Com a ascensão da internet, o marketing de conteúdo tornou-se uma poderosa ferramenta para ganhar o público por meio da web.
Essa modalidade de marketing se utiliza da consolidação da imagem de uma empresa enquanto autoridade em um assunto do seu nicho, trazendo conteúdos que ajudem a resolver a vida do cliente.
No entanto, com a ascensão de diversas modalidades de marketing, fica difícil saber exatamente o que uma empresa necessita em termos de posicionamento frente ao público.
Conceituando marketing de conteúdo
Ao não fazer promoção direta da marca, o marketing de conteúdo procura atrair o espectador ao trazer soluções para seus problemas.
Esse tipo de tomada de decisão atua tal qual uma faixa de gondola PDV: se a faixa, em um supermercado, anuncia como um produto da prateleira se diferencia de seus concorrentes, o marketing atua fazendo isso com a imagem da marca na internet.
Essa ferramenta modifica a forma que uma empresa se comunica, fazendo com que ela deixe de focar em apresentar seus produtos e passar a se concentrar em entender o desejo do público.
Assim, tal instrumento vai focar a mensagem passada ao cliente de que não quer vender um produto, e sim solucionar um problema da vida do consumidor.
Esse auxílio que o cliente recebe reverbera em suas avaliações e na sua possível conversão em cliente da marca, o que aumenta ainda mais a credibilidade de um negócio perante o público.
Desse modo, uma empresa que, por exemplo, vende pergolado para churrasqueira vai focar a comunicação na forma que esse produto vai facilitar a vida do cliente, tornando o ambiente mais aconchegante para reunir as pessoas importantes para o consumidor.
No entanto, o marketing de conteúdo não deve ser a primeira estratégia de comunicação de uma empresa: ele deve funcionar como um papel de seda para embalar toda a construção da marca que já foi feita anteriormente.
Por isso, é importante que todas as estratégias de mídia do negócio estejam alinhadas para mostrarem o conteúdo de valor que o negócio pode agregar na vida dos clientes.
Agora que foi entendido o conceito de marketing de conteúdo, a seguir será visualizada a finalidade desse tipo de instrumento de posicionamento de marca.
Qual a função do marketing de conteúdo?
O maior objetivo do marketing de conteúdo é consolidar um vínculo de confiança entre o público consumidor e a empresa.
Isso é vantajoso, já que um cliente que confia em uma marca tende a consumir mais dela do que da concorrência, uma vez que os benefícios dos produtos ou serviços deste empreendimento já são conhecidos.
Além disso, ao estabelecer cada vez mais vínculos com mais clientes, a empresa ganha um status de “autoridade” perante o público, sendo referência em seu nicho.
Desse modo, um cliente que tem um carro e deseja realizar uma limpeza de carburador, por exemplo, optará mais facilmente por uma empresa que seja referência na área do que um empreendimento pouco conhecido no nicho.
Por que utilizar essa estratégia em um negócio?
O marketing de conteúdo ajuda a agregar valor, como dito anteriormente, intensificando a identificação de um cliente com a empresa.
Essa identificação é benéfica, uma vez que a maioria das pessoas tendem a continuar comprando de empresas que já são familiares, o que aumenta a quantidade de consumidores que advogam pela marca.
E não só isso, o marketing de conteúdo impulsiona a geração de leads, que são importantes para a continuidade do sucesso da marca no formato on-line.
“Leads” é a forma que são chamados os visitantes do sítio virtual de uma empresa que podem se tornar consumidores em potencial dos produtos e serviços oferecidos por ela.
Com uma criação de conteúdo mais orgânica, focada no que o público busca, há um aumento no número de leads que passeiam pelas páginas.
Uma outra vantagem do marketing de conteúdo é que ele é geralmente mais barato do que as outras formas de comunicação.
Isso ocorre porque tal criação de conteúdo, muitas vezes criada para as mídias digitais, pode ser reutilizada em diversas redes e em variados formatos, o que barateia os custos com o marketing de um negócio.
Assim, o marketing de conteúdo pode ajudar a gerar ainda mais vendas para uma empresa e a baratear as despesas, tornando-a mais lucrativa e impulsionando os seus negócios.
Por fim, um bônus que muitas vezes é esquecido é o fato de que o marketing de conteúdo ajuda a otimizar a aparição de um site nas ferramentas de busca famosas.
Tal modalidade de marketing ajuda a dar credibilidade ao site, fazendo com que o site da empresa figure em altas posições nos buscadores, o que pode acarretar mais acessos no site.
Tendo sido vistas todas as características de um bom marketing de conteúdo, a seguir serão visualizadas maneiras de aplicá-lo em qualquer empresa, independente do seu nicho de atuação.
2 dicas para começar no marketing de conteúdo
A primeira dica para um marketing de conteúdo tão certeiro quanto uma perfuração em laje de concreto é a definição de personas adequadas à marca.
As personas são um modo de idealização de um cliente, trazendo algumas características específicas que ajudarão a traçar as preferências dos consumidores reais.
Essa formação de persona ajuda a detalhar o público e gerar conteúdos menos genéricos, ganhando o espectador com ações de marketing mais certeiras.
Assim, por exemplo, uma marca que deseja aumentar as vendas de uma bateria de caminhão 24v não deve apenas considerar as empresas que a comprariam antes de produzir um conteúdo.
Ela deve criar conteúdo de valor para os caminhoneiros dessas empresas, criando uma persona que abranja esse público, para assim solucionar os problemas que esse grupo enfrenta.
Desse modo, o conteúdo vai mostrar as vantagens da bateria, como ela evita que um caminhoneiro passe muito tempo fazendo manutenção e o modo com o qual esse trabalhador pode usar essas horas que sobram para passar com a família.
A segunda dica trata da produção de conteúdo voltada para as pessoas que ainda não são clientes da marca: conteúdo explicativo gratuito.
Em um momento anterior, os leads foram citados, mas é agora que será explicado como captá-los com um conteúdo irresistível: os guias.
Os guias informativos, que geralmente aparecem na forma escrita ou audiovisual, ajudam o futuro consumidor a ter um primeiro contato com o problema que a empresa se propõe a solucionar.
Esse primeiro contato é importante, uma vez que esse público muitas vezes nem sabe que está sofrendo com tal problemática.
Esses guias informativos podem aparecer em diversos formatos, como:
- E-books;
- Vídeos em landing pages;
- Episódios de podcasts;
- Posts de blog.
Assim, uma empresa de TI, por exemplo, pode oferecer em sua página da web um e-book sobre a destruição segura de dados ou um vídeo sobre como evitar sites maliciosos.
Tal conteúdo gratuito auxilia na formação de confiança dos leads para com a empresa, pois mostra que a companhia está querendo resolver a vida do cliente, não necessariamente vendendo seu produto ou serviço.
Considerações finais
O marketing de conteúdo é uma estratégia de comunicação que vem se consolidando e sendo utilizado por diversas empresas, independente do ramo, seja um negócio que vende deck de madeira para SPA ou um empreendimento que negocia serviços de jardinagem.
Essa modalidade de marketing foca na resolução de problemas do cliente, ajudando a marca a consolidar um vínculo de confiança com o consumidor.
Tal criação de conteúdo também ajuda na manutenção da credibilidade de uma empresa, o que pode impulsionar o seu reconhecimento e tornar esse empreendimento uma referência na sua área de atuação.
O marketing de conteúdo também ajuda na identificação do cliente com a empresa, por meio das personas, o que é benéfico para a captação de leads e para a fidelização dos consumidores que já pagam pelos produtos e serviços de um negócio.
Uma ótima estratégia de marketing de conteúdo para quem não sabe onde começar é oferecer conteúdo gratuito.
Esse conteúdo gratuito, que pode vir na forma de e-books, vídeos, podcasts ou postagens em blogs, pode ajudar o futuro cliente a reconhecer um problema em seu cotidiano e a descobrir como solucioná-lo.
Ao realizar essa descoberta por meio do conteúdo de uma empresa, é mais fácil que o consumidor compre as ferramentas que solucionam essa problemática com o empreendimento, o que gera alguma autoridade da marca perante a concorrência.
No entanto, é importante lembrar que o marketing de conteúdo não é mágico e deve estar alinhado com as outras formas de comunicação da empresa, para garantir que o negócio se comunique de forma clara e assertiva com o consumidor.