • Um presidente da associação de bairro empreendedor;
  • Um síndico de prédio empreendedor.

Por isso, na maioria das vezes o conceito de empreender é dado como realizador, mas todo empreendedor também pode ser definido como aquele que lida com riscos, incertezas e ações.

Todo empreendedor lida com riscos, por conviver em um ambiente incerto, porque quando alguém vira um empreendedor nem sempre sabe se tudo dará certo.

Mas, mesmo tendo que lidar com as incertezas ele deve agir e ser pragmático, sempre se voltar para a ação de se motivar pela realização do seu objetivo.

Sendo assim, quando alguém tem o desejo de fazer algo, precisa saber que aquilo tem seus riscos e incertezas, mas deve agir e ter segurança do que está fazendo.

Habilidades de um empreendedor

Mesmo que muitas pessoas já tenham nascido com uma certa aptidão para empreender é possível buscar se aprimorar cada vez mais nisso, a seguir algumas das habilidades mais importantes que um empreendedor deve ter.

Sede de atualização e curiosidade

Alguém que se mantém atualizado de tudo o que está afetando sua área e seu negócio de fabricação de embalagem para gelo deve saber que isso toma um tempo mas pode ser muito recompensador.

Sede de atualização e curiosidade

Para ser um empreendedor de sucesso é necessário sentir prazer em estudar, estar sempre indo atrás de informações e buscar ouvir diversas opiniões sobre o mesmo assunto.

Capacidade de observação e compreensão

Ter a habilidade de oferecer soluções simples para grandes problemas que afetam o dia a dia é o que separa um empresário comum de um empresário de sucesso.

Ser bom em ouvir as pessoas, e saber identificar as duas necessidades também é um ponto muito importante para isso.

Comunicação e persuasão

Essa habilidade é fundamental, seja para quem tem o objetivo de vender uma ideia para investidores ou vender produtos como touca cirúrgica masculina para potenciais clientes.

Ter esse poder de convencer as pessoas e criar uma boa rede de contatos se torna essencial a cada dia em mercados competitivos que fazem os negócios andarem para frente.

Autoconfiança

Normalmente, um empreendedor é quem enxerga soluções que mais ninguém enxerga, e para os mais diversos problemas que apareçam.

E muitos acabam sendo céticos sobre essas soluções e não acreditando muito, mas cabe ao empreendedor ter confiança e persistência na sua ideia, mesmo que muitos não tenham fé.

Autocrítica

Ter autocrítica não quer dizer que uma pessoa deva ignorar as sugestões e críticas dos outros, isso quer dizer que ela deve ser a primeira a se avaliar e ter certeza de que está tomando a decisão certa.

Se muitas coisas apontarem que suas decisões estão erradas, é necessário reconhecer e pedir ajuda, se for necessário até recomeçar a partir de um novo raciocínio.

Determinação

Portanto, já que estamos falando de recomeçar, uma característica imprescindível para alguém que queira empreender com sucesso é ser resiliente.

Ser resiliente é ter a capacidade de não desistir e sempre resistir às dificuldades que aparecem todos os dias e se reinventar sem perder ânimo.

Senso de urgência

Esperar a hora certa não é algo que se encaixaria no vocabulário de um empreendedor, eles raramente tomam esse tipo de decisão.

Para esse tipo de profissional, a hora certa é sempre o agora, pois todos sabem que quanto antes as ações forem tomadas, mais cedo os objetivos serão alcançados.

Competitividade

Ser um profissional competitivo não se trata de competir com todo mundo, até porque colaboração é uma palavra importante para ter sucesso em um negócio de instalação de película predial.

Mas, um empreendedor deve ter sede em estar em primeiro lugar e de se destacar dos demais, para isso é necessário estabelecer metas para si mesmo e buscar superá-las sempre.

Compromisso

A rotina de alguém que está começando no mundo do empreendedorismo é como a de uma pessoa que está de dieta.

Todo dia aparece alguma tentação que tenta desviá-lo de seus afazeres e muitas vezes quando algo fica difícil dá vontade de desistir de tudo.

Mas, é necessário resistir, depois que o negócio estiver pronto e fluindo bem, será possível tomar um tempo para relaxar e descansar a mente.

Humildade

O erro que um empreendedor deve sempre evitar é achar que sabe de tudo e que ninguém é capaz de ajudá-lo em algo que ele precise.

Se conhecimentos básicos sobre gestão, finanças e recursos humanos forem adquiridos, iniciar um negócio pode ficar muito mais fácil.

Tenha humildade em pedir ajuda a outros empreendedores que têm mais experiência no mercado, isso ajudará a trilhar um caminho mais rápido rumo ao sucesso.

Dicas para empreender com sucesso

Além de conhecer as habilidades mais importantes de um empreendedor, é necessário conhecer algumas dicas que podem ajudar quem está começando nesse caminho.

Dicas para empreender com sucesso

1. Compartilhe ideias

Estar sempre compartilhando ideias com as pessoas pode ser muito bom para economizar não só tempo, mas também dinheiro.

O medo de que alguém irá copiá-las ou passá-las para terceiros deve ser esquecido, principalmente com aqueles que já tiveram experiências parecidas com as suas.

2. Tenha planos

Não ter planos sólidos e bem estruturados é um dos principais motivos pelos quais empresas promissoras de serviços de terapia ocupacional não vão para frente.

É indicado estar sempre testando novos formatos e não ter medo de mudar totalmente as estratégias caso seja necessário.

Uma das ferramentas mais úteis para a elaboração de um plano de negócios é o canvas, vale a pena conhecer as suas funcionalidades.

3. Conheça bem o público alcançado

Quanto mais o empreendedor conhecer o seu público, maior será a chance dele obter sucesso nos seus planejamentos e na execução deles.

É necessário se preocupar com o tamanho desse público e também com o comportamento, hábitos e rotina deles, assim é mais possível alcançar o sucesso.

4. Organize a sua vida financeira

A vida financeira de um empreendedor deve ser bem organizada, e o primeiro passo é ter um fluxo de caixa organizado.

Ele deve ter planilhas simples e é necessário controlar todos os valores que entram e que saem de caixa.

Existem alguns softwares que ajudam a ter esse controle financeiro, para você poder planejar um crescimento saudável do seu negócio.

 5. Adote estratégias de comunicação

Qualquer negócio, seja ele de serviços de depilação luz pulsada na virilha ou outros deve ter uma boa estratégia de comunicação.

E muitas medidas com baixo custo podem ser adotadas, uma newsletter, por exemplo, pode ser criada para os e-mails enviados para informar sobre novidades e promoções.

Sem contar as redes sociais, que nos dias de hoje são parte essencial da vida da maioria das pessoas no mundo inteiro.

6. Valorize sua equipe

Está mais do que provado que nenhum empresário alcança o sucesso sem uma boa equipe que o ajude a fazer o seu negócio prosperar.

Todos os colaboradores das ações devem ser reconhecidos, valorizados e sempre estimulados a permanecerem na empresa.

Considerações finais

Sendo assim, para um empreendedor começar a sua carreira de sucesso é necessário além de entender muito bem a definição do que é empreender e do que é ser um empreendedor.

Ter algumas habilidades indispensáveis, que devem ser aprimoradas sempre, sem falar de seguir boas dicas que podem ajudar muito a tomar decisões e ter sucesso nos negócios.

Escrito por Certificado Cursos Online

A Certificado Cursos Online, fundada em 2017, é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos livres de qualificação profissional, tanto gratuitos quanto pagos. Legalizados conforme a legislação educacional brasileira, nossos cursos são acessíveis e focam no aperfeiçoamento profissional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que a melhoria contínua é a chave para o sucesso.

5 motivos para utilizar o Excel

5 motivos para utilizar o Excel

6 técnicas de vendas importantes para um vendedor de carros

6 técnicas de vendas importantes para um vendedor de carros