in

O Que é DIREÇÃO defensiva?

direção defensiva

O que é direção defensiva ?

Diariamente todos os condutores passam por situações de risco, que aumentam as chances de receberem multas e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou até mesmo sofrerem um acidente. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o quarto país com mais mortes no trânsito na América.

Para evitá-los e preservar a sua vida e de sua família é preciso usar a Direção Defensiva no dia a dia. Afinal, boas práticas na direção garantem um trânsito seguro para todos que estão se deslocando para algum lugar, sejam condutores, ciclistas ou pedestres.

Mas, você sabe o que é direção defensiva e porque ela é tão importante? Neste artigo vamos falar sobre o que o que é direção defensiva, além de dar várias dicas importantes!

Entenda o que é direção defensiva

Segundo o Manual de Direção Defensiva do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a direção defensiva  “é a forma de dirigir, que permite a você reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros usuários da via”.

Dessa maneira, você evita pontos na carteira, acidentes bobos que causam prejuízos financeiros e outros mais graves que podem causar ferimentos, sequelas e até mesmo o risco de morte.

Tomando todas as precauções, o condutor torna sua direção segura mesmo frente a erros de terceiros e condições adversas que podem colocar a sua vida em risco.

Para que serve a direção defensiva?

A direção defensiva serve tanto para prevenir e reduzir as infrações de trânsito quanto para evitar o envolvimento em acidentes. Quando o condutor observa as normas e regras de trânsito, a segurança individual e coletiva é priorizada e o trânsito flui corretamente.

Por que praticar direção defensiva é importante?

Por que praticar direção defensiva é importante

A direção defensiva é importante pois o condutor está exposto a inúmeras condições adversas enquanto dirige (luz, condições do tempo, vias que podem ser boas ou ruins, trânsito, veículo, demais condutores).

Assim, a direção defensiva antecipa riscos, não abusa da confiança do condutor e de seu veículo e traz uma preocupação com a segurança de todas as pessoas que estão usando as vias públicas. Com todas essas atitudes, o condutor consegue prever situações de risco e perigo no trânsito, aumentando a sua atenção.

Quais são os tipos de direção defensiva

A direção defensiva pode ser dividida em dois grupos diferentes:

  • Preventiva

A direção preventiva são todos os procedimentos permanentes do motorista para evitar acidentes, antecipando os riscos e a fim de evitar acidentes.

  • Corretiva

A direção corretiva são todos os procedimentos e atitudes que o motorista toma quando está exposto a uma situação não prevista e com possibilidade de acidente.

Dicas importantes sobre direção defensiva

Dicas importantes sobre direção defensiva

Abaixo, listamos alguns exemplos de medidas que servem para garantir uma verdadeira direção defensiva:

1.Manutenção periódica do veículo

Muitos dos acidentes ocorrem em função da má conservação dos automóveis. Por isso, é fundamental fazer manutenção periódica do seu veículo.

Além disso, calibrar os pneus com frequência e evitar hábitos que desgastam os veículos também auxiliam na direção defensiva.

2. Verifique os pneus

Além de calibrar os pneus periodicamente, é muito importante estar atento ao seu estado. Pneus carecas além de gerarem multas de trânsito podem provocar um acidente.

Não esqueça de verificar como está o estepe.

3.Cinto de segurança

O cinto de segurança é essencial para a proteção do condutor e seus passageiros e em caso de acidentes graves pode salvar vidas. Por isso, use sempre o cinto de segurança e de forma correta. Não esqueça de pedir para todos os passageiros usarem também.

4.Maneira correta de utilizar o cinto

De nada adianta usar o cinto de segurança se for de modo incorreto. Passá-lo por baixo do braço ou prender apenas a faixa da barriga não vai proteger você em caso de um acidente.

Por isso, use sempre o cinto de maneira correta, ajustando-o para o seu tamanho e verificando se está bem preso. É muito  importante que você se sente bem para trás no banco e passe o cinto uma parte por cima do ombro e a outra pela cintura, abaixo do abdômen.

5.Examine a direção

Não esqueça de sempre verificar a direção e não deixar ela com folgas. Essa folgas fazem o veículo “puxar” para um lado ou para outro, fazendo muitas vezes que o condutor perca o controle sobre o automóvel.

6.Cheque sempre os freios

Os freios desgastam com o tempo e quanto mais eles estiverem gastos, mas tempo demorarão para parar o veículo. Por isso esteja sempre atento à necessidade de troca ou manutenção.

7.Mantenha o foco e a concentração

Atenção e foco enquanto dirige são essenciais para evitar acidentes. Então, nada de mexer no telefone celular, comer dirigindo ou ficando mexendo na estação de rádio. Caso precise fazer qualquer uma dessas coisas, pare o veículo em local seguro.

8.NUNCA dirija com sono

Em hipótese alguma nunca dirija com sono ou com a sua atenção prejudicada de qualquer forma. Quando estamos com sono ou sob o efeito de álcool, por exemplo, nosso reflexos ficam mais lentos e a possibilidade de sofrer um acidente é muito maior.

9.Dirija em velocidade compatível com a da via

Manter o limite de velocidade exigido na via evita multas de trânsito e acidentes. Lembre-se também que além de respeitar a velocidade exigida, deve-se também observar o trânsito e se adequar ao que ele oferece de riscos naquele instante.

10.Pense muito antes de fazer a ultrapassagem

As ultrapassagens só devem ser feitas em locais permitidos e mesmo assim com muita atenção. Não ultrapasse se você não tiver boa visibilidade ou se não tiver certeza de que o seu veículo tem potência para ultrapassar quando outro se aproxima.

Na dúvida, NÃO ULTRAPASSE!

 Cursos de direção defensiva

curso de direção defensiva

A Certificado Cursos Online conta com o Curso de Direção Defensiva, que é totalmente gratuito, online e com certificado opcional válido em todo o país. O curso direção defensiva de 15 horas pode ser usado como horas complementares, para enriquecer o seu currículo ou em provas de títulos e concursos públicos.

Lembrando que o curso de Direção Defensiva é exigência no Brasil desde 2004 para obtenção e renovação da carteira de habilitação.

Quais os melhores locais para saber mais sobre direção defensiva

Além do nosso Curso de Direção Defensiva, você encontra mais informações sobre o que é direção defensiva em:

Fazendo o Curso de Direção Defensiva e seguindo as nossas dicas, os condutores conseguem reduzir significativamente a probabilidade de que acidentes ocorram, ou, pelo menos, que eles sejam minimizados.

Aprenda muito mais em nosso curso de direção defensiva grátis!

Escrito por Certificado Cursos Online

A Certificado Cursos Online, fundada em 2017, é uma empresa de ensino a distância que oferece cursos livres de qualificação profissional, tanto gratuitos quanto pagos. Legalizados conforme a legislação educacional brasileira, nossos cursos são acessíveis e focam no aperfeiçoamento profissional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que a melhoria contínua é a chave para o sucesso.

aulas de informatica

Aulas De Informatica – GRÁTIS

O que é eletricidade

O que é eletricidade? Entenda tudo