in , , ,

Link Building: saiba o que é

Link Building saiba o que é

A busca por uma boa prática de tráfego orgânico tem se tornado cada vez mais uma tônica do mercado digital. Portanto, entender o que é SEO on e off page se tornou fundamental. Além disso, é preciso destrinchar os detalhes da técnica Link Building.

É certo que, em cada busca em mecanismos de busca, qualquer empresa quer se fazer notada para aquele público. No entanto, é preciso compreender todos os aspectos que fazem parte da composição de uma entrega de resultados satisfatórias.

Muito tem se falado no mercado sobre as técnicas SEO e a sua capacidade de gerar novos leads para as marcas. Contudo, é importante entender quais são os seus pormenores e, portanto, agir com alguns de seus imperativos mais importantes.

Se, porventura, uma loja de departamento estiver interessada em aumentar as vendas de sua toalha de mesa em oxford, é fundamental que ela entenda as dinâmicas dos algoritmos para implementar algumas técnicas de conteúdo.

Por exemplo, esse é o típico caso que um blog consegue resolver de forma bastante satisfatória. Mas não basta apenas estar presente com um conteúdo relevante, é necessário ir além para aparecer para os usuários de uma plataforma.

É nesse sentido que surgem as técnicas de SEO. Elas são verdadeiras aliadas na hora de se consolidar no ambiente digital. Isso se dá, sobretudo, por conta de sua perspectiva de adaptação para mecanismos de busca.

Ou seja, ao assumir essa técnica, é possível consolidar uma marca de forma muito mais relevante no ambiente de pesquisa. Aliar a política de marketing de conteúdo com essa perspectiva, na verdade, podem trazer alguns benefícios, como:

  • Mais destaque;
  • Atração de leads;
  • Posicionamento;
  • Aumento de vendas.

O primeiro ponto tem a ver com o objetivo principal da aplicação das técnicas de SEO: o aumento das aparições para o público.

Em suma, se um usuário pesquisa, por exemplo, por biombo de vidro para escritório em um site de busca, algumas empresas irão aparecer para ele. Isso significa que cada uma delas teve um esforço para a orientação para mecanismos de busca.

Além disso, aparecendo mais, é possível obter mais acessos e, portanto, mais leads para uma determinada marca.

Outro ponto importante a se apontar é, justamente, que essas práticas de SEO, normalmente, estão atreladas ao marketing de conteúdo e, portanto, essa visibilidade, também, acaba por posicionar a marca.

Uma clínica de psicologia infantil pode se beneficiar desse tipo de abordagem, uma vez que é por ela que seus valores serão transmitidos.

Por fim, todos esses pontos convergem para uma perspectiva fundamental: o aumento da conversão de leads em cliente. Em outras palavras, podemos chamar esse ponto de aumento nas vendas.

Entenda o conceito de SEO

Diante das terminologias usadas dentro do ambiente do marketing digital, torna-se fundamental entender quais são as suas denominações.

Antes de qualquer coisa, SEO é uma técnica utilizada para a otimização dos sites para os mecanismos de busca.

Ou seja, ele parte da compreensão dos algoritmos disponíveis em determinadas plataformas e, nesse sentido, busca adaptar todas as dinâmicas do site à ela.

Entenda o conceito de SEO

Por exemplo, se uma empresa estiver tentando se estabelecer no topo de um portal de busca com o seu produto de piso vinílico de encaixe, é importante começar a aplicar o SEO.

Logicamente, há outra maneira de se destacar nos mecanismos de busca, sobretudo através de links patrocinados. Entretanto, é na busca orgânica que o usuário acaba tendo mais confiança na hora de seu clique.

SEO on page

A partir da compreensão do que é o SEO, é essencial entender as suas duas modalidades principais. Sua perspectiva on page está relacionada aos mecanismos de otimização para plataformas de buscas adotadas na página da empresa.

Resumidamente, o que vale, nesse sentido, é justamente a adoção de alguns padrões textuais e de estruturação de página.

Supondo que uma empresa de artigos para velório esteja querendo oferecer o seu serviço de cremação de ossada, é interessante tomar algumas medidas. Nesse sentido, os textos presentes nas páginas precisam estar de acordo com essas palavras chaves. 

Além disso, a construção adequada de um site é muito importante. Medidas como mobile first é uma landing page rápida podem ser fatores determinantes no ranqueamento, também.

SEO off page

Já com relação ao aspecto off page do SEO, há uma série de medidas fora da página que precisam ser tomadas.

Ou seja, uma notícia em algum portal que leva para o link do site da empresa pode ajudar a plataforma de pesquisa a reconhecer aquele conteúdo como relevante.

Se uma empreiteira fez um fechamento de sacada preço para uma empresa que decidiu postar em seu blog o link dela, essa pode ser a garantia de uma boa prática de SEO off page.

Detalhando o Link Building

Agora que foram esclarecidas os dois pontos principais das técnicas de SEO, é possível entender o que o Link Building. Essa técnica consiste em atrair links qualificados de outros sites para o site de uma empresa.

Por seu caráter externo ao ambiente de uma marca, essa pode ser considerada uma perspectiva off page do SEO. Mas é importante esclarecer que não basta apenas ser citado de forma aleatória em outros portais.

Nesse sentido, é fundamental entender que o contexto e a autoridade são os fatores fundamentais para essa política.

Sendo assim, se uma marca de artigos automotivos estiver fazendo uma matéria sobre legislação de trânsito e linkar uma autoescola com o termo tirar carteira de moto, é bem provável que os mecanismos de busca consigam dar autoridade para aquela página.

Nesse sentido, quanto mais backlinks forem destinados de forma contextual para aquele site, melhor ele será reconhecido como autoridade naquele assunto.

Tipos de aplicação

Diante das determinações do quão fundamental é o Link Building para uma estratégia de SEO off page, é necessário entender algumas de suas aplicações.

Sites parceiros

Essa é uma das perspectivas mais simples para a estratégia de Link Building, uma vez que, nesse ponto, basta que se feche algumas parcerias comerciais.

No entanto, os mecanismos de buscas prezam pela qualidade e quantidade de backlinks gerados. Dessa forma, se essa for a única estratégia adotada, é crucial que a empresa tenha um grande espectro de contatos.

Sites parceiros

Se, por exemplo, uma loja de fantasias plus size para alugar tiver uma boa relação com seus fornecedores e com os mercados ao redor, é imprescindível que se aposte em todos esses conteúdos.

Guest post

Os guests posts podem ser muito bem sucedidos em uma estratégia de Link Building. No entanto, é preciso tomar cuidado. Essa prática consiste na negociação de espaços que uma empresa pode fazer com outro a partir de seus portais.

Se isso for uma mera troca para a consolidação de uma prática de Link Building, é possível que os mecanismos de busca consigam identificar isso.

Por essa razão, é importante que esse convite seja o mais natural possível para que, assim, seja possível compreender a naturalidade daquela relação.

Conteúdos originais

A criação de conteúdos originais para a geração de backlinks é, talvez, uma das estratégias mais difíceis de se fazer. Contudo, essa é a prática que melhor pode garantir a autoridade uma página frente aos portais de busca.

Isso se dá, sobretudo, por causa da capacidade que uma perspectiva inédita tem de causar um certo burburinho nas redes.

Por isso, apostar nesse tipo de esforço pode ser muito importante para a consolidação da marca em mecanismos off page, também.

Considerações finais

É certo que com as mudanças impostas pelos novos paradigmas digitais têm influenciado de forma cada vez mais ampla as estratégias de marketing.

Nesse sentido, todo o espectro comunicacional que as estratégias de SEO abordam necessitam de uma compreensão precisa.

Primeiramente, é preciso entender que o SEO é uma técnica que visa compreender os mecanismos de algoritmos dos sites de busca para que, assim, seja possível se adaptar a eles.

A partir disso, melhores resultados nas pesquisas orgânicas passam a ser realizados para a empresa.

É importante, inclusive, entender qual a diferença entre o SEO on page e o off page. Enquanto o primeiro faz referência a todos os pormenores dos portais da empresa, o outro está relacionado aos mecanismos externos.

Diante disso, o Link Building pode ser uma grande estratégia para quem está buscando a aplicação de uma perspectiva off page.

Essa técnica consiste na obtenção de backlinks que direcionam para o site que está propondo essa estratégia.

Sendo assim, a partir de menção de outros sites ao conteúdo estabelecido em um portal, é possibilitado para os mecanismos de busca o reconhecimento da autoridade daquela marca.

Com isso, é possível que a empresa passe a ser entregue de uma forma mais constante para os usuários.

Escrito por Certificado Cursos Online

A Certificado Cursos Online, fundada em 2017, é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos livres de qualificação profissional, tanto gratuitos quanto pagos. Legalizados conforme a legislação educacional brasileira, nossos cursos são acessíveis e focam no aperfeiçoamento profissional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que a melhoria contínua é a chave para o sucesso.

Jornada de herói O que é e como aplicá-la no marketing!

Jornada de herói: O que é e como aplicá-la no marketing!

Data Marketing Você conhece essa estratégia

Data Marketing: Você conhece essa estratégia?