in , , , ,

Entenda por que o inglês é importante na área de comunicação

Entenda por que o inglês é importante na área de comunicação

Entre as muitas áreas de atuação no mercado, uma das mais valorizadas é a da comunicação

Para atuar com qualidade e com diferenciais, um elemento não pode faltar é o domínio do inglês, que é uma língua fundamental para o desenvolvimento profissional. 

Manter contatos dentro de qualquer setor do mercado é essencial para o crescimento profissional, o que também é um meio eficaz de criar relações produtivas com outros profissionais, gerando parcerias comerciais interessantes. 

Quem já teve a experiência de desenvolver amizades no ambiente corporativo sabe que esse é um aspecto que traz vantagens para a carreira profissional em vários momentos, tanto no curto quanto no médio e no longo prazo. 

Isso ocorre porque facilmente um empresário do ramo de festas pode conhecer outro que abriu uma empresa de segurança para eventos, e com isso, ambos desenvolvem uma parceria vantajosa para os dois lados, criando laços e fortalecendo as duas companhias. 

Nesse sentido, é possível perceber os benefícios que um bom networking é capaz de promover para pessoas dispostas a estabelecer essa relação. 

Independentemente da área na qual se atua, essa é uma ferramenta de grande auxílio profissional. 

Mas, ainda existe outra ressalva, que precisa ser entendida para que possa ser absorvida pelos profissionais atuantes de hoje em dia: o inglês é um elemento importante do currículo profissional, sem o qual pode ser difícil encontrar boas soluções empresariais. 

De fato, o inglês se tornou quase que um pré- requisito para quem quer ter sucesso na carreira. 

Mas, de quebra, ele auxilia de maneira especial na área de comunicação, pois ela possui características que pedem um bom desempenho no inglês. 

Diante desse cenário, é necessário entender qual é a importância do inglês para profissionais, de modo especial para quem atua com marketing e publicidade, áreas nas quais a língua faz diferença.

Para saber mais sobre o tema, continue lendo este conteúdo. 

A importância do inglês na área da comunicação

Atualmente, no mercado de trabalho, muitas empresas estão em busca de profissionais que contam com diferenciais no seu currículo, pois essa é uma maneira de montar uma equipe completa e eficaz. 

Entre as várias formações que um colaborador pode ter, uma das que ganhou maior destaque nos últimos anos é, sem dúvida, o inglês. 

Quem já procurou por hotéis românticos, por exemplo, pode notar que os profissionais responsáveis pelo atendimento do estabelecimento falam inglês, justamente para atender aos hóspedes que vêm de fora do país. 

Isso é fundamental para hotéis, é verdade, mas para muitas outras empresas de diferentes ramos a necessidade é a mesma. 

Sendo assim, o inglês se tornou uma língua praticamente obrigatória quando o assunto é formação profissional. Também vale dar destaque para o idioma quando o assunto é comunicação. 

De fato, a área depende muito de pessoas que já consigam se comunicar em inglês por vários motivos, tanto para ter um campo de atuação maior quanto para lidar bem com a rotina de trabalho.

Em paralelo, há muitos motivos que mostram a importância do inglês para a comunicação. São alguns deles:

  • Ter oportunidades fora do país;
  • Atender aos requisitos de uma vaga de emprego;
  • Conquistar uma melhor remuneração;
  • Negociar de maneira eficiente;
  • Estar sempre atualizado;
  • Construir um bom networking.

A importância do inglês na área da comunicação

Quem já conta com o inglês entre os idiomas falados consegue se destacar e conquistar oportunidades de trabalho fora do país.

Esse é o desejo de muitas pessoas, que vislumbram um futuro em terras estrangeiras.

Além disso, ao se candidatar a vagas em clínicas médicas, por exemplo, o candidato com fluência na língua estrangeira atende aos requisitos da vaga e se destaca dos demais candidatos.

Outro ponto interessante é o de que quem fala inglês consegue ter uma remuneração maior do que o profissional que ainda não investiu no aprendizado da língua.

Por isso, nada mais interessante do que ter esse componente no currículo.

Vale lembrar que em uma companhia, um profissional que fale inglês também consegue um melhor desempenho, principalmente, em negociações e reuniões. Isso impacta positivamente na rotina do estabelecimento. 

Ao mesmo tempo, quem possui fluência no idioma consegue se manter atualizado dentro da sua área. 

Afinal, há muitos materiais e estudos que são publicados em inglês, de maneira que é possível acompanhar o setor de atuação de modo simples. 

Por fim, a construção de um bom networking depende do inglês.

Tanto em reuniões, palestras ou escritórios compartilhados, quem fala o idioma estrangeiro consegue se conectar com mais pessoas, ampliando a sua lista de contatos de forma considerável. 

Diante de tudo isso, não há como negar que o domínio do inglês é indispensável para quem quer crescer profissionalmente, pois consegue melhores oportunidades em diferentes frentes e em vários outros países.

O valor do inglês para profissionais de marketing e publicidade

Qualquer pessoa que já tenha realizado serviços administrativos terceirizados ou que atue em outra área pode ter sentido a necessidade de falar inglês em algum momento. 

No entanto, há um destaque ainda maior para quem trabalha com marketing e publicidade.

Isso acontece principalmente hoje, em um momento onde o marketing digital está em constante crescimento.

De fato, quanto maior o domínio no idioma, maior capacitação profissional é possível ter no dia a dia. 

Engana-se ainda quem pensa que falar o básico do inglês pode suprir as necessidades do profissional da área de marketing e de publicidade. Muito pelo contrário. 

Quanto maior for o domínio do idioma, melhor é o desempenho nas funções. Isso porque entender expressões e nuances do inglês é fundamental para quem busca se destacar no mercado. 

Em comparação, é o mesmo domínio que um veterinário especialista em gatos precisa ter na sua área, ele deve conhecer doenças específicas da raça, características, possibilidades e qualquer fator que ajude no diagnóstico nos seus atendimentos.

Um profissional da área de marketing que não entender quais são as principais expressões utilizadas no seu setor, e que estão em língua estrangeira, já está desfalcado na sua atividade. Portanto, nada mais necessário do que essa preparação. 

Em suma, quem trabalha com marketing e publicidade tem a vantagem de poder estudar mais sobre o seu segmento em diferentes fontes, sendo algumas delas:

  • Sites;
  • Podcasts;
  • Blogs;
  • Livros.

O valor do inglês para profissionais de marketing e publicidade

Nesse sentido, sempre que surge um novo desafio para o profissional e o assunto ainda não está presente nos sites das principais autoridades do seu nicho, a pesquisa dele certamente terá resultados em páginas internacionais. 

Assim, em vez de recorrer a traduções automáticas, que não possuem o domínio técnico para captar as nuances de um texto, é possível entender e aplicar os ensinamentos que estão disponíveis no site de pesquisa.

Além disso, vale lembrar que quem domina o inglês também deve ter uma boa compreensão auditiva. 

Isso significa que um podcast pode ser ouvido, e mais um tema importante pode ser absorvido pelo profissional. 

Isso também não muda quando se faz pesquisas em blogs, e para livros publicados o benefício é o mesmo.

Quem já precisou adquirir materiais impressos sabe que ler em inglês é um ótimo caminho para encontrar uma vasta bibliografia sobre qualquer assunto. 

Para imaginar o tamanho do problema de um profissional que não fale inglês, é só imaginar uma conferência presencial na qual os palestrantes falam todos o idioma estrangeiro. 

Se ele não souber compreender o que está sendo dito ali, ele já está sendo prejudicado. 

Sendo assim, da mesma forma que um paciente que visitou clínicas masculinas precisa entender o seu diagnóstico para tratar o seu quadro, o profissional de marketing e publicidade precisa dominar o idioma para conseguir um desempenho otimizado. 

Tudo isso sem falar nas oportunidades de trabalho que esse colaborador pode estar perdendo por não ter um domínio do idioma. 

Muitas das principais companhias do mundo contratam ótimos profissionais, desde que eles tenham inglês no seu currículo. 

Nesse sentido, quem pensa em morar fora do país, seja para prestar um serviço de busca e entrega ou para atuar como engenheiro deve considerar o quanto antes aprimorar o seu inglês, para que assim conquiste as melhores oportunidades do mercado. 

Considerações finais

Já não há como negar a importância do inglês no mercado de trabalho, e se isso é fundamental para quem está no Brasil, imagine para quem possui o desejo de encontrar uma vaga no exterior e construir uma vida lá fora então clique aqui e conheça o nosso curso gratuito de inglês online

Portanto, um dos principais pontos para o bom desenvolvimento profissional é o de buscar capacitação e domínio do inglês, conquistando assim um currículo completo para se destacar no mercado de trabalho.

Procurar uma qualificação como um curso de inglês online gratuito poderá aumentar muito suas chances no mercado de trabalho.

Dessa forma, ele obtém uma série de vantagens, que vão desde melhor vaga de emprego até a construção de um networking forte, que poderá influenciar de maneira positiva na sua atuação profissional no curto, no médio e no longo prazo fazendo um curso de inglês básico.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para que serve o curso 5S

Para que serve o curso 5S?

Comece administrar seu tempo e veja os benefícios

Comece administrar seu tempo e veja os benefícios