in , , , ,

5 motivos para utilizar o Excel

5 motivos para utilizar o Excel

A realidade atual está repleta de funcionalidades que podem ser úteis para as empresas que estão começando agora no mundo digital, uma dessas ferramentas é o Excel.

Um dos principais locais de trabalho dos dias de hoje são os escritórios, uma vez que todos os processos de relacionamentos comerciais e logística de suprimentos e produtos gerais é realizado por meio do auxílio dos computadores eletrônicos.

Por esta razão, aquele que quer encontrar oportunidades de trabalho ou mesmo montar um negócio do zero, precisa ter uma noção pelo menos básica do chamado Pacote Office, da Microsoft.

Não dá para confeccionar um laudo NR 24 ou realizar a edição de imagens gráficas, indispensáveis para segmentos de marketing ou serviços jurídicos corporativos, sem dominar essas ferramentas que regem o cenário do momento.

Assim, é preciso, entre as mais diversas ferramentas deste grupo, dar uma atenção especial ao Excel, em seu conceito, funcionalidade, serventia e benefícios no ambiente de trabalho cotidiano, e como isso tudo faz do uso da ferramenta uma necessidade essencial.

É justamente sobre isso que este artigo irá falar e, ao final, apresentará cinco motivos para aprender o quanto antes e começar a usar essa ferramenta no dia a dia de uma empresa, seja de artigos domésticos ou loja de auto peça.

O que é Excel?

A palavra Excel, como é conhecida e escrita hoje, é um termo da língua inglesa cujo verbo é to excel, e significa superar, se sobressair perante os outros em capacidades ou qualidades.

Ela tem origem na língua latina como excellere, que equivale a subir, ou ser eminente, tendo o prefixo ex significando “para fora de” e o termo cellere se referindo a um “lugar alto” ou uma “torre”.

Esse termo faz menção a algo que possui excelência, com um nível superior, distinto, ou que se destaca dos demais.

A partir disso, dá para compreender que a ferramenta Excel nasceu para abraçar todas as funções que exerce com excelência. E isso se reflete no fato de que, quem deseja ser diferenciado nos trabalhos que executa, faz uso do programa para conseguir isto.

Hoje em dia, em um cenário tecnológico em que até os restaurantes possuem catraca expedidora, não há como abdicar do poder de síntese e organização que as ferramentas do pacote Office oferecem aos negócios.

Sobre o programa

Excel é como tradicionalmente é conhecido o software construído pela desenvolvedora Microsoft, popularmente difundido e utilizado por quase todas as empresas, e também por muitas pessoas individuais, para realizar diversas transações com planilhas eletrônicas.

São inúmeros os segmentos do mercado que se beneficiam do uso da ferramenta, e o seu raio de atuação ultrapassa as fronteiras das mais diferentes áreas.

Ela pode ser útil ao contabilizar as peças para motores diesel da mesma forma como faz a contagem do estoque de insumos de uma panificadora.

Dentre as mais variadas utilidades, transações contábeis e financeiras se destacam como duas das principais, junto com a tradicional organização logística por meio das planilhas eletrônicas, que passa a ser conhecida como folha de cálculo.

Sobre o programa

A ferramenta é constituída por células administradas em linhas e colunas, o que faz do Excel um programa prático e dinâmico, dispondo de uma interface agradável e atrativa, com diversos recursos para os seus usuários.

O programa é utilizado para a realização de uma infinidade de atividades, tais como a elaboração de cálculos simples ou complexos, a preparação de lista de dados, a confecção de relatórios e gráficos diferenciados de todos os tipos.

Preparar um plano para, por exemplo, espalhar adequadamente os aparelhos de um sistema de CFTV residencial de um condomínio ou apartamento fica muito mais fácil se for fazendo uso de uma planilha.

Além disso, com o excel, também dá para realizar projeções e análise de tendências do momento em um determinado mercado, produzir documentos com análises estatísticas das circunstâncias financeiras de um negócio e outras ajudas cotidianas mais simples.

Junto a esse fator, a ferramenta tem a capacidade de trazer incorporado no aplicativo uma linguagem de programação inspirada em Visual Basic.

Suas aplicações práticas mais frequentes e cotidianas são o controle de despesas, gastos e receitas, manutenção dos estoques, confecção de folhas de pagamento dos funcionários, construção de banco de dados, entre muitas outras que facilitam a vida da empresa.

Mas, não é só a empresa que sai ganhando em economia de dinheiro e tempo, mas o cliente também sai mais satisfeito por conta da agilidade. 

Pois, um estoquista pode encontrar peças para motor a diesel muito mais rapidamente com o Excel.

É válido lembrar que esse conjunto de vantagens foram sendo aprimoradas ao longo dos anos, uma vez que a primeira versão do programa para o sistema Macintosh teve o seu lançamento no ano de 1985, já para o Microsoft Windows, no ano de 1987.

O que são as planilhas?

A planilha é uma forma especial de administrar os dados em linhas e colunas para que seja simplificada a sua leitura e manuseio. 

É possível observar, ao abrir uma aba do Excel, que uma planilha é constituída por colunas, que são os conjuntos verticais de caixas que são rotulados como A, B, C, entre outros, no pedaço superior da página.

Já na parte inferior da tela, ela é formada por alguns conjuntos horizontais de caixas 1, 2, 3, etc no canto inferior da tela.

É no entremeio de cada linha e coluna que existe a famosa célula, em que o usuário consegue inserir fórmulas, números, textos ou até mesmo imagens.

O endereço que localiza qualquer célula é criado através da adequação da letra da coluna de uma célula com o seu respectivo número da sua linha.

Por exemplo, uma célula que seja destacada no endereço C3, o será pelo fato de estar na intersecção da coluna B e linha 4. Assim, quando alguém se refere a essa célula de maneira verbal, ela é chamada de célula C3.

Para que ele serve?

Depois de entender do que se trata a ferramenta Excel e qual a sua composição, a principal pergunta a ser respondida é qual a sua utilidade e para quais funções ele é recomendado no dia a dia de uma pessoa comum.

A resposta não poderia ser mais abrangente, a verdade é que esse programa serve para quase tudo.

As planilhas são instrumentos muito poderosos que são utilizados com bastante constância no mundo profissional corporativo para guardar e administrar os dados de uma firma.

Em outras palavras, desde aquela confeitaria da esquina até um negócio de grande porte, ou mesmo uma simples dona de casa pode fazer uso do Excel para trabalhar com informações de todos os tipos.

Para que ele serve?

Apenas para a finalidade de se ter uma melhor noção, o programa pode ser utilizado em ocasiões como:

  • Acompanhamento de vendas;
  • Monitoramento de mensalidades;
  • Contabilizar despesas;
  • Contar horas trabalhadas de funcionários;
  • Contabilizar pagamentos mensais;
  • Desenhar gráficos de desempenho da empresa;
  • Estipular metas de vendas;
  • Atribuir metas aos funcionários.
  • Construir listas de pendências.
  • Criar fluxo de caixa.

Dito de outra forma, o excel serve tanto para o monitoramento de estoque de uma confeitaria quanto para contabilizar quantas peças possui em cada caixa para doces com divisória da loja.

São diversas as formas de aplicar a ferramenta no uso cotidiano, tanto individual quanto profissional, o que aumenta sempre mais os motivos para usá-la.

Motivos para usar o Excel

Por fim, será de bom uso listar cinco motivos práticos e objetivos que levam as pessoas a adotar o uso desta ferramenta, com especialidade dentre as demais do pacote Office, e que poderá convencer aquele que lê a adotá-la também. 

Trata-se do fato que ela:

  1. Abrange diversas áreas;
  2. É imprescindível para muitos trabalhos;
  3. Destaca o profissional ante a concorrência;
  4. É necessário para o manuseio de outros sistemas;
  5. A ferramenta é universal.

Já foi enfatizado o fato de que o Excel ajuda não apenas os empresários no controle dos detalhes de um negócio, mas também aqueles profissionais que estão desempregados e almejam se qualificar para sair na frente dos concorrentes.

Tal como um aluguel de data show SP, o atual mercado de trabalho está cada dia mais competitivo, o que torna os altos cargos mais cobiçados do que nunca.

Mas, não dá para pensar na formação individual de cada área, seja direito, administração ou economia, se não houver uma preocupação com o que é básico e universal, que é o conhecimento das principais plataformas de informática.

Por essa razão, o conhecimento do pacote Office, e de maneira muito particular o Excel, é de suma importância para a maior parte dos trabalhos, por abranger quase todas as áreas.

Além disso, é importante destacar que o conhecimento desta ferramenta é pré requisito para manusear diversos outros sistemas mais complexos do dia a dia das empresas. A logística empresarial faz uso de ferramentas que têm o Excel como membro base.

Para finalizar a lista de recomendação, é bom também lembrar que esse programa é universal, isto é, que é utilizado também nos outros países, e não só no Brasil.

Isso significa que, apesar da variação de idiomas, a fisionomia da plataforma continua a mesma e a sua lógica não muda. 

Isso se trata de uma informação de ouro para aqueles que querem crescer na carreira e abrir os horizontes também para o mercado internacional.

Considerações finais

Sendo assim, o pacote Office da Microsoft é a caixa de ferramentas universal da maioria dos profissionais do mercado tradicional nos dias de hoje, então não fique de fora e venha conhecer nosso curso de excel online.

Abordando o seu conceito, as principais utilidades e os motivos que tornam esta ferramenta tão importante, é possível deixar os estudantes e operários que buscam emprego mais atentos às exigências do momento.

Então não perca de conhecer o nosso curso gratuito de excel em nosso site. 

Procurando por mais cursos? então venha conhecer o nosso site de cursos onlines gratuitos

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 dicas para uma boa administração de empresa

12 dicas para uma boa administração de empresa

Quais as habilidades mais importantes em um empreendedor

Quais as habilidades mais importantes em um empreendedor?